Democratização da educação
DEMOCRATIZAR PARA TRANSFORMAR
Segundo Fontenele (2010) a democratização da Educação Escolar, de que falam muitos professores, só haverá, à luz da verossimilhança, quando o Sistema Educacional romper, realmente, com a ideologia de fornecer aos elitizados uma instrução profusa e tendente ao alto prestígio social, restando aos pobres à condição de formações técnica e ou acadêmica, condicionadas, porém, ao pouco valor social. Eis, portanto, a reprodução social de que tanto criticam alguns teóricos imparciais. Então, pode-se concluir que, em não havendo tal modificação, jamais a Educação será condição de mudança, numa sociedade na qual se diz fazer democracia. Levada ao cabo, em verdade, o único ato democrático que há, aos moldes de outras sociedades, é o de votar – tão-somente este, porque nem sequer a escolha de algum representante consiste em ato democrático, uma vez que, para tanto, as regras políticas o fazem, conforme os partidos e etc.
É fato, a democratização da educação é a melhor e única saída para um desenvolvimento contínuo da comunidade escolar e a sociedade. Assim acreditamos no pressuposto que escola democrática é aquela que democraticamente elege os melhores representantes para a gestão escolar e juntos com a comunidade desenvolvem o PPP Projeto Político Pedagógico da escola e elaborem constantemente projetos eventos e a inclusão, assim é esta é a visão de escola democráticas que temos. Porém a pergunta é: será que este é mesmo o modelo ideal de escola democrática? Infelizmente é o tipo de escola que se arrasta durante anos em todo território brasileiro sem construir um trabalho realmente democrático. O elo fraco desta corrente é o corpo docente que se organiza para democratizar o meio de trabalho, mas se esquece de se democratizar. Assim temos falsas escolas democráticas, pois os professores não são democráticos na sua maioria.
Verdade esta que quando é proposto o desenvolvimento de um projeto com valor para a comunidade e seja plenamente multidisciplinar, que esteja além dos trabalhos de feira de ciências ou seminário, ele é o tipo de trabalho que tem valor social, educacional e que transformar a comunidade assim obter bons resultados. Vejamos o exemplo da horta pedagógica, que poucos trabalham e poucos consomem no sentido pleno da palavra tanto o conhecimento quanto o alimento, neste momento vêm às barreiras, como eu vou trabalhar isso ou aquilo na minha disciplina e assim alguns participam como coadjuvantes na elaboração teórica ou com visitas, sendo que todos poderiam ser os principais personagens desta história.
Ser uma escola democrática é ser pedagogicamente democrática é estar de mãos dadas em uma corrente com um único objetivo exercer a educação em sua plenitude. É dar a escola não só identidade como também atitude, e ter educadores que sejam parceiros por um ideal maior que as relações pedagógicas ou pessoais, que sejam unidas pelo aluno, ele sim é o objetivo do trabalho docente.
Assim, é de fundamental importância que os educadores se democratizem para abrir portas em prol de novos saberes, respeitando e ajudando uns aos outros na jornada longa e nada fácil do educador. A educação brasileira só vai mudar quando tivermos em nossa mente esta visão, pois teremos uma sociedade pensante que lutara por educação de qualidade e valorização do educador como profissional fundamental de uma sociedade evoluída.
É apenas com esta união que poderemos lutar pelas injustiças sociais e culturais do nosso país onde não teremos alunos e professores em escolas feitas de lona sem plenas condições para trabalho onde não existiram escolas que no ato da matrícula não aceitem alunos com deficiência e os encaminham para instituições sociais, sendo que a inclusão já é lei no Brasil. E neste mesmo país, professores com nível superior recebam em alguns estados e municípios menos que um salário mínimo por jornada de trabalho. Fica claro que as pequenas ações somadas podem mudar e se a mudança, for a uma única escola, não tem problema, pois será menos uma que propagara ignorâncias intelectuais e será mais uma espelhando e servindo de exemplo para novas mudanças.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Web site :
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