O informante.



Os dois lados da mesma moeda

 

O filme “o informante” aborda com perfeição os dois lado da moeda: a falta de ética, interesses financeiros de uma instituição jornalística e a integridade de um profissional que não medem esforços para manter sua palavra á sua fonte e transmitir a informação para seu fiel público. O interesse lucrativo é explícito no enredo.

Aprendemos ainda na academias que o jornalista tem o dever de manter o público bem informado com veracidade, ser crítico, porém não expor sua opinião pessoal, não ter nenhum tipo de preconceito, jamais deixar de averiguar ambas as partes de uma história proteger sua fonte e nunca pensar em benefício próprio, mas infelizmente vários jornalistas fazem da profissão um grande espetáculo por estarem mais preocupado com status em conseguir a fama, do que com a verdadeira essência jornalística, que deve ser destinada em manter a informação ao grande público.

Nos dias atuais muitas instituições jornalísticas fundem informação com publicidade, isso não é correto principalmente quando usados para fins eleitorais. A      maioria dos meios de comunicação em massa não tem a liberdade de imprensa e nem em manter a independência editorial, pois as instituições dependem tanto de publicidade para ser manterem, acabando muitas vezes não tento autonomia para investigar, apurar e até mesmo editar determinada notícia.

      Então vem um jornalista cheio de ideais de princípios com a convicção de que a informação tem que estar ao alcance de todos, portanto na realidade do mercado de trabalho vê que sua ideologia não passa de utopia.

    Segundo o Código de Ética da Federação Nacional do Jornalista (Fenaj): “O acesso á informação pública é um direito inerente á condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse”. (texto II P.57), porém nesse mundo capitalista em que vivemos a realidade é totalmente diferente quase sempre há conflitos de interesses ás vezes da instituição outra do profissional de Comunicação Social.

            O bom jornalista não pode decidir a pauta de uma noticia visando o lado comercial. O que seria do jornalismo se a cada situação desse tipo fosse necessária uma reunião entre jornalista e funcionários da área comercial para decidir o que fazer?(texto II P.64).

            Há emissoras de televisão que obtêm sucesso omitindo informações ao público. (texto II p.66). lamentável

            Um jornalista deve vestir á camisa de sua profissão, da ética de sua profissão. Só ela. Infelizmente, porém, ainda é comum encontrar jornalistas com o poder na imprensa que incentivam suas equipes “ajudarem a publicidade a faturar”. (texto II p.69). O veículo de comunicação e o jornalista que agem dessa forma acabam perdendo a credibilidade e o respeito de seu receptor. É muito importante o comprometimento do jornalista com a sua fonte, pois as fontes são indispensáveis para apuramo-se uma matéria, portando o profissional tem o devido dever de lealdade, respeito.

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