Terapia do Sono



Estudos sobre o sono revelam cada vez mais a necessidade de se dormir bem, porque durante o sono, são alterados vários processos metabólicos, que depois de algum tempo, podem afetar o metabolismo de todo o nosso corpo.

Vários estudos já comprovaram que quem dorme pouco, envelhece mais precocemente, estando mais propenso para obesidade, infecções, diabetes e hipertensão, além de enfraquecer a capacidade física e mental.

Alguns testes foram feitos com pessoas que dormiam poucas horas e constatou-se que elas estavam enfraquecidas com toda a sua área criativa, atenção, equilíbrio e memória.

O sono tem várias fases, sendo que na primeira, é liberada Melatonina, chamada de sonolência, na segunda os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem, esta é a fase do sono leve, quando os músculos relaxam e a temperatura corporal diminui.

Na terceira e quarta fases, o sono é profundo e libera leptina e cortisol e em seguida é alcançado o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. Esse é o momento de maior relaxamento muscular, voltando a aumentar a respiração e a frequência cardíaca.

Durante o sono, são produzidos alguns hormônios, que representam papel muito importante na saúde do nosso corpo. Um deles que é produzido durante o sono, é o GH, que é o hormônio do crescimento e tem muitas funções, como manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico, combate a osteoporose, sendo assim, quem dorme pouco, o organismo fabrica menos hormônio do crescimento.

Durante o sono também é secretada a leptina, hormônio da saciedade, portanto quem dorme pouco, tem mais necessidade de carboidratos.

A redução das horas de sono, também inibe a produção da insulina pelo pâncreas, que é o hormônio que retira o açúcar do sangue, além de elevar o cortisol, que é o hormônio do estresse, cujo efeito é contrário ao da insulina, aumenta a taxa de açúcar no sangue, que pode levar à diabetes.

Apesar de ser variável o número de horas de sono de cada indivíduo, os especialistas dizem que adultos devem dormir de 7 a 8 horas e crianças de 9 a 11 horas para ficarem mais calmas.

Poucas horas de sono, podem ocasionar cansaço, sonolência, dores no corpo, irritabilidade, alterações no humor, perda de memória, comprometimento na criatividade e no raciocínio.

O blog Cenaless é atualizado semanalmente, acesse e confira dicas para uma vida mais saudável.


Autor: Marcelo Arantes


Artigos Relacionados


O Que Pode Intervir No Seu Repouso?

Odontologia E Fonoaudiologia Juntas Contra O Ronco.

Quantas Horas De Sono São Necessárias?

Apneia Do Sono, Ronco, InsÔnia E A PopulaÇÃo Idosa.

Tropa De Elite Para Uma Boa Noite De Sono

DistÚrbios Do Sono - Sonorexia

DistÚrbios Do Sono E ImpotÊncia