DIFICULDADES NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL



DIFICULDADES NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Com toda certeza existem muitos educadores que deixam a desejar quando o assunto é Educação Sexual, pois este tema não está diretamente ligado aos conteúdos a que as crianças estão habituadas e exige tempo, preparo e muita dedicação dos docentes para ser corretamente abordado.

Pensamos que as reações dos pais em relação às cenas de televisão que explicitam o mundo sexual adulto, o tom com que se fala sobre sexo, o olhar dos adultos quando tocam neste assunto, ou o espanto dos professores quando indagados sobre a temática, fazem com que as crianças “mistifiquem a sexualidade” e que isto poderia ser evitado se as dúvidas infantis fossem esclarecidas de forma objetiva e precisa e se estes adultos não temessem tanto conversar sobre esta temática.

A família segue muitas vezes padrões e valores exigidos pela sociedade, pela comunidade, ou pelos próprios pais e avós, que não tinham tal liberdade ao lidar com a sexualidade, se sentindo inibida em seu papel de conselheiro, de dar informações básicas às crianças, seguindo assim um papel conservador.

Conseqüentemente, um dos grandes desafios da Educação Sexual é que os próprios educadores sejam eles pais ou professores, desmistifiquem a temática e sejam capazes de falar sobre a mesma com naturalidade.

Ora, se os pais professores tivessem consciência da importância da temática e tomassem como hábito responder as questões ligadas a sexualidade dos filhos, com maturidade e naturalidade, desde as primeiras vezes que as crianças as proferem, as dúvidas infantis não seriam menores? Haveria tanta necessidade de as crianças buscarem as respostas fora dos ambientes recomendáveis? Tantas pessoas formariam traumas e temores em relação ao assunto?

 Segundo BRASIL , (2001, p. 122)

 a escola deve informar e discutir os diferentes tabus, preconceitos, crenças e atitudes existentes na sociedade, buscando, se não uma isenção total, do que é possível de se conseguir, uma condição de maior distanciamento pessoal por parte dos professores para empreender essa tarefa.

Portanto, o papel da escola é realmente construir os conhecimentos e esclarecer as dúvidas, transmitindo assim segurança para os alunos sobre possíveis eventualidades que possam acontecer ao longo do desenvolvimento sexual infantil.

A docente, entrevistada em nossa pesquisa de campo, confirma que atualmente as crianças manifestam mais freqüentemente suas dúvidas em relação à sexualidade e que a escola tem papel fundamental durante esse período quando tratam da sexualidade com naturalidade trazendo as devidas orientações para o convívio escolar.

Outro desafio a ser vencido pela educação sexual refere-se às idéias equivocadas sobre as aulas de Educação Sexual. Muitos adultos costumam dizer e manter concepções de que este tipo de aula faz com que as crianças despertem para vida sexual precocemente ou que estas aulas acabam estimulando a relação sexual.

A docente entrevistada afirma que já sentiu este tipo de preconceito por parte dos pais após ter trabalhado com a temática em sala de aula, e que durante uma reunião de pais e mestres um pai fez a seguinte colocação: “eu tenho uma coisa pra falar, agora a professora da minha menina de 9 anos tá ensinando sobre sexo na aula, aonde vamo para, eu não deixo ela assistir novela pra não fica vendo essas coisa e ela fica falando em casa que a prof já explicou sobre aquilo... o que é isso minha  gente?!”  .

 As pessoas que carregam estes preconceitos esquecem-se que independentemente disto às crianças têm recebido mensagens verdadeiramente erotizadas de vários outros meios, como: internet, a televisão, as letras das músicas, as revistas, jornais, no que observam em suas casas e até no meio da rua.

LOURO, NECKEL e GOELLNER(org.) confirmam esta afirmação quando dizem que “os jovens estão sendo erotizados precocemente, por modelos de beleza, sucesso e glamour veiculados pela mídia” (2003, p. 85).

O problema desta compreensão equivocada de muitos pais é ainda maior. Nas entrevistas que realizamos, como já citamos, outras respostas demonstram que os pais acabam acreditando em coisas que não existem, como por exemplo: o professor vai induzir meu filho a fazer sexo nesta idade.

Ao contrário do que pensam estes adultos, as aulas de Orientação e Educação Sexual, são muito importantes para as crianças, pois através delas elas aprendem a conhecer os seus desejos, necessidades e desenvolvem-se mais integralmente.

Quando, em nossa pesquisa de campo, perguntamos para uma criança quais os aspectos positivos e os negativos que ela percebia nas aulas de Educação sexual, a criança entrevistada apresentou a seguinte resposta: “É legal porque a gente aprende bastante, no começo da vergonha, mas depois a gente vai perdendo a vergonha e fazendo cada vez mais perguntas”. 

Neste sentido, outro desafio referente à Orientação Sexual Infantil refere-se à postura dos professores ao abordarem assuntos referentes a esta temática. Muitos docentes, por não valorizarem o assunto, ou como mecanismo de defesa pessoal, transformam a Orientação Sexual em piadas que banalizam a dúvida infantil.

 Uma das crianças que entrevistamos, quando a perguntamos qual a maior dificuldade que ela encontrava quando era preciso dar opinião durante as aulas de educação sexual ou quando ela queria esclarecer uma dúvida sobre estes assuntos relativos à sexualidade, respondeu com ar de constrangimento: “a maior dificuldade é a vergonha de pergunta, por que às vezes riem da pergunta da gente, ou nos colocam apelidos por causa das perguntas, na dúvida peço pras amigas”.

Segundo PERRENOUD, (2000, p. 38) informações não bastam, se o professor não for capaz de estabelecer uma cumplicidade e uma solidariedade verossímil na busca do conhecimento e nós acreditamos que existo exige tratar com seriedade as dúvidas apresentadas pelos discentes.


Autor: Jocinei Tambosi


Artigos Relacionados


Orientação Sexual Na Escola: Certo Ou Errado?

Quando O Assunto É Sexo

Desenvolvimento Sexual Infantil Segundo A Psicanálise Dentro Da Prática Docente.

Orientação Sexual Nas Escolas: : Uma Maneira De Prevenir A Gravidez Na Adolescência E As Dst’s.

O Deficiente Mental E A Sexualidade

Educação Sexual E Gravidez Na Adolescência

Educação Sexual Na Escola De Ensino Médio: Garantindo A Sexualidade Saudável