O RÁDIO COMO PRESTADOR DE SERVIÇO



Nesta seção apresentamos uma das características do rádio como meio de prestador de serviços. A prestação de serviços é uma das razões da existência das emissoras de rádio. Desde a sua invenção é, um dos meios de comunicação de maior importância na prestação de serviços à população, esse veículo investe cada vez mais no setor de Atendimento aos Ouvintes na formação da identidade das comunidades às quais pertencem, oferecendo a possibilidade de se manterem sempre bem informados.

Há serviços que ocupam uma boa parte da programação do rádio: Informações de trânsito, oferta de emprego, previsão de tempo etc. Outro recurso importante, muito utilizado em rádio, é o telefone, que não apenas serve para “levantar e checar” informações, como é muito útil para a realização de entrevistas, que poderão ser gravadas na emissora ou então colocadas no ar ao vivo. (ORTRIWANO, 1985, p.98)

Este veículo de comunicação presta serviço também a toda comunidade que necessita de seu apoio para uma melhor qualidade de vida, principalmente aquelas pessoas que são carentes de recursos. E é nesse último grupo que o rádio pode ser mais do que um simples companheiro.

Sabendo disso, os jornalistas que trabalham no meio costumam ter muita paciência e boa vontade com as pessoas que ligam para as redações fazendo as queixas mais corriqueiras, como: falta de água, calçamento, piques de energia elétrica e até mesmo sumiço de animais doméstico. O motivo da boa vontade é simples: no pensamento de uma pessoa humilde, basta um telefonema de alguém influente para solucionar problemas diários (GRAMÁTICO, 2002, p.78).

Por isso, em momentos de dificuldades, é ao amigo de todos os dias das ondas do rádio que eles recorrem. Convém agora falar que, apesar do avanço da internet, o rádio ainda é o mais eficiente e o que mais atende a serviços públicos de informação. Não há outros meios que consigam falar de forma tão ágil para milhões de pessoas ao mesmo tempo. Ele estabelece entre o público e o mundo uma relação verdadeira e natural. O autor comenta: “O rádio, potencialmente, está em condições de transmitir a informação mais rapidamente do que qualquer outro meio de comunicação de massa.” (ORTRIWANO, 1985, p.88).

O rádio é um meio de comunicação que atua como prestador de serviços a toda comunidade e faz parte no geral do dia a dia da população brasileira. A grande aceitação deste veículo de comunicação é atribuída, sobretudo, a maneira simples como os locutores se relacionam com o publico ouvinte. De fato, a força do meio de comunicação está muitas vezes ligada ao discurso simples e direto e quem detém a comunicação e muitas vezes constrói uma realidade de acordo com seus interesses.

 Este veículo, através de sua audiência, tanto consolou enfermos como levou uma palavra de esperança e otimismo aos presos e marginalizados pela sociedade. Ele ajuda a decidir e a escolher os candidatos de sua preferência, levando para dentro de seus lares um discurso convincente de todos aqueles que querem se eleger, principalmente junto às classes menos favorecidas pela sorte, aos cegos e aos analfabetos.

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