SEGUINDO UMA LINHA DE PENSAMENTO



SEGUINDO UMA LINHA DE PENSAMENTO

“Empreendedorismo é o processo de criar algo novo, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e da independência pessoal.”(HiSRICH,2009,pág.30)

Esta definição fala dos aspectos básicos de um empreendedor que são: a criação de algo novo; a dedicação de tempo e esforço; os riscos assumidos e as consequências que podem ser boas ou não.

Para Dornelas (2012, pág.33) “o processo empreendedor se dá em quatro fases: 1. identificar e avaliar a oportunidade; 2. desenvolver o plano de negócio; 3. determinar e captar os recursos necessários; e 4. gerenciar a empresa criada.”

Seguindo esta linha de pensamento, depois de identificarmos a oportunidade, fez-se necessário a elaboração do plano de negócio a fim de explorar a oportunidade definida.

Segundo Hisrich (2009) “Um bom plano de negócio não só é importante no desenvolvimento da oportunidade, com o também é essencial na determinação dos recursos necessários, na obtenção desses recursos e na administração bem sucedida do empreendimento resultante.”

Pesquisas realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e pequenas Empresas (SEBRAE) (2004) mostram que o índice de mortalidade de empresas no Brasil é de 49% nos primeiros dois anos de existência. A elaboração de um plano de negócio não é garantia de êxito de uma empresa, todavia, muitos problemas podem ser previstos ou até mesmo evitados com um planejamento eficiente.

Buscando um eficaz planejamento das ações necessárias para a criação e manutenção de uma nova empresa, devemos elaborar o plano de negócio que detalhará questões como qual o negócio proposto, sua missão e visão, seu diferencial, pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, quais os requisitos analisados na escolha da localização.

Quem serão os clientes, onde está como conquistar, reter e fidelizar estes clientes. Quais os produtos oferecidos, seu diferencial, como serão feita a disposição destes produtos aos clientes, como serão produzidos.

Apresentaremos o layout da empresa, que definirá suas instalações.

Definirão no plano de marketing, como será a promoção, os canais de mídia utilizados o porquê da escolha destes canais, seus custos.

No plano organizacional, mostrará quais serão os recursos humanos necessários, demanda de pessoal, funções dentro da nova empresa, estrutura organizacional e fluxograma das atividades.

Enfim, no plano financeiro serão detalhados os custos de todas as operações e as fontes dos recursos necessários, as demonstrações de resultados, a necessidade de capital de giro, ponto de equilíbrio e investimentos iniciais.

Espera-se que o plano consiga fornecer todas as informações pertinentes para a abertura do novo empreendimento e de sua permanência no mercado.


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