DESAFIOS DO EDUCADOR



DESAFIOS DO EDUCADOR

Os profissionais reflexivos são autônomos, vão além dos saberes da sua formação inicial, avaliando seus objetivos, procedimentos, evidências e saberes, num constante aperfeiçoamento, ou seja, de Autoformação.

 Para Nóvoa (org) (1992, p.25) os modelos de formação continuada, sustentados por uma abordagem reflexiva das práticas educativas, valorizam, assim, a capacidade crítica e de intervenção criativa dos sujeitos em formação.

 Nesse sentido, visam formar profissionais capazes de enfrentar e procurar soluções para os problemas que as situações educativas cotidianas colocam. O conhecimento profissional de um professor configura-se, como uma estrutura multidimensional, integradora de múltiplas dimensões as quais incluem as decorrentes da formação escolar anterior e da realidade de cada situação vividas pelo professor. Os saberes pedagógicos pode colaborar com a prática, ao serem mobilizados a partir de problemas enfrentados na prática, e desse modo criar-se interdependência entre os saberes teóricos e experiências. Pimenta (2000, p.27-28) Portanto, o paradigma do curso de formação inicial é determinante, de quanto possibilita aos alunos, futuros professores, a realizarem pesquisas sobre e no cotidiano escolar. Parecem-nos que essas estratégias de formação propiciam condições para a instalação e desenvolvimento de mecanismos para a investigação das suas futuras atividades, enquanto docentes. Dessa maneira, a pesquisa configura-se como um princípio formativo para a docência,

 A tarefa de casa é uma atividade importante para a formação dos estudantes e deve ser incentivada por pais e professores, a lição de casa é um assunto sempre controverso. O importante é que tanto alunos quanto pais saibam que a rotina de estudos não acaba na porta da escola.

 Em casa, o estudo deve continuar. As funções da lição de casa são ampliar o aprendizado da sala de aula, preparando-os para novos conteúdos e aprofundando os conhecimentos já vistos. Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentarem mais dificuldades, ajudando estes a melhorar a cada dia. 

 Se, como vimos, é necessário que o professor em formação (inicial ou continuada) integre bidirecionalmente a ação à reflexão, construa o seu saber e fazer pedagógico, especialmente no contexto acadêmico de sua formação inicial, é necessário que se criem condições para que o aluno experimente  situações que o levem a refletir, enfrentar desafios, buscar soluções, descobrir as relações que estabeleça com os diferentes saberes, além de sentir-se capaz de agir e transformar, quando necessário, a realidade em que atua. Para tanto, parece-nos que os professores desses futuros profissionais devem propor e subsidiar o trabalho desse aluno propondo desafios, levando-os a refletir, a tornarem-se reflexivos para que possam construir seus saberes e modificar suas práticas de interação com a realidade, de modo a construírem seu próprio conhecimento. Neste sentido, o professor tem a missão desafiadora que é despertar no aluno o desejo pelo conhecimento do mundo, do outro e de si mesmo. O tipo e a dosagem das tarefas de casa precisam condizer com as condições do aluno, de acordo com o domínio adquirido em sala de aula. O professor orienta previamente cada atividade indicada para casa e depois é feita a correção, com  o objetivo de acompanhar o aproveitamento do aluno e sanar-lhe possíveis dúvidas. É importante despertar no aluno não só a autonomia para realizá-la, mas também mostrar sua importância levá-lo a assumir as conseqüências nos momentos em que não realiza-la, para que perceba a diferença entre o não fazer por descuido, falta de responsabilidade ou porque sentiu dificuldades.  O aluno deve assumir o seu erro, reconhecendo a necessidade de mudança.          

REFERÊNCIAS

Web aula da disciplina

Bercito Sonia ‘‘“tarefa de casa podem ser significativas para os alunos”

Prof.ª Vagula Edilaine ‘’A formação profissional e a pratica docente’’

NOVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.


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