O SIGNIFICADO DA FAMILIA NA IGREJA E NA SOCIEDADE



O SIGNIFICADO DA FAMILIA NA IGREJA E NA SICIEDADE.

                                                                       João do Rozario Lima

 

1 - O papel da família.

Sabemos que a união de duas pessoas dos sexos opostos começa a formar uma família.

Ê, em uma família, tem que haver compromisso com Deus, e com a sociedade, para construirmos uma nação solida e passiva, unida e temente a Deus, que respeitem e amem seus semelhantes nos dias atuais.

Deus criou os seres humanos, a sua imagem e a sua semelhança, e, portanto está escrito na Bíblia (ARC) Almeida Revista e Corrigida, em (Gênesis: 2.24) “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”.

A partir desta aliança feita entre o homem e na presença de Deus, passa o eu a não mais existir diante de Deus, se tornam apenas uma só carne, e para isso, tem que passar a viver unidos, com companheirismo e profunda comunhão, e amor entre o ceio familiar.

Em (Mateus 19:6). "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem". Este casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte deve cortar este laço (Romanos 7:1-3).

Má nos dias atuais parece que estes legados deixaram de existir. Na Bíblia (ARC),Mat. 24:12 está escrito. “E, por multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”. 

 Homens e mulheres esqueceram totalmente dos seus verdadeiros papeis como esposos e esposas diante de Deus e da Sociedade, não procuram uma união conjugal na direção de Deus, casam apenas por influência, e logo estão diante do Poder Judiciário em uma diabólica batalha para ver quem vai receber a porção maior através da separação, e às vezes esquecem que tem filhos.

Mesmo estando juntos, vivem uma vida miserável, com brigas e mais brigas.

Os salários que ganham, não conseguem administrá-los, quando evangélicos às vezes não conseguem entregar na casa de Deus aquilo que deve ser ofertado por fé, que são os Dízimos e as ofertas instituídas por Deus.

Está escrito na Bíblia (ARC), Malaquias 3:7-11.

7 Desde os dias dos vossos pais, vós desviastes, dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis; “Em que havemos de retornar”?    

8 Roubara o homem a Deus ?   Todavia vós me roubais e dizeis em que  te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.

9 Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim ,vós, toda a nação.

10 Trazeis “todos os Dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois  fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança.

11 E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.  

Não devemos roubar o Senhor, nem duvidar da sua providência e justiça, porque Deus é oniciente, onipresente e onipotente, tudo ele vê e sabe; o homem pode enganar uns aos outros, más jamais enganarão a Deus.

2 -  A convivência familiar.

Mesmo em muitos lares evangélico o tratamento  entre esposo e esposa é um desastre. Não há entendimento, não há companheirismo, não há diálogo e nem amor entre pai, mão e filhos. A esposa não houve o esposo. O esposo não respeita a esposa e a trata como fosse uma estranha ou pior uma mera empregada.  A esposa sai e chega a hora que bem entender, não há companheirismo e nem diálogo entre ambos. Não dão exemplo para os filhos e para a sociedade em que vivem. Tanto o pai quanto a mãe, não conseguem se relacionar com os filhos passivamente e se falam brigando. Efésios 5:25: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela"

E ai, vem uma recomendação de Jesus aos filhos. Mateus 15: “Ele, porem, respondendo disse-lhes. Porque vos transgride, também o mandamento de Deus pela vossa tradição”?

Porque Deus ordenou dizendo; Honra o Téo pai e a tua mãe; E quem maldisser ao pai ou a mãe, que morra de morte. 

“E ai, vem uma recomendação do Apostolo Paulo em Efésios 6:4” E vós, pais, não provoqueis  à ira a vossos filhos,  mas criai-os na doutrina  e  admoestação do Senhor”.

Os pais são especialmente instruídos por Deus, para preparar seus filhos na instrução e na disciplina e na doutrina do Senhor. Este é um trabalho sério e, às vezes, difícil, mas com resultados eternos! Os espíritos de seus filhos existirão eternamente, ou na presença de Deus ou separados dele. A maior meta de um pai para seus filhos deveria sempre ser a salvação eterna deles.

Por causa da falta destes legados ou tradições bíblicas muitos lares estão se destruindo. Na verdade a vários fatores que estão contribuindo para estas causas visíveis na sociedade, como: acúmulo de trabalhos.

Os pais ocupam-se no trabalho, e sobra pouco tempo para relacionar com seus filhos, tentando compensar com presente e assim, querendo ganhar – lhes a afetividade. Outros pagam os melhores colégios e as melhores faculdades e os dão presentes caríssimos, mas nada disso resolve os problemas.

E ainda há aqueles pais que não conseguem viver juntos para poderem educar seus filhos, causando tamanho transtorno para a sociedade.

Deparamos hoje, nas Instituições Escolares, com uma enorme lacuna na educação de filhos de famílias, com pais separados.  Em (Mateus 19:6). "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem".

Para completar. As famílias tem tentado transferir as responsabilidades da educação informal que de inteira responsabilidade dos pais para a escola.

Há inúmeros pais que chegam a dizer nas escolas que não sabem como resolver os problemas que afetam o comportamento de seus filhos, proferem palavras criminosas como assim: só se eu o matá-lo. Não lembrando eles que a vida pertence a Deus, e só ele tem o direito de recolhê-la.

Para que possamos resolver estes problemas familiares e sociais, sita a Bíblia (ARC), (Salmo 127:1).  "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela"

Portanto, para podermos resolver estes problemas enquanto ainda nos resta o fôlego de vida, é necessário que façamos um conserto com Deus e passamos a usar a Bíblia como o único manual de regras para nos orientar e nos guiar enquanto vivermos nesta terra, só assim, poderemos construir uma verdadeira família. 

REFERENCIAS BIBLOGRÁFICAS.

ANTONIO JUBERTO - Bíblia Sagrada,  Revista Almeida e Corrigida  Edição de 1995.

 

     

Download do artigo
Autor: João Do Rozario Lima


Artigos Relacionados


Crime De Amor...

Poder Iníquo

Oração Da Família!

Duas Ou Três

Não Temais

Homem Mau

Cocaína Na Cintura