Diferentes Perspectivas Sobre os Conflitos no Ambiente Organizacional



Diferentes Perspectivas Sobre os Conflitos no Ambiente Organizacional

Quando falamos de conflitos normalmente nos vem à cabeça os conflitos de relacionamentos, que acabam por gerar mal estar na equipe e desconforto entre os membros. Porem devemos enxergar também os conflitos de tarefas e saber diferenciá-los dos conflitos de relacionamentos, pois muitas vezes há um ganho em efetividade quando este tipo de conflito é discutido, resolvido e muitas vezes adotado. O gestor deve rever a sua concepção de conflito e estimular que este segundo tipo de conflito surja e seja discutido pelo grupo.

Existem cinco estratégias de administração de conflitos que podem ser usadas pelos gestores em diferentes momentos. A primeira é a evasiva, nela o gestor identifica o atrito, mas prefere não interferir nem discutir o porquê do conflito, esta é útil quando há a necessidade de que as partes esfriem a cabeça para evitar um conflito ainda maior, porem se for utilizada a longo prazo, provavelmente aquela discussão voltará a ocorrer em outro momento. A segunda é a conciliativa, onde agimos deixando de lado nossos propósitos a fim de evitar um desgaste ainda maior, já que percebemos que a outra parte não ia ceder, resolve questões menores e sem importância, mas a longo prazo o individuo cança de abdicar de suas ideias e acaba frustrando seus processo inovador e construtivo. A terceira é a competitiva, nesta acabamos visando somente nosso propósito e muitas vezes usamos as vias de autoridade apenas para vencer aquele conflito, resolve situações de forma rápida, mas gera descontentamento e insatisfação na outra parte. A quarta é a abordagem transigente, neste há a preocupação com as duas partes, normalmente ocorre uma negociação e ambas as aparates abdicam posições. A vantagem é que ninguém sai como vencedor ou perdedor, contudo, nenhuma das partes esquece que teve que abrir mao de algo para chegar ao consenso. A quinta é a colaborativa, nesta há a preocupação com ambas as partes, mas estas ao invés de abrirem mão de algo, acham uma alternativa e criam alguma ideia criativa para que ambas saiam ganhando e fiquem satisfeitas.

Inúmeras técnicas de estimulação de conflitos são conhecidas, uma delas é a de contratação de duplas divergentes. Nesta, indivíduos que defendem posições diferentes e contrarias são selecionados, estes são estimulados a coletar dados para defender suas posições, seguem-se varias apresentações e a cada discussão surge o desafio de defender teses contrarias, há uma busca por mais informações, com o intuito de compreender as posições alheias, por fim há uma busca por uma síntese das diversas alternativas. O que normalmente conclui-se é que não há um lado certo e um lado errado, e sim um número ilimitado de alternativas que podem ser escolhidas e aplicadas, e muitas vezes estas acabam por serem aplicadas conjuntamente independente de quem estava defendo cada ideia anteriormente.


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