Desenvolvimento: uma questão não apenas econômica



Desenvolvimento: uma questão não apenas econômica

 O que significa desenvolvimento?

 As primeiras quatro definições encontradas no dicionário Michaelis de língua portuguesa indicam o seguinte: “Ato ou efeito de desenvolver. 2 Crescimento ou expansão gradual. 3 Passagem gradual de um estádio inferior a um estádio mais aperfeiçoado. 4 Adiantamento, progresso.”

 Em essência, no contexto de desenvolvimento de um país, o desenvolvimento significa “mudança”. Geralmente atribuí-se o termo “desenvolvido” aos países que possuem alto desenvolvimento econômico (geralmente situados na porção norte de nosso planeta) em relação a outros que não se desenvolveram tanto assim (geralmente situados na porção sul de nosso planeta).

 Independentemente do grau de desenvolvimento econômico de um país, todos os países estão se desenvolvendo uma vez que as sociedade são dinâmica, ou seja, estão sempre mudando.

 Alguns países, como a China e Índia, estão mudando para uma condição econômica considerada “melhor” uma que a economia destes países tem crescido substancialmente. No entanto, desenvolver-se economicamente não significa que a pobreza foi erradica. Todo o crescimento econômico da China não significa de forma alguma que seus mais de um bilhão de habitantes levam uma vida plena de boa qualidade. Isso mostra que julgar se um país é “desenvolvido” ou “sub-desenvolvido” apenas do ponto de vista econômico como usando índice conhedico como produto interno bruto (também conhecido pela sigla “PIB”), não é o suficiente para dizer se as pessoas que vivem neste país possuem boa qualidade de vida. Por essa razão, índices de qualidade de vida forma inseridos pelas Nações Unidas (também pela sigla “ONU”) como uma maneira de expressar com mais precisão, o significado de desenvolvimento em um sentido não só econômico, mas social, ou seja, incluindo índices como alfabetização, quantidade de pessoas que vivem com menos de um dólar por dia, grau de violência nas ruas, grau de poluição ambiental entre muitos outros. Esses índices são diferentes maneiras de medir o grau de desenvolvimento social e ambiental que, por sua vez, estão intimamente ligados ao desenvolvimento econômico e a maneira com que os governos lidam no sentido de diminuir a pobreza, a necessidade de investir em educação, redução de poluição entre outras coisas que são importantes para o bem-estar de uma sociedade.

 Assim, como pode-se notar, apesar de significar “mudança”, desenvolvimento deve contemplar não apenas mudanças econômicas como o crescimento de uma economia, mas deve também levar em conta questões que se referem a qualidade de vida, diminuição de pobreza, diminuição de analfabetismo entre outros que fornecem uma dimensão mais completa do que seria o desenvolvimento, ou seja, uma mudança para melhorar as condições não apenas econômicas mas também sociais e ambientais de um país.

 Preparado a partir de:

 HOPPER, P. Understanding development.Cambridge: Polity Press, 2012. 332p.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Pobreza?

Como Explicar Esse Fenômeno Japonês?

Quem Se Propõe Plantar Tem A Obrigação De Colher

O Desenvolvimento De Um País: A Sua Parte

Liberdade! Liberdade!

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 7 De 7)

Promessas