DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM



As questões educacionais que mais têm preocupado os profissionais ligados ao ensino, referem-se aos altos índices de evasão e reprovação escolar que têm sido registrados nas Escolas Municipais e Estaduais e, o grande número de crianças que têm recorrido a tratamento psicopedagógico com dificuldades de aprendizagem.

Segundo Olivier (2006, p. 39), antes de falar sobre problemas e distúrbios, é preciso explicar o que é aprendizagem, que ocorre basicamente em três estágios:

A - Subaprendizagem: Entrou em contato com o assunto, mas não prestou atenção, portanto não assimilou. B - Aprendizagem simples: Entrou em contato com o assunto, prestou atenção, mas não memorizou. C - Superaprendizagem ou aprendizagem ideal: Entrou em contato com o assunto, prestou atenção, assimilou e memorizou.                         

Os dois primeiros casos necessitam de acompanhamento psicopedagógico e análise (exames e testes) para detectar onde há e qual seria a possível falha. Sendo neste ponto, vêm as dificuldades, os problemas e os distúrbios, que também podem ocorrer basicamente de três formas:

A - Causas psicológicas: Traumas, problemas familiares, problemas financeiros, etc. B - Causas orgânicas: Desnutrição, anemia ou distúrbios, como dislexia, disgrafia, entre outros. C - Causas do sistema: Inadequação dos métodos aplicados em aprendizagem, despreparo dos professores e comunidade escolar. (OLIVIER, 2006, p. 40).

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Dislexia E O Fracasso Escolar

A Importância Da Psicopedagogia E Da Psicolinguistica Na Aprendizagem Dos Alunos Estrangeiros Nas Escolas Brasileira

Os Problemas De Aprendizagem E A Baixa Autoestima Do Aluno

Ensaio: O Que é Ensino Aprendizagem Motora?

Distúrbios Ou Atrasos Da Aquisição Da Linguagem Oral Que Fazem Parte De Distúrbios Mais Globais Do Desenvolvimento

O Uso Das Tecnologias Em Projetos De Ensino-aprendizagem

Gerir Pessoas, Administrar Resultados E O Papel Da Gestão Escolar No Tratamento Das Dificuldades De Aprendizagem