DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
As questões educacionais que mais têm preocupado os profissionais ligados ao ensino, referem-se aos altos índices de evasão e reprovação escolar que têm sido registrados nas Escolas Municipais e Estaduais e, o grande número de crianças que têm recorrido a tratamento psicopedagógico com dificuldades de aprendizagem.
Segundo Olivier (2006, p. 39), antes de falar sobre problemas e distúrbios, é preciso explicar o que é aprendizagem, que ocorre basicamente em três estágios:
A - Subaprendizagem: Entrou em contato com o assunto, mas não prestou atenção, portanto não assimilou. B - Aprendizagem simples: Entrou em contato com o assunto, prestou atenção, mas não memorizou. C - Superaprendizagem ou aprendizagem ideal: Entrou em contato com o assunto, prestou atenção, assimilou e memorizou.
Os dois primeiros casos necessitam de acompanhamento psicopedagógico e análise (exames e testes) para detectar onde há e qual seria a possível falha. Sendo neste ponto, vêm as dificuldades, os problemas e os distúrbios, que também podem ocorrer basicamente de três formas:
A - Causas psicológicas: Traumas, problemas familiares, problemas financeiros, etc. B - Causas orgânicas: Desnutrição, anemia ou distúrbios, como dislexia, disgrafia, entre outros. C - Causas do sistema: Inadequação dos métodos aplicados em aprendizagem, despreparo dos professores e comunidade escolar. (OLIVIER, 2006, p. 40).