Distúrbios ou Atrasos da Aquisição da Linguagem Oral que Fazem Parte de Distúrbios Mais Globais do Desenvolvimento
Quanto a estes casos, observa-se que a alteração de linguagem corresponde a uma das manifestações de um comprometimento mais importante e geral do desenvolvimento, o qual é a base para uma evolução favorável da comunicação. As dificuldades podem ser amplas, afetando aspectos diversos do comportamento, como a cognição, a linguagem e, algumas vezes, até mesmos as habilidades de interação social.
Em síntese, nestes casos de distúrbios de linguagem fazendo parte de distúrbios mais globais, é comum observarem-se as seguintes características e tendências evolutivas:
Muitos dos problemas que afetam o desenvolvimento de uma maneira mais geral podem vir a se configurar com clareza somente mais tarde, à medida que o crescimento da criança vai permitindo delinear as dificuldades mais importantes. Os distúrbios globais de desenvolvimento constituem uma classe variada de problemas, como as deficiências mentais, o autismo e uma série de outras alterações que podem vir a provocar distúrbios de aprendizagem em grau diversos, dependendo da gravidade e da extensão das dificuldades encontrada. Crianças com tais características tendem a evoluir no sentido de virem a apresentar problemas gerais e variados em termos de aprendizagem a linguagem, os quais podem vir a interferir no aprendizado da leitura e da escrita e também no acompanhamento de toda a programação escolar, como no caso de matemática, ciências, historia e assim por diante, Dificuldades de linguagem oral e escrita podem estar presentes tanto no aspecto da compreensão quanto no da expressão e Distúrbios podem também estar evidenciados no plano social e afetivo. (ZORZI, 2003, p. 107).