A EDUCAÇÃO E SEUS VALORES CULTURAIS NA SOCIEDADE



A EDUCAÇÃO E SEUS VALORES CULTURAIS NA SOCIEDADE

 Se metade do orçamento dos gastos militares no mundo fosse investida na educação, os generais se tornariam jardineiros, os policiais; poetas, os psiquiatras, músicos. A violência, a fome, o medo, o terrorismo e os problemas emocionais estariam nas páginas dos dicionários e não nas páginas da vida...

                                   Augusto Cury

Cury, em seu livro, O Mestre dos mestres, comenta que o maior desafio da educação não é conduzir as pessoas a executarem tarefas e dominarem o mundo que a cerca, mas conduzi-las a liderar seus próprios pensamentos, seu mundo intelectual.

Sabemos que a educação atua sobre a vida e o crescimento da sociedade, no desenvolvimento de suas forças produtivas e de seus valores culturais. Por essas razões, o professor deve persistir em cumprir o seu papel de orientador da aprendizagem de seus alunos, caso contrário está se responsabilizando pelo que acontecer com ele na vida social. Como diz Augusto Cury às escolas são fundamentais numa sociedade, mas elas têm enfileirado os alunos durante séculos nas salas de aula, acreditando que a memória tem um atributo que na realidade não possui: o de ser um sistema de arquivo de informações que faz de nos, retransmissores delas.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Sem Comentário...

Educação Pública No Brasil: Repensar Ou Refazer ?

Fatboy Slim

Educação De Jovens E Adultos Em Situação De Cerceamento De Liberdade: Do Direito Ao Direito A Educação.

Crime De Amor...

Educação Inclusiva.

Prevenção Ao Uso De Drogas E Promoção Da Saúde