A TEORIA CONSTRUTIVISTA E SUA IMPORTÂNCIA NO PLANEJAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL I



ANA MYCAELY DA SILVA SOUSA

TEMA: LINGUÍSTICA APLICADA

TEMÁTICA: A TEORIA CONSTRUTIVISTA E SUA IMPORTÂNCIA NO PLANEJAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

PROBLEMATIZAÇÃO

O nosso histórico educacional nos mostra a diversidade de métodos e teorias, já apresentados, como também a solução para os vários problemas constatados no processo de ensino. Mas, a compreensão sobre como as crianças constroem seu conhecimento foi e está sendo uma das descobertas mais relevantes para a educação. Porém é partindo do pressuposto que a  aceitação e conscientização da necessidade desta,  é que nos leva a  constatar se há a sua utilização nas práticas escolares ou não, principalmente se os educadores utilizam-na no momento de preparação de suas aulas.

E, seguindo por esse caminho, cabe-nos questionar:  As crianças de 6 à 10 anos de idade estão sendo estimuladas a construírem seu conhecimento?

         JUSTIFICATIVA

A formação de professores alfabetizadores desde o ano de 2007 proporcionou uma intensa motivação para construir uma discussão acerca do planejamento dos alfabetizadores e seu reflexo no processo ensino/aprendizagem no âmbito de determinada escola da cidade de Hidrolândia-Ce.

Trabalhar com professores, de certa forma, é um grande desafio pelo fato de ser necessário construir em  nós mesmos, a cada formação, uma nova concepção do trabalho de alfabetizar. Sendo que, cada um acredita na sua metodologia de trabalho bem como na maneira mais adequada de promover o conhecimento nos educandos. Mas, qualquer professor consciente do seu papel enquanto agente social ativo deve aceitar e procurar novos métodos e estratégias de ensino e aprendizagem, tudo com o fito de promover da forma mais otimizada possível um aprendizado de qualidade.

 

O corpo docente da escola possui conhecimentos e experiências diversificados. Parte deles apresenta uma longa experiência de trabalho e pouco conhecimento teórico ou vice e versa.  Acreditamos que,  a forma assumida por eles e  entendida como a melhor maneira de ensinar vem da maneira como foram alfabetizados. Necessitando, sempre, de uma reflexão sobre como pensam e como este pensamento reflete no trabalho realizado, afirmando o pensamento de Pedro Demo: “(...) há procedimentos constantes e personalizados envolvendo professores e alunos (...) que irão envolver, da parte do professor, uma reflexão sobre si mesmo (...)”. (DEMO,p.32.2004)

 Dessa forma quando não entendem a necessidade de assumir uma nova postura, acabam cometendo erros do passado os quais já foram negados por novas teorias e métodos de grandes pensadores da educação como Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, Magda Soares, entre outros.

A partir dessa realidade, e trazendo a discussão para a realidade local, amparados em competentes e renomadas bibliografias, e ainda, aliadas a uma metodologia de prática de pesquisa de campo, percebemos que mesmo diante de tantas diferenças e singularidades há um ponto em comum:  a falta de consciência em aliar um planejamento a uma teoria promotora de uma construção de aprendizagem significativa pelo próprio aluno.

Analisar o ambiente social da cidade de Hidrolândia-Ce.  no tocante à prática de ensino/aprendizagem em salas de 1º e 2º anos de Fundamental I, de certa forma, torna possível não resolver mas compreender este obstáculo e nisto, propor estratégias de ensino baseadas em uma teoria de aprendizagem preocupada com o aluno, voltada para sua situação social, sua individualidade e seus  conhecimentos prévios.

Neste contexto evidencia-se o fato da pesquisa não promover o julgamento das propostas pedagógicas utilizadas pela escola, mas conhecer o ritmo de desenvolvimento da aprendizagem das turmas de alunos, levando em consideração que aprender não é mais uma atitude de memorização, mas sim o resultado de uma relação entre o individuo e o mundo onde ele vive.

Tal concepção é fruto dos estudos feitos acerca de uma corrente teórica de ensino-aprendizagem denominada Construtivismo, a qual depois de feito muitos estudos e pesquisas sobre a mesma,  consideramos uma teoria com rico valor no campo educacional, principalmente se o foco  é a  Alfabetização!

Para a maioria dos professores a Teoria construtivista é vista como uma teoria de ensino voltada apenas para a ideia de ensinar brincando. Pensamento que, sem sombras de dúvidas, vem sendo mudado no decorrer dos anos graças a estudos mais aprofundados sobre a temática.

De certa forma, conhecer as metodologias aplicadas nas aulas de Alfabetização na escola da rede pública de ensino, no âmbito local, e entender o construtivismo enquanto uma teoria a ser praticada em sala de aula, além de realçar a ideia de que a aprendizagem se dá em processo a ser vivenciado cotidianamente pelo educando, representa o objetivo principal desta pesquisa.

Assim sendo, este trabalho feito através de experiências, observações e pesquisas, implica reconhecer os progressos na educação e, ao concluir não tendo ocorrido grandes mudanças, não só no cenário local, mas também no cenário nacional, demonstra que através de uma teoria preocupada com o desenvolvimento do indivíduo e com a consciência por parte dos educandos, o ensino pode ganhar destaque na grade curricular e nas preferências de diretores e alunos, não por se tratar de um conhecimento obrigatório, mas significativo para o mundo cotidiano.

HIPÓTESES:

PRIMÁRIAS

  1. Grande parte dos professores não “enxergam”  a relevância do ato de planejar aulas.
  2. As aulas, quando planejadas, tornam os alunos meros receptores de informações.

SECUNDÁRIAS

  1. Planejar aulas, fazendo dos alunos participantes do processo de ensino/aprendizagem torna a aula muito desgastante para o professor.
  2. As escolas, como também, seus professores são conhecedores parciais de teorias que buscam fazer do aluno um sujeito ativo.
  3. Planejar é algo cansativo e desgastante para professores que trabalham 8 horas diariamente.

OBJETIVOS

GERAIS:

  1. Analisar a teoria ou método de ensino utilizado na escola.
  2. Verificar o processo de elaboração do planejamento.

ESPECÍFICOS:

  1. Compreender a concepção de planejamento dos professores.
  2. Observar a rotina de trabalho dos professores.
  3. Propor uma teoria voltada para melhoria do processo ensino/aprendizagem.
  4. Constatar aquisição de conhecimento e informação.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Compreendemos que para realizar uma pesquisa geradora de conhecimento faz-se necessário um trabalho sistematizado o qual finalizará em uma grande contribuição no trabalho de professores dos anos iniciais.

Para a realização de uma pesquisa de caráter bibliográfico consistente buscaremos um amplo acervo bibliográfico na intenção de obter uma extensa bagagem teórica a qual será um excelente auxílio na formulação de hipóteses e soluções ao chegar o momento das observações em salas de aula, como também, na elaboração e análise das entrevistas e conversas informais a serem realizadas com professores no decorrer do primeiro semestre letivo de 2011.

Acreditando no método dialético, partimos do conceito de que as falas e ideias relatadas pelos educadores resultarão em um amplo material de estudo, assim como as observações e entrevistas.

A realização de tais atividades aconteceram na escola de Ensino Fundamental Adail Freitas Marinho, situada na sede do município de Hidrolândia, mais especificamente com professores alfabetizadores dos 1º e 2º anos. Esta escolha se dá pelo fato de ser nestes anos que as crianças começam a despertar para a construção mais intensa da aprendizagem da leitura e da escrita sendo de suma importância à elaboração de um planejamento intensificador destas aprendizagens.

Ao coletar os dados das conversas, observações e entrevistas, produziremos um gráfico definindo a concepção de planejamento, como este é feito e a teoria utilizada na escola no auxílio da elaboração do mesmo. Terminando esses processos teremos uma equipe dos professores conscientes do "andar" da elaboração do seu trabalho em sala, conhecedores da importância de planejar aulas voltadas para a construção do conhecimento pelo próprio educando.

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