A Impotância do Relacionamento Interpessoal nas Organizações



Rafael João de Araujo

Rosana Felippe da Silva

A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES

Pode-se afirmar que o comportamento humano diante das relações de trabalho é de responsabilidade de cada membro da organização, ou seja, o desempenho de uma boa ou má relação esta atrelada ao tipo de comportamento que o individuo emprega ao se relacionar. Mesmo quando utilizamos de meios estratégicos e tecnológicos mais avançados para alcançar os objetivos no desenvolvimento das atividades de trabalho, necessitamos nos relacionar, pois desde o inicio dos tempos às pessoas vivem em comunidade e umas dependem das outras, seria impossível chega ao resultado final isoladamente. Segundo CHIAVENATO (2002, p.21). “é difícil separar as pessoas das organizações”, pois “ não existem fronteiras muito definidas entre o que é e o que não é uma organização”

É importante ter a consciência que as pessoas precisam desenvolver sua maneira de se relacionar uns com os outro, pois passamos grande parte de seu tempo si dedicando ao trabalho e sentir-se bem neste ambiente é importante, e contribui significantemente para encontrar a razão pela qual o colaborador deseja fazer parte de sua comunidade organizacional.

É bom ter em mente que as organizações são constituídas por pessoas, que por sua vez possuem personalidades distintas, isso caracteriza pensamentos diferentes, ideias e auto realizações incomuns, entretanto, deve-se lembrar que as relações interpessoais levará a lidar com o outro, e isso requer cuidados, pois no outro também abita desejos e ideias que por muitas vez podem ser contrarias uma das outras, seja ela  por uma questão de cultura, crença e/ou nível social, ou seja, não importa qual seja a causa, mas é necessários saber conduzir as relações interpessoais para que seja notado o respeito que se espera, conhecer a si mesmo é um grande paço para uma boa relação interpessoal, isso permitirá que as pessoas conheçam seus limites e a capacidade de se colocar no lugar do outro, agindo, assim, de maneira positiva no que se refere ao equilíbrio das relações interpessoais. De acordo com (SHEIBLITZ,1999,p.52)."Se tiver bom autoconhecimento será fácil controlar o emocional. Para resolver qualquer problema basta calma, presença de espírito, honestidade, autenticidade e boa vontade".

Para se ter um bom relacionamento interpessoal, e preciso controlar a si mesmo, respeitas as diferenças e saber perceber o outro, saber valorizar os pontos positivos do outro e muito importante, pois em um relacionamento de trabalho isto conta,  na hora da atratividade formal .

As pessoas tem a tendência de se apresentar de maneira que julgam necessário para determinado ambiente, é isto é importante, pois infelizmente ou felizmente, dependendo do ângulo que se ver é a maneira de ser aceito mais facilmente no ambienta, ainda mais se neste meio um tem mais poder que o outro.

Mas para este relacionamento ser considerado satisfatório é necessário que as partes se sintam bem, pois isto vai refletir  na qualidade do trabalho apresentado, disputa por espaços e materiais pode causar conflitos não saudáveis. E também o compromisso de cada um, a maneira que de saber o que se está fazendo é importante, e fazer, não deixando que o companheiro do lado perceba o seu envolvimento no processo, e fator motivacional, pois o contrario pode ser um desastre, saber que um faz a sua parte e o outro não, e receber a mesma coisa no final do mês é problema na certa.

Características individuais e influencias sociais, também são fatores que podem prejudicar um relacionamento interpessoal, classe econômica, religião, a autoestima, ser tímido ou extrovertido, saber se inserir com seus companheiros sem medo de parecer insignificante, e de grande importância, mas tudo isto pode ser superado, se cada um respeitar  o ser humano que trabalha ao seu lado .

Mudanças no relacionamento pode ocorrer, dependendo de cada um, afinidades pode ser um fator, que faz com que as pessoas se aproximem mais informalmente, mas a falta de confianças , as diferenças no campos formal ou até mesmo no informal pode fazer com que as pessoas se afastem formal ou informamente, isto vai de acordo com o ponto chave da discórdia, e cada um saber e querer separar  o profissional do pessoal.

Um fato que parece muito constantemente,  e que temos um percepção errado do outro, não sabemos interpretar de maneira neutra a outra pessoal, deixamos o pessoal e a crença de cada um interferir neste processo.

Algo que as organizações não podem deixar de investir e posteriormente fazer, e é pesquisar sobre os relacionamentos interpessoais, fazer com que todos vejam que um bom relacionamento é saudável, para só para a organização, mas por  todos que a compõem, um ambiente agradável só tende a trazer sucesso e bem estar para os seus colaboradores, quem sabe assim diminuindo  a perda do capital intelectual da empresa com as afastamento e demissões que envolveram maus  relacionamentos interpessoais.


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