Business Intelligence



Business Intelligence é um processo que envolve arquiteturas, metodologias, banco de dados e aplicação. O objetivo principal do BI é unir toda a estrutura de dados necessária para poder manipula-la da melhor forma possível, gerando informações importantes para as tomadas de decisões e estratégias a serem colocadas em prática. Logo, o processo adotado pelo BI como um todo parte do princípio que os dados são transformados em informações, depois em decisões e finalmente em ações dentro da empresa.

A maior vantagem do BI é obter as informações necessárias, em tempo real, do desempenho corporativo como um todo ou de setores individuais. O autor mostra também uma pesquisa realizada onde aponta os seguintes itens como mais significativos dentro das corporações pesquisadas:

  • Economia de tempo;
  • Economia de custos;
  • Melhores estratégias e planos;
  • Melhores decisões táticas;
  • Versão única da verdade;
  • Processos mais eficientes.

Todos os itens levantados pela pesquisa segundo são intangíveis, isso leva o autor a colocar que por diversas vezes acabam não enfatizando a justificativa de seus custos.

BI é como uma ferramenta notoriamente competitiva atualmente no mercado de trabalho onde a empresa que opta por não utilizar essa tecnologia, ou a utiliza de forma errada, acaba perdendo competitivamente para com seus concorrentes. Além disso, toda a empresa que faz uso de Business Intelligence deve se acostumar a enfrentar mudanças rotineiramente a fim de adequar-se aos novos métodos que devem ser inseridos, pois o BI é uma constante evolução dentro dos processos de negócios e de diferentes tomadas de decisões que ele possibilita. Para que isto ocorra de forma organizada e bem assessorada devem ser definidos objetivos avaliando previamente as habilidades e os recursos disponíveis.

Alguns autores definem essa tecnologia como uma combinação entre dados operacionais com ferramentas analíticas a fim de apresentar informações complexas e competitivas aos tomadores de decisão dentro da empresa, tudo para atingir o objetivo de obter melhores resultados, sem perdas de tempo e com qualidade nos processos decisivos. O autor afirma que a necessidade de utilização do BI é unânime e necessária dentro de qualquer empresa, mas que por se tratar de um assunto relativamente novo, e estar baseado em conhecimentos de informática avançados para quem for desenvolvê-lo, poucos se interessam ou procuram se inteirar do assunto.

Business Intelligence é mais do que um mero sistema automatizado que fornece dicas para estratégias empresariais, ele aborda o BI como um processo natural de adaptação da empresa às novas metodologias por ele implementadas, passando por etapas como gerenciamento de performance da corporação, otimização de relações com funcionários e clientes, monitoramento de atividades comerciais, suporte a decisões tradicionais e até uma própria estrutura de edição e visualização de diferentes formas do BI. O fato principal se trata desse método utilizar dados históricos de desempenho do passado, atual e para um planejamento futuro, dando a liberdade de montar e prever possíveis cenários, além de auxiliar na estruturação interna da empresa.


Autor:


Artigos Relacionados


Como A Tecnologia Da Informação, Através Da Inteligência Empresarial – “business Intelligence” ( Bi ), Tem Provocado Impacto Na Gestão Das Empresas?

Como A Tecnologia Da Informação, Através Da Inteligência Empresarial – “business Intelligence” ( Bi ), Tem Provocado Impacto Na Gestão Das Empresas?

Business Intelligence E Apoio A Tomada De Decisões

Aspectos Fundamentais Na Construção De Um Processo De Database Marketing.

Inteligência Competitiva Para Pequenas E Médias Empresas

Pai, Eu Quero Um Bi De Presente

Processos De Tratamento De Informação