A SOCIOLOGIA DE MAX WEBER E A REALIDADE DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE



A SOCIOLOGIA DE MAX WEBER E A REALIDADE DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE 

Max Weber intelectual alemão, economista, historiador e político considerado um grande pensador da sociologia. Ele foi um dos primeiros cientistas sociais. Para ele a sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social, por isso considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação.

 Evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui a sua conduta, também se preocupou muito com a criação de certos instrumentos metodológicos que possibilitassem ao cientista uma investigação dos fenômenos particulares. Segundo ele a sociedade é fruto das ações dos próprios indivíduos, ou seja, das próprias escolhas humanas, assim podemos constatar o que vai acontecer com a humanidade amanhã é fruto dos nossos atos hoje.

 O método compreensivo defendido por Weber, consiste que as ações de um indivíduo contem não só o aspecto exterior dessas mesmas ações, mas também o aspecto sentimental, social e histórico de toda sociedade. Weber propôs uma sociologia que possa compreender e assim explicar melhor determinados fragmentos da realidade social. As ações dos indivíduos na sociedade são inúmeras, tanto no passado, presente e futuro. A racionalidade dos indivíduos os capacita a exercer a própria vontade, assim os indivíduos “dão vida” à sociedade através da participação nas instituições sociais como a família, a escola, o partido político, igreja etc.

 Para Weber a sociedade capitalista moderna precisa de um maior grau de racionalização para sustentar a ação dos indivíduos, necessitando estabelecer regras a serem obedecidas. A racionalidade dos indivíduos os capacita a fazer a própria vontade. Para compreender o capitalismo precisaríamos fazer um estudo mais aprofundado do passado comparando varias sociedades e outras civilizações. Compreendemos também que o capitalismo moderno estabeleceu novas formas de ações para os homens, com instituições de leis e princípios burocráticos. O capitalismo reduzia tudo inclusive à educação. À mera busca por riquezas material e estrutural. Weber por sua vez defendia que para todas as disciplinas tanto as ciências naturais como as ciências da cultura o conhecimento é uma conquista que nunca chega ao fim.

 A sociologia de Weber nos faz pensar que embora estejamos obrigados a agir conforme um pacote de regras que regulam a nossa vida é preciso considerar que essas regras foram criadas por indivíduos como nós, e também que elas estão ai para serem mudadas, educar no sentido da racionalização passou a ser fundamental para o estado, porque ele precisa de um direito racional e de uma burocracia montada em moldes racionais.

 Educar no sentido da racionalização também passou a ser fundamental para empresa capitalista, pois ela se pauta na lógica do lucro, do cálculo de custos e benefícios, e precisa de profissionais treinados para isso. Educação na medida em que a sociedade se racionaliza, historicamente, torna-se um fator de estratificação social, um meio de distinção, é interessante observarmos que há um grande atraso em nossa educação, é admirável ver que as necessidades pedagógicas citadas por Weber são utópicas mesmo nos dias de hoje.

É bem verdade que a educação está menos "burguesa", mas o que adianta "popularizar" se hoje popular virou sinônimo de "pouca qualidade", ainda não sabemos formar indivíduos que sejam capazes ao menos de subjetivar suas escolhas de obtenção de honras, de poder e de dinheiro. Em relação à educação ele diz que deveria ser igual para todos, com certeza devemos lutar contra todos os preconceitos, principalmente em relação à educação, pois è através da educação que nos tornamos pessoas sociáveis.

 A nossa educação evoluiu nos últimos anos, mas precisa melhorar muito mais, o professor é o único agente na sociedade responsável por formar mentes do futuro, mas é o profissional menos reconhecido na sociedade além de ser mal remunerado, ainda sofre preconceito e discriminação por parte dos governantes, por isso precisamos lutar por uma democracia mais justa tanto para o educando quanto para o educador, pois educação é liberdade.

 Os primeiros anos de vida são anos verdadeiramente de educação, segundo as ciências que estudam o desenvolvimento infantil, a construção da inteligência e a aquisição de aprendizagem, bem como a aquisição de habilidades, de valores e das atitudes, são desenvolvidas nesta fase e servem para toda á vida. Os esforços da sociedade para amparar a infância tem sido significativos, assim como a criação de creches,não só para cuidar de criança enquanto os pais trabalham e sim para um processo educativo, portanto investir na primeira infância é um ato inteligente de um bom administrador e um passo estratégico para melhoria da Educação em nosso país. Juntos, família, escola e comunidade poderão oferecer o que a criança necessita para o seu desenvolvimento e para sua felicidade.

REFERÊNCIAS

Cultura e Sociedade: Pedagogia I, Okçana BATTINI, Adriana de FATIMA FERREIRA. Pearson Education do Brasil. 

Educação e Liberdade em Max Weber, Alonso Bezerra de Carvalho, Editora Unijuí.


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