Eleve seu metabolismo



Quem não conhece alguém que come como um saco sem fundo, mas não aumenta de peso?

Isto se explica pelo metabolismo elevado que tem essa pessoa. Para simplificar, podemos dizer que essas pessoas precisam de mais calorias por dia.

Destas calorias, a maioria é para as funções normais do seu corpo (isso é chamado de metabolismo basal e a energia é usada para fazer as batidas do coração, regeneração da pele e crescimento do cabelo, respiração, etc.).

Outra quantidade é utilizada para a atividade física, mas essa energia é mais variável entre os diferentes indivíduos.

Finalmente, e em menor grau, todas as calorias na digestão gasto para "degradar" os alimentos que comemos, para que eles possam aproveitar seus nutrientes.

A nutricionista Chicago, Natalie Cornell, escreveu no jornal local que "O metabolismo é a taxa com que o corpo usa a comida ingerida.”

Naturalmente, com o passar dos anos o corpo começa a desacelerar o metabolismo. Com o metabolismo mais lento, resulta mais fácil o modo que se armazenam calorias de gordura.

Nós tentamos manter o metabolismo alto, seja comendo a cada 2-3 horas, um alimento que dê trabalho ao sistema digestivo, mas a porção deve ser pequena, como uma maçã ou um iogurte, uma cenoura ou talos de aipo.

Algumas dicas para maximizar isto são:

- Comer várias vezes ao dia para fazer 4-6 refeições que é o ideal, sem longos jejuns entre cada refeição. Lembre-se que não comer é pior, porque reduz o nosso metabolismo.

- Desenvolver a massa muscular: Tendo maior massa muscular nos permite comer mais sem ganhar peso. O músculo é um tecido ativo e precisa de calorias, mas o tecido de gordura corporal é uma reserva, sem energia. Pelo menos, fazer uma atividade física três vezes por semana. Isso nos faz gastar energia durante a atividade. O Pulsómetro ajuda a monitorar os picos máximos

- Consuma mais alimentos de origem animal como fonte de proteínas: as proteínas dos alimentos estão presentes na carne magra, frango sem pele, peixe, queijo com baixo teor de gordura e ovo. Estas proteínas geram mais trabalho ao aparelho digestivo que outros nutrientes, porque gastar mais energia na digestão é também proporcionar saciedade.

- Ter um "estilo de vida ativa" refere-se a ter movimento diário, desestruturado. Apesar de ter um trabalho sedentário é sempre possível adicionar movimento. Desça do ônibus e se for possível vai a pé de casa para o trabalho, subir escadas em vez de esperar o elevador, fazer no final de semana atividades dinâmicas como andar de bicicleta, passear o cão ou jardinagem. Faza diariamente 20 minutos de Stepper

Aqui estão alguns fatores que afetam o metabolismo, mas não podemos mudar:

- Sexo: se fizer a distinção entre os sexos, as mulheres gastam menos do que os homens.

- Tamanho: a altura também influencia, as pessoas mais altas gastam menor do que o mais baixas.

- Situações especiais: em caso de gravidez e lactação nas mulheres, estresse, doença ou febre aumenta o metabolismo basal.

- Clima: até à temperatura ambiente podem influenciar, no caso de ambientes quentes pode diminuir a taxa de metabolismo até 10% em relação a locais com temperaturas frias.


Autor: Gustavo Emilio Frenkel


Artigos Relacionados


Dicas Para Deixar Seu Metabolismo Em Alta

Lanches Para Acelerar O Metabolismo

Benefícios Da Musculação

Estratégias Para Perder Peso

Alcance Os Seus Sonhos Com Proteína De Nutrição Esportiva

Como Melhorar Sua Alimentação:

Queime Gordura Com O Café Da Manhã