Mudança do Estado Político na Inglaterra



 A mudança do Estado Político na Inglaterra.

Desenvolvimento da História política na Inglaterra, relativa do pensamento liberal que vai dos séculos revolucionários. Finalizando  com a queda da monarquia inglesa.

 Isso no sentido de acabar com o poder absolutista, constituindo a limitação do rei, como poder absoluto, estabelecendo a monarquia apenas como Instituição.

Se compararmos a História da Europa e da America o liberalismo aconteceu com formas diferentes, o poder absolutista viabilizou veemente em dois países distintos, Inglaterra e a França.

 Sendo que os mesmos sofreram revoluções posteriores lideradas pelas burguesias de cada um desses lugares, as revoluções tinham o mesmo propósito, entretanto, os caminhos revolucionários foram também diferentes.

A primeira grande revolução de espírito burguês foi à puritana, deu particularmente na Inglaterra, seu grande objetivo limitar o poder do rei, o mundo moderno caminha para a limitação do poder da pessoa em individual.

A revolução puritana aconteceu no século XVII terminou-se com a condenação a morte do rei Carlos I, subindo ao poder seu grande líder Cromwell, apesar de todo esse movimento revolucionário, não foi implantando definitivamente o poder democrático, pelo menos nesse primeiro momento.  

A liquidação do poder absolutista só aconteceu mais tarde com outra grande revolução, aquela que é denominada de Revolução Gloriosa, isso pelo ano 1688, quando Guilherme III, foi proclamado rei da Inglaterra.

No entanto, antes ele teve que aceitar as condições impostas pela burguesia dona do poder econômico na Inglaterra, historicamente quem detém o poder econômico costuma deter também o poder político, foi exatamente o que aconteceu.  

Guilherme III, para chegar ao trono na Inglaterra teve que fazer um grande acordo com a burguesia, evitando que a revolução fosse radical com isso acabando em definitivo com a monarquia como aconteceu na França.

 Entretanto, Revolução Francesa realizou  de maneira radical. Já à nobreza inglesa foi mais esperta, motivo pelo qual a monarquia inglesa prevalece até hoje na Inglaterra.

O rei teve que aceitar a limitação do seu poder, composto na Declaração de Direitos que limitava o seu poder, sua autoridade como rei da Inglaterra.

 Sendo  que a força do poder foi transferida para o Parlamento,  motivo pelo qual se chama de Revolução Gloriosa, a burguesia atingiu seus objetivos sem derramamento de Sangue.

As exigências do parlamento com mentalidade burguesa, o rei não poderia fazer leis, nem revoga-las sem a convocação da assembleia, qualquer decisão política ou econômica tinha que passar pelo crivo do parlamento.

O rei não poderia aumentar impostos, manter o exército sem aprovação da burguesia, ainda foi estabelecido pelo parlamento o habeas corpus, a fim de evitar prisões ilegais, quando a pessoa fosse presa, a prisão tinha que ser fundamentada dentro do direito e não poderia ter abuso de poder.

Essas ideias modificaram a antiga concepção de poder, referentes aos séculos XVII E XVIII.          Naturalmente que influenciaram a outras partes do mundo, desencadeando novas revoluções.

 Num espaço mais imediato, algumas tentativas frustradas, mas ao longo dos anos grandes transformações a respeito do poder político.

Nas novas colonizações ocorreram movimentos de emancipação política, sendo que alguns deram certos, particularmente ao que se referem os Estados Unidos, sendo que sua independência foi muito bem sucedida, mas a América do Norte teve outro tipo de colonização.

Em particular na Europa o grande acontecimento político, podemos denominar foi à Revolução Francesa, a burguesia lutou de forma radical contra os privilégios da nobreza.

 Ao formular os princípios de defesa dos valores liberais fundamentado nas ideias de igualdade, liberdade e fraternidade.  A burguesia conseguiu retirar do poder em definitivo a nobreza, colocando em seu lugar o Sistema de Parlamento.

 Sendo que essa revolução só se realizou em seu último momento, fazendo uso de forças militares na pessoa de Napoleão Bonaparte.

 A democracia no seu sentido estrito senso, foi de fato realizada mais tarde, quando as condições reais eram de fato outras, tanto em uma revolução como na outra.

Edjar Dias de Vasconcelos.


Autor: Edjar Dias De Vasconcelos


Artigos Relacionados


O Iluminismo Como Movimento Político E Econômico Na Europa.

Revolução Francesa

A Grande Revolução Francesa.

A Era Do Absolutismo

Concepção De Estado Em Charles Tocqueville

Teoria De Estado Em John Locke.

A HistÓria Dos Diversos Liberalismos