Pobreza?



Pobreza?

 O que seria a pobreza?

              A definição de pobreza a seguir foi extraída do dicionário Michaelis: 1 Estado ou qualidade de pobre. 2 Estreiteza de posses, de haveres; falta de recursos, escassez. 3  Situação em que o nível de vida do indivíduo ou da família se acha abaixo do nível médio da comunidade tomada como referência.

             Como talvez possa ficar claro a partir das definições acima, pobreza pode ser vista como a ausência de bens.

            De uma maneira mais técnica, a pobreza pode ser definida em função da renda de uma pessoa, consumo e capacidade. Capacidade, nesse contexto, se refere à qualidade de vida como acesso a saúde, educação e expectativa de vida.

            Renda, consumo e capacidade estão intimamente relacionados. Geralmente a baixa renda de uma pessoa implica no fato desta pessoa ter baixo poder de consumo de bens e serviços incluindo saúde, educação o que, em última análise resulta em baixa expectativa de vida. Assim, de uma maneira simples, poderíamos dizer que pobre é aquele cidadão que não dispõe de renda suficiente para ter acesso ao consumo de bens e serviços fundamentais. Em países desenvolvidos a proporção da população considerada como pobre é bem reduzida se comparada aos países considerados subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Diminuir a pobreza nestes países é uma tarefa prioritária, porém complexa que os governos devem cumprir para buscar menos desigualdade social e, desse modo, maior bem-estar social a todos.

 Preparado a partir de:

 HOPPER, P. Understanding development.Cambridge: Polity Press, 2012. 332p.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Vento

15 De Outubro

Ja Ta Na Hora

Inexplicável

A Destinação Da Sabedoria

Mulher Ii

O Rico E A Lata Do Lixo