DESENVOLVENDO A MENSAGEM DE UMA PROPAGANDA



É necessario que durante o desenvolvimento e a avaliação de uma campanha publicitária haja a distinção entre a estratégia de mensagem, que trata da ideia sobre o que o anúncio visa transmitir e a estratégia de criatividade, que é a maneira como o anúncio experessa as vantagens da marca. Para desenvolver a estratégia de mensagem, três etapas devem ser seguidas.

            A criação e a avalição da mensagem: é nesta etapa que as novas ideias devem ser propostas, deixando de lado os apelos e o posicionamento da concorrência, buscando a diferenciação e a inovação. A empresa deve realizar uma pesquisa de mercado e então determinar que tipo de apelo funcionará melhor em seu público alvo. Como segundo passo deve elaborar um briefing, que conterá seu posicionamento, sua mensagem principal, seu público alvo, seus objetivos, os principais beneficios de sua marca, e suas sustentações. Este briefing deve ser apresentado a todos que trabalharão a campanha, e estes devem acreditar no mesmo.

            O desenvolvimento e a execução criativa: nesta etapa o anunciante deve elaborar uma apresentação da estratégia em forma de texo, contendo o objetivo, o conteúdo, o embasamento, e o tom que será utilizado no anúncio, já que muitas vezes o impacto que o anúncio causará não dependerá só do que for dito, mas sim da maneira como for dito.

            A análise da responsabilidade social: nesta etapa os anunciantes devem certificar-se que a propaganda não infringe normas legais e sociais, e que esta está de acordo com as leis do local em que a propaganda será veiculada.


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