A Importância da Leitura



A leitura é o único instrumento que nos faz viajar, conhecer gente, o mundo e novas descobertas sem sair do lugar. A leitura possibilita as pessoas irem a lugares que sem ela jamais iria. E é através dela que todos se tronam iguais, com as mesmas oportunidades.

Ler é se enriquecer culturalmente, é adquirir conhecimento sobre o mundo e conhecendo o mundo as pessoas terão condições de atuar sobre ele transformando-o  para melhor.

A leitura oferece ao leitor matéria-prima para escrita. Um bom leitor é um bom escritor, pois o escritor deve ler bons textos para redigir boa redação. É preciso entender que a leitura é a base para boa escrita. Para expor as ideias é preciso conhecer o assunto tratado, ou seja, é necessário antes de tudo ter feito leitura sobre aquele determinado assunto.

Para Mattoso Câmara, “qualquer um de nós senhor de um assunto é, em princípio, capaz de escrever sobre ele. Não há um jeito especial para a redação, ao contrário do que muita gente pensa. Há apenas uma falta de preparação inicial, que o esforço e a prática vencem”. ( Mattoso, 2001, p.61 ).

A falta de preparação inicial que Mattoso cita, decorre da carência de leitura. A leitura é parte fundamental no processo de elaboração de um texto. Ninguém é capaz de escrever bem, se não sabem bem o que vai escrever.  

A produção através da leitura consiste no processo de interpretação desenvolvida por um sujeito – leitor que depara com um texto, analisa-o, questiona-o com o objetivo de processar seu significado, projetando sobre ele uma visão de mundo para estabelecer uma interação crítica com o texto.

Ao se referir à leitura os PCNS, da Língua Portuguesa, assim se posiciona:

“A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua... “(PCNS, p.53).

O ato de ler então é uma necessidade concreta para a aquisição de significados e, conseqüentemente, de experiências nas sociedades onde a escrita se faz presente.

Um leitor competente compreende o que lê e sabe que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto, também é capaz de selecionar textos que possam atender suas necessidades.

Portanto a leitura é fundamentalmente na nossa vida e nos traz hoje uma grande possibilidade de alcançar novos horizontes através do desenvolvimento de aptidões para construção do leitor enquanto ser crítico socialmente construído.

REFERÊNCIAS 

CAMARA JR, Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de Língua Portuguesa, Brasília:MEC.


Autor:


Artigos Relacionados


Resumo Do Texto:"o Leitor Inexperiente" De M. Contente.

Ler Ou, Simplesmente, Decodificar Símbolos?

O Ensino Da Leitura

Concepções De Leitura

A FormaÇÃo De Um Bom Leitor

Como Os Pcns De LÍngua Portuguesa Abordam O Trabalho De Leitura .

A Leitura Na Prática Escolar