“Deletando do chato, Salvando o significativo.”



ARTIGO

“Deletando do chato, Salvando o significativo. 

DANIELLE CONCEIÇÃO DE ALMEIDA SANTOS

    TAISA GOMES DE ASSIS

CÁCERES – MT, 05/2012.

“Deletando do chato, Salvando o significativo. 

Tema este, usado pela professora Rejane Arruda Sampaio, do estado do Ceará. Ela tinha como objetivo romper as práticas tradicionais e o ensino mecânico e autoritário. Por isso envolveu a comunidade escolar numa capacitação para o uso da tecnologia.

Concordo plenamente com o trabalho realizado por esta professora. Para que haja Integração de Mídias na Escola, precisa trabalhar primeiro com os profissionais da educação, e, isso não é uma vez ou duas. Assim, como, para um desenvolvimento do aluno há um acompanhamento significativo, se faz necessário com os profissionais da educação. Devido o ser humano ser dotado de “necessidade-suprimento-sentimento”. O ser humano buscará comportamentos alternativos até que supra a necessidade provocando o sentimento de satisfação. A satisfação alcançada faz o homem formar um comportamento padrão para aquela necessidade. Então, assim que apresentar aquela necessidade, a ação será repetitiva, uma vez que o resultado foi positivo, tornado indispostos a qualquer mudança.

Mostrar a esses que tecnologia é tudo o que homem utiliza de meios que ele mesmo criou para facilitar seu trabalho e ampliar seu sentimento de satisfação. O desenvolvimento alcançado pelo homem trouxe um grau maior de satisfação de necessidade e cômodo. Fazendo com que os profissionais da educação interajam entre si, suas necessidades serão supridas e suas dificuldades serão superadas, porque a convivência facilita a sobrevivência. Isso se dá porque a convivência gera outras necessidades e dificuldades, exigindo novos comportamentos ou suprimentos.

Feito isso, entra outro aspecto. Relacioná-los com os alunos. E, foi isso que a professora acima citada fez. Os alunos construíram a página da escola na internet. Assim, os professores capacitados desenvolveram juntamente com os alunos atividades que visava a construção da página, colocando a história da escola, sua inserção, o que possibilitou o acesso a arquivos e fotos, recuperando a identidade da escola.

Os professores poderão utilizar o computador, a internet, desenvolvendo ambientes de estudo. Por exemplo, criar uma página na internet, nela contendo os professores, os participantes (alunos), disciplinas, material para estudo, exercício a serem feitos na própria página, fóruns, chats, etc.

Outro ponto é realizar trabalhos dentro da escola utilizando as novas tecnologias. Por exemplo: criar uma rádio escolar; atividades artísticas e culturais por meio de teatros, danças, musicais, poemas, palestras; usar a imaginação utilizando todos os meios tecnológicos. Como sabemos, são: livros, artigos, revistas, televisão, rádio, computador, internet, etc. Realizar esses projetos com todos os profissionais da educação e alunos da escola, quem sabe interagindo com outros de outras escolas e mostrando para a comunidade escolar os trabalhos realizados com objetivos alcançados, sendo exemplos para outras instituições.

Não devemos esquecer também em explorar o ambiente escolar que disponibiliza da sala de aula, o laboratório de informática e de ciências, o auditório, o pátio da escola e o centro de multimeios.

Com as novas tecnologias e o ambiente escolar disponíveis, é importante que a gestão escolar desperte nos profissionais da educação e estes nos alunos o interesse em utilizar essas ferramentas, visto que as novas tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, e, conforme Golias Silva, disse em seu livro “Sociologia Organizacional”, ‘os “velhos” paradigmas “vão ficando na saudade”’. “Esse é o mundo de mudanças a que estamos assistindo e que há menos de 10 ou 15 anos parecia um mundo de ficção científica.” 


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