Importância da Entrevista de Desligamento nas Organizações



Aluno: Hector Fogaça Arruda 

Introdução

            A entrevista de desligamento é tão importante quanto a de seleção, pois é nela que se consegue identificar a insatisfação e opinião do ex funcionário com relação à conduta da empresa, relacionamento interpessoal, política de remuneração e a imagem que este profissional levará ao mercado.

É utilizada pela maioria das empresas que se preocupam com o alto custo do processo de desligamento e de reposição. 

Condução da Entrevista

            A entrevista de desligamento é um momento de procura de melhoria de ambos os lados: empresa e colaborador.

            A preferência é que seja realizada pela área de Recursos Humanos, por um profissional imparcial, e que seja feita no dia em que foi manifestado o desejo de se desligar, no caso de pedido de demissão, pois existem muitos casos em que é possível reverter a situação realocando-o em outro setor que tenha interesse.

            É de extrema importância investigar os motivos que levaram ao seu desligamento ou pedido de desligamento para que se obtenha contribuições de ações necessárias para melhoria da empresa que o ex funcionário não teve oportunidade anterior de manifestar por inibição, falta de abertura da chefia ou situações que ocorram na empresa enquanto ainda mantém o vínculo empregatício.

            Logo de início, o entrevistador deve avisar que fará algumas anotações e, caso o entrevistado se oponha, ele não deverá fazê-lo, mas é importante que memorize as informações relevantes. Não é recomendado gastar muito tempo com anotações para que não se perca gestos, movimentos e palavras do entrevistado.

            Devido ao fato de a entrevista de desligamento ser opcional, ela deve ser conduzida com tato, sem que se pressione ou insista com o entrevistado, o qual já está emocionalmente abalado com seu desligamento. O entrevistador jamais deve adotar uma postura defensiva em relação à empresa ou se mostrar compadecido, e deve relevar eventuais provocações e reações alteradas, procurando ter um entendimento das entrelinhas. Também não deve dar ênfase a fofocas, mantendo o foco da entrevista.

            Destaca-se a importância de que a pessoa que conduza a entrevista de desligamento conheça bem a empresa, mantenha-se neutra e tenha a habilidade necessária para proporcionar que o ex colaborador se sinta seguro e confiante para passar todas as informações sem constrangimento.

            O entrevistador deve encerrar a entrevista sempre de maneira discretamente otimista, visando elevar a auto estima do entrevistado. Não é aconselhável que a chefia imediata faça parte deste processo, visto que é parte ativa da demissão.

 

 

Principais Objetivos da Entrevista

- Coletar dados para o processo de seleção de pessoal

- Eventuais melhorias no treinamento

- Reavaliação da política salarial

- Identificar problemas de relacionamento interpessoal

- Identificar problemas com liderança

- Investigar o motivo do desligamento

- Ter uma visão melhor do ambiente e condições de trabalho

- Avaliar o clima organizacional

 

 

Reações Mais Frequentes do Entrevistado

- Ressentimento: O ex colaborador sai com um sentimento de injustiça e pode fazer acusações contra colegas ou até mesmo seu chefe.

- Tristeza: Ele fala de seus problemas pessoais e sacrifícios feitos pela empresa.

- Irritação: Mostra-se bravo e responde rápido, sem refletir, de forma irônica, além de possivelmente fazer acusações precipitadas.

- Falsa Alegria: Neste caso é possível que ele responda rápido e sem refletir.

 

Quando o colaborador é quem fez o pedido de desligamento, geralmente está calmo, pois não está com a auto-estima ferida e, em função disto, poderá dar contribuições mais úteis e refletidas.

 

Conclusão

Uma única entrevista de desligamento não pode ser usada como parâmetro para tirar conclusões acerca de um determinado gestor ou da própria empresa. É preciso uma amostragem representativa antes que o RH elabore um plano de ação para corrigir ou prevenir qualquer questão.

As informações obtidas nas entrevistas de desligamento devem ser tabuladas mensalmente e passadas à gerência de Recursos Humanos, relatando todos os aspectos relevantes.

Sem esta ferramenta, a empresa não tem acesso a informações valiosas que podem estar prejudicando e desmotivando seus profissionais e tem maior dificuldade de reavaliar seus processos, podendo cometer sempre os mesmos erros ao longo do tempo, perdendo bons profissionais. Além disto, é um ótimo meio de analisar o turnover. 


Autor:


Artigos Relacionados


Entrevista De Desligamento – Por Que Analisar O Turnover

Turn Over - Entrevista De Desligamento, Uma Ferramenta Valiosa

Rotatividade De Pessoal - Turnover

Rotatividade Em Empresas: Uma Análise Do Turnover Nas Organizações

Rotatividade De Pessoal - Turnover

Entrevista De Desligamento – Por Que Analisar O Turnover

Recrutamento E Seleção De Pessoal