A vida da palavra



A palavra não é apenas manifestação verbal ou escrita. Não é tão somente uma das formas mais antigas de comunicação.Ela simboliza um estilo de vida, um modo de ver as coisas, uma cultura.Exterioriza o seu eu e revela sua identidade.

A palavra carrega o poder de decisão total e irrestrito e, através dela, podemos povoar o universo de amor ou de ódio. Podemos mudar ou simplesmente deixar como está. É ela que nos permite sentir e viver as mais diversas emoções. É dela que nos alimentamos e recarregamos nosso exaustivo dia a dia, na esperança de tempos melhores.

Eu diria que a palavra é a porta voz das nossas emoções, sentimentos e anseios.

Quando alfabetizamos uma criança e a ensinamos a juntar letras para formar sílabas e estas, juntas, para formar palavras, não estamos apenas apresentando-lhes a linguagem oral ou escrita. Junto a todo este processo didático,está, embora nas entrelinhas, a esperança de que um dia ela as use, não apenas em seu próprio benefício, mas principalmente em prol de muitos.

Indubitavelmente, são as palavras que movem as emoções, que geram as atitudes, que poderão levar a outras palavras, reiniciando-se o ciclo.

É ela que nos permite viver momentos felizes ou não, nos regozijarmos ou chorarmos de tristeza, nos abrirmos para a vida ou nos encimesmarmos em pensamentos obscuros.

Transmite poder ou tira-o.Humilha ou enaltece.

Dentre toda bagagem que dispomos quando crianças, a palavra é de fato a que exprime com mais veemência e absoluta nitidez, o desejo de comunicação.

Com base na língua, ela nomeia e classifica.Sob o veredito de um júri, condena ou absolve. Através da soberania das autoridades de uma nação, ela deflagra uma guerra ou se encanta com a paz.

É dela que os compositores se utilizam para embevecer e contagiar os corações.

É através dela que as histórias são contadas. A de Deus, a dos povos e a do mundo.

É com  desejo de preservá-la, que instituimos o Código das Leis.

Por tudo isso e por toda sua grandeza, é que damos vida à palavra, não só quando a pronunciamos ou a escrevemos, mas principalmente quando a usamos com sabedoria.  

 


Autor:


Artigos Relacionados


O Extraordinário Poder Das Palavras

Abrindo Outras Portas

Palavras

Palavras

Explicações De Coisas Sem Explicação

Conheça A Semente De Deus

Comunicando Emoções