Outubro - Qual Foi Seu Desempenho?



Outubro chegou, e agora estamos no meio do mês. Passaram-se 10 meses e estamos próximos do fim de ano. Agora podemos avaliar com certa margem de segurança o desempenho de sua empresa e de seus profissionais e o que esperar para, Novembro e Dezembro.

Devemos começar relembrando e resgatando tudo que foi planejado para 2008 e avaliar e comparar com o que foi realizado até o momento. Analise o que esta faltando realizar e se será possível cumprir as metas e objetivos ate 31 de Dezembro.

Elabore um gráfico de desempenho anual. Coloque nesse gráfico o ano de 2008 até o presente momento, sobreponha o ano de 2007. Analise e observe se comparando os dois sua empresa manteve, regrediu ou evoluiu. Faça isso também com os profissionais envolvidos. Avalie-os. Veja quem contribuiu mais ou menos. Analise as condições que o mercado ofereceu. Veja se as oportunidades foram bem aproveitadas.

Após isso feito, comece a planejar-se para 2009. Comece ganhando tempo. Avalie seus concorrentes onde eles foram melhores que você. Onde você foi melhor do que eles? Onde você poderia ter sido melhor? Atribua uma nota de 0 a 10 para as ações de seus colaboradores envolvidos nos objetivos traçados, nos acertos que contribuíram para o crescimento e o mesmo para os erros cometidos.

Faça o seguinte:

-Não minimize ou ignore os principais erros.

-Avalie seus concorrentes, observe o que eles conseguiram no mercado.

- Eles cresceram mais do que sua empresa?

- Conquistaram mais clientes?

- Lançaram novos produtos?

- Ampliaram sua empresa?

- Contrataram mais empregados?

- A distância entre a sua empresa e seus principais concorrentes aumentou ou diminuiu?

Se o modelo de gestão de resultados que você adotou este ano foi satisfatório, verifique se necessita de  ajustes e comece desde já a avaliar e estipular seus objetivos para 2009. Caso essa gestão não foi satisfatória não alcançou os resultados esperados e necessita de várias intervenções, é melhor analisar se o modelo adotado não foi aplicado de forma errada ou seus profissionais atuaram de forma incorreta. A liderança sobre eles foi satisfatória? O ambiente estava propicio para alcançar os objetivos?  A equipe estava coesa e unida? Os objetivos eram comuns? Será que objetivos pessoais não interferiram?

Então depois de tudo avaliado, traçado, determinado e demonstrado, comece a acelerar para 2009.

E lembre-se: Para acelerar é preciso que a direção esteja correta!


Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


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