'Dia Mundial da Alimentação'



Hoje mais de 150 países mobilizam-se na comemoração do dia mundial da alimentação, o objetivo da mobilização é a redução da fome.

Este dia é essencial para reflexão da população acerca da situação alimentar, e os representantes dos países traçarem estratégias/planos de combate a fome.

Foi criado em Quebec/Canadá no dia 16 de outubro de 1945 a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization), cujo escopo principal é majorar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural no mundo. E para efetivar o surgimento da FAO a partir de 1981 passaram a comemorar o dia mundial da alimentação.

Infelizmente o número de pessoas que vivem em instabilidade alimentar no mundo é elevado, pessoas não saudáveis por falta de nutrientes suficientes ao desenvolvimento e demais funções do organismo humano. Em decorrência da ausência de alimentação saudável, estas são infectadas por doenças graves como diabetes, câncer, problemas cardíacos e afins.

Uma boa alimentação inclui os alimentos funcionais que podem prevenir algumas doenças, como as supra mencionadas. Segundo a Sociedade brasileira de alimentos funcionais – SBAF, "Um alimento pode ser considerado funcional quando além de nutrir, é capaz de afetar beneficamente uma ou mais funções no corpo, melhorando a saúde e bem-estar e/ou reduzindo o risco de doença. Um alimento funcional deve continuar sendo um alimento e deve demonstrar os seus efeitos em quantidades que possam normalmente ser ingeridas na dieta: não é uma pílula ou uma cápsula, mas parte do padrão alimentar normal."

Vejam quão importantes são os alimentos funcionais para obtenção de uma vida saudável.

No Brasil o Governo federal criou o programa FOME ZERO, "uma estratégia para assegurar o direito humano à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso aos alimentos. Tal estratégia se insere na promoção da segurança alimentar e nutricional buscando a inclusão social e a conquista da cidadania da população mais vulnerável à fome". E várias famílias são beneficiadas com tal programa.

"Dessa forma, os princípios do FOME ZERO têm por base a transversalidade e intersetorialidade das ações estatais nas três esferas de governo; no desenvolvimento de ações conjuntas entre o Estado e a sociedade; na superação das desigualdades econômicas, sociais, de gênero e raça; na articulação entre orçamento e gestão e de medidas emergenciais com ações estruturantes e emancipatórias".

Programas como estes têm alcançado os mais carentes auxiliando – os na efetivação da chamada direito a alimentação, garantido pela Constituição federal no artigo 5º, onde diz que todos têm direito a vida. Para sobreviver não basta que a pessoa nasça com vida, mas que a partir do nascimento esta tenha uma boa alimentação, e conseqüentemente uma vida saudável podendo usufruir dos prazeres, direitos e obrigações inerentes a todo cidadão.

Não há vida sem alimento.

Por isso o dia mundial da alimentação merece destaque na mídia. A mobilização dos países é válida e demonstra resultado satisfatório, senão não haveria razão de manter a tradição da mobilização todo ano.

E você o que tem feito para melhorar a sua e a situação alimentar do próximo?

Se não faz pelo próximo, faça por você! Melhore sua alimentação e tenha vida saudável e abundante. O segredo da beleza, saúde, longevidade, disposição nas atividades, produção, rendimento no trabalho, humor e bom desempenho na vida do ser humano, é a alimentação adequada/eficaz.


Autor: Élida Pereira Jerônimo


Artigos Relacionados


Carreiras Na Indústria Do Petróleo

Lendas Da Guerra

Criação De Abelhas

Em Poços De Caldas, Lbv Realiza Entrega Das Cestas De Alimentos Da Campanha Natal Permanente Da Lbv

Viver Em Curitiba

Lua Em Uberlândia

Não-contratação Após Aprovação Em Processo Seletivo Motiva Indenização