Recomendações De Paulo



RECOMENDAÇÕES DE PAULO DIANTE DA SUA PARTIDA

2ª Timóteo 4.3 à 6: Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.

Paulo, sabedor que sua missão já estava chegando ao fim, recomenda à Timóteo: "SÊSÓBRIO",em outras palavras: Seja Moderado; Vigie nas tuas Pregações.Paulo pressentia que estava para ser morto e passava as últimas recomendações àqueles que dariam prosseguimentoa sua obra e luta.

Passava instruções expressas a quefossem prudentes, poisestava por surgir os falsosmestres quefariam "deturpação" das instruções inseridas na Sã Doutrina do Evangelho que pregara.

E deveria Timóteo cumprir fielmente tudo quantoele, Paulo, havia ensinado e orientado aos seus seguidores. Fala Paulo aos seus seguidores : Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo.

Uma pergunta poderia ser formulada: A quem temos imitado?

Na obra de Deus, temos sido aconselhados a sermos imitadores de Jesus. Temos sido?

Sabemos que em nossos dias, temos escutado algo que acrescentando ao evangelho, como se as fábulas fossem por si maiores quepróprio evangelho de Cristo, Paulo já o havia predito.Alguns se preocupam em instigar a que creiam em movimentos que diferem do conteúdo da Sã Doutrina. E não é assim, no conjunto de ensinamentos religiosos já está toda a ação do querer de Deus a todos os homens. Mas alguns se achando mais espirituais que outros, procuram acrescentar"algo diferente", como se a Palavra de Deus, precisasseser acrescida ou reeditada. Nela está que se alguém vier pregar outro evangelho que não seja o já anunciado, queaquele que anuncia, seja ANATEMA (maldito), podendo inclusive ser um anjo.

O que temos anunciado que poderia nos colocar como malditos perante Deus? Nossos próprios conceitos de sermos crentes, salvos, convertidos? Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

Sabemos que o trabalho de um evangelista, daquele que propaga o evangelho, não é fácil, há espinhos e há flores. Na maioria das vezes encontra mais espinhos, mas assim mesmo, Paulo já recomendava, quer encontre espinhos, quer flores : PREGUE, INSISTA, DIVULGUE, FAÇA SABER... pois; comoouvirão se não há quem pregue e como pregarão se não forem enviados, e como serão enviados se não há quem os capacite? Percebemos que nos últimos dias, Deus tem levantado muitos orientadores, dispostos a transmitir conhecimentos para que outros possam ir à Seara.É Deus se manifestando em despertar o seu povo, apressando-os a ir à batalha. Capacitando-os a serem SOLDADOS, SERVOS... Deus necessita de SERVOS PRUDENTES, mas FIÉIS.

Temos realmente sido FIÉIS, às vezes nos tornamos PRUDENTES até demais. Mas Deus fala quenão nos deu espírito de covardia, mas de temperança e de coragem.

Deus nos diz que a nossa luta não deva ser contra carne e sangue, mas sim contra o VIL TENTADOR nas hostes celestes. É contra aquele que brama como leão, mas não é leão... A igreja do Senhor deve estar a cargo do seu Senhor. Algo que se constata é que alguns não se dispõem em serem SERVOS ou soldados, já querem ser GENERAIS e isto não funciona. O frutosó é conhecido na estação própria. Não há comoultrapassar algumas etapas, mesmo que aparentemente estejam bonitos pelo brilho na propaganda que façam. Entretanto, o sabor daquelefruto, só vem com o tempo da maturação, chamado deESTAÇÃO PRÓPRIA. Algo que só os dias fazem acontecer. Não há como plantare já colher, sem que primeiro se passe por processos de transformação.

Observemos quando Paulo a Timóteo em2ª Timóteo 4.7 à 12Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério.Quanto a Tíquico, mandei-o até Éfeso.

Paulo havia combatido as hostes, suportado açoites, prisões, naufrágios, apedrejamento, mas foi valente em dizer que seu fim estava a chegar. Recomenda à alguns fiéis seguidores que venham ter com ele apressadamente. Pois dentre os quedeveriam sair e propagar o evangelho, já havia os que de antemão, por saberem que não seria fácil, já haviam abandonado a incumbência. Houve um em especial que trouxe sérios desconfortos ao Apóstolo, um certo Alexandre, também chamado de latoeiro e um tal de Himeneu. Estes, se corrompendo, começaram a mencionar outra fé, corrompendo a si próprios eos demais, Razão pela qual vieram causar sérios problemas ao ministério dePaulo. Eis que isto levou o homem de Deus a indignar-se, a ponto de os ter entregue à Satanás, pedindo que Deus dessepaga por suas obras.

Mas Paulo dá instruçõesa Timóteo e que este instrua àqueles que ouviriam deste evangelho, assim:

1ª Timóteo 2.1 à 4 : Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Seja a nossa palavra moderada diante dos homens, considerado a todos com amor, sabendo que tanto o Senhor nosso é o Senhor do nosso irmão e nos julgara conforme o nosso conhecimento e nossas obras.

Não sejamos justos demaisaos nossos próprios olhos,sob pena de sermos em maior medida cobrados.

Esta é Palavra e digna de toda aceitação.

Valdir Carvalho – Cascavel- Pr, 14.10.2008


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


Pasma Imaginação

Como Amar? Como Ter Paz?

A Justiça Do Reino De Deus

Apelo Para O Senhor

Chaves Espirituais

O Chão

O Salmo 23 Explicitado