Interdisciplinaridade



Foi na metade da década de 60 que surgiu a interdisciplinaridade, mas especificamente na França e na Itália.. A década de 60 foi um período marcado pelos movimentos estudantis, onde existia uma busca muito grande por questões de ordem social, política e econômica da época. E no final da década de 60 a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e foi logo influenciando a LDB (Leis de Diretrizes e Bases) N° 5692/71. Cada vez mais a interdisciplinaridade foi ganhando força e mais ainda com nova LDB Nº 9394/96 junto com os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais).

Mesmo influenciando bastante na legislação e nos parâmetros, a interdisciplinaridade ainda é muito desconhecida.Por isso quando falamos em interdisciplinaridade estamos falando de interação entre as disciplinas ou áreas do saber.

Existem outros termos como: transdisciplinaridade, multidicisplinaridade, pluridisciplinaridade que geram uma ambigüidade que precisam ser discutidas, porém ficará para uma próxima etapa, pois hoje o nosso foco éa interdisciplinaridade.

Podemos dizer que e interdisciplinaridade é o eixo integrador onde as disciplinas são trabalhas interligadas e não fragmentadas. Tudo dentro de um objetivo e interesse comum.

Mesmo existindo ambigüidade nos termos citados acima, a interdisciplinaridade também possui variantes dentro de um conceito polissêmico. Observe a seguir uma classificação dos tipos de interdisciplinaridade:

Interdisciplinaridade heterogênea (enciclopedismo), Pseudo-Interdisciplinaridade (metadisciplina; modelo teórico ou marco conceitual), Interdisciplinaridade auxiliar(Toma o método ou procedimentos emprestados de outra disciplina), Interdisciplinaridade compósita ( É trabalhada de fato quando ocorre problemas sócias como guerra e fome. Tenta reunir várias especialidades para buscar soluções) e Interdisciplinaridade unificadora (Integraçãodos domínios das disciplinas. Ex.: aBiologia ganha domínio da Física para formar a Biofísica).

Diante destes tipos de interdisciplinaridade pode-se perceber que a mesma tem uma função instrumental, ou seja,não é uma nova disciplina e sim uma integração entre as disciplinas. E praticando a interdisciplinaridade todos saem ganhando, pois trabalha o diálogo, a cooperação e a participação de todos dentro de um propósito em comum, influenciando comportamentos, ações e projetos pedagógicos.

A interdisciplinaridade é rica e precisa apenas ser mais trabalhada dentro da sala de aula ou até mesmo fora dela. Seus passos são trilhados pelo PPP - Projeto Político Pedagógico – da escola. E se olharmos a nossa volta estamos a todo momento interdisciplinarizando com várias áreas do saber e não nos damos conta.

CURIOSIDADE: Hilton Japiassu foi um dos pioneiros da interdisciplinaridade no Brasil.

Rosana Oliveira&Dolores Coutinho

Pedagoga, Pós Graduada em Docência do EnsinoPedagoga,Pós Graduadaem Supervisão

Superior e Psicopedagoga em formação.Escolar e Psicopedagoga em formação


Autor: Rosana da Silva Oliveira


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