A Necessidade da Educação Ambiental



A educação ambiental tem uma função importante a cumprir na realidade habitual do cidadão, não apenas para o exercício da sua cidadania como também para o desenvolvimento do pensamento crítico, assegurando um papel ativo dos mesmos no desenvolvimento e progresso da sociedade.

Educar ambientalmente significa mostrar e ensinar as pessoas comportamentos ambientalmente corretos que podem ser aplicados diretamente no cotidiano, sempre visando a sustentabilidade mundial.

Desempenha e multiplica conhecimentos técnicos e científicos na medida em que o pensamento e as atitudes eco-sustentáveis são implementadas no pensamento crítico de cada cidadão.

Cabe reconhecer a necessidade de uma boa conduta na educação ambiental. Esta conduta vem de encontro com a transformação do pensamento coletivo em relação ao meio ambiente. Com as crescentes pressões antrópicas a educação ambiental torna-se cada vês mais importante para a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e conservação da natureza.

Formar cidadãos conscientes, capazes de discernir entre o certo e o errado, que multipliquem idéias e soluções ambientais é um grande desafio.

Em um mundo em que a desigualdade social ainda é significativa, como fazer então para que as pessoas pensem também no ambiente em que vivem?

Isto ainda é uma tarefa difícil, mas não de impossível concretização. Ainda tímida, a educação ambiental vem ocupando o seu lugar nas escolas, empresas, casas... Cada aprendiz dissemina suas idéias e aprendizados criando assim uma corrente que tende a aumentar a cada momento. A educação ambiental então transcende para outros lugares na sociedade.

A consciência de cada cidadão e o prazer em repassar a agir da forma correta vem ajudando na atualização de nossa sociedade. O que era uma atitude normal, como por exemplo jogar lixo nos mananciais, em tempos remotos, hoje para a sociedade não é uma atitude ética, muito menos normal. Muitas vezes se depara ainda com comportamentos desta natureza, o que é lastimável. Mas a tendência hoje dos cidadãos é recriminar e muitas vezes usar dos instrumentos legais para denunciar ou parar com aquela atitude.

A educação ambiental é necessária e pode mudar muitas coisas e atitudes nas escolhas de cada membro da sociedade atual. É necessário que todos dêem por conta que o problema ambiental existe é uma questão importante, pois afeta não só esta sociedade, mas a que estará a ser formar daqui pra frente. Cabe a cada pessoa rever seus hábitos e se adequar à nova realidade permitindo que o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental se tornem um hábito e não uma obrigação.


Autor: Nathalie Gaioti


Artigos Relacionados


Preservação E Conservação Dos Recursos Naturais Através Da Educação Ambiental

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

A Importância Da Educação Ambiental Na Educação Infantil

EducaÇÃo Ambiental: Refletindo Sobre As Ações Da Lei Nº 9.795/99

A Construção De Valores Na Educação

A Conscientização E O Desenvolvimento Sustentável

A Função Da Escola E Da Educação