Peculiaridades da Língua Inglesa



Mais do que visível hoje é a presença, a influência e a adoção do inglês como língua dos negócios, da tecnologia, das artes, da propaganda, enfim, da intercomunicação mundial.

Os bebês já nascem escutando sucessos musicais norte-americanos ou britânicos ou artistas estrangeiros que têm suas produções propagadas pelo mundo todo porque as lançam em inglês. A maior indústria de filmes no mundo é a hollywoodiana. Os termos técnicos, especialmente relacionados à programação de computadores e internet são em inglês. Se contarmos os estrangeirismos mais usados atualmente, a maioria tem origem no inglês.

Por quê? Talvez os Estados Unidos da América seja o país mais poderoso do mundo. Pode ser.

Mas destaca-se o inglês por sua praticidade no tocante à ausência de numerosas flexões e declinações dos substantivos, dos adjetivos, dos verbos, e uma sintaxe às vezes tão complexa como as presentes nas línguas românicas e no alemão.

Uma particularidade do vocabulário inglês, que pode ser vantajoso e por outro lado causar muitas surpresas e indignações, é o fato de muitas palavras terem demasiado número de traduções na nossa língua, que, vistos no dicionário parecem exigir uma super-memória para lembrá-las. Mas nada que uma contextualização muito conveniente não resolva.

Falando em contextualização, outra característica é que todas as classes de palavras inglesas são muito flexíveis. Podemos usar uma mesma palavra que ganha significados diferentes em contextos diferentes. Por exemplo, o verbo "to run" (correr) é usado nas frases:

I run 3 miles every morning.
(Eu corro 3 milhas toda manhã)

My father runs a company downtown.
(Meu pai dirige uma empresa no centro)

The girl ran her fingers through her hair.
(A garota passou os dedos pelo cabelo)

The play ran for two years.
(A peça ficou em cartaz por dois anos)

The dog was run over by a car.
(O cachorro foi atropelado por um carro)

As traduções "correr", "administrar", "passar os dedos", "ficar em cartaz" e "atropelar" são algumas das várias possíveis traduções para o verbo "to run". E aí está a contextualização para mostrar sua ajuda para memorizá-las.

Mas podemos observar que, essencialmente, o verbo "to run" guarda nessas utilizações a mesma idéia de movimento ou continuidade de uma ação. Portanto, salvo exceções, as palavras inglesas costumam conservar um sentido, uma idéia essencial, embora possam assumir traduções aparentemente um pouco divergentes entre si.

Por isso, o inglês já foi comparado com o chinês. Do mesmo modo que os ideogramas chineses, invariáveis na forma e versáteis no emprego na frase, as palavras inglesas muitas vezes funcionam como os ideogramas, portando concepções, significados essenciais, apesar de receberem definições diferentes quando seu uso é restrito.

O inglês é muito receptivo em relação a estrangeirismos. O vocabulário inglês é composto de muitas raízes anglo-saxãs, uma grande porcentagem de raízes latinas e muitas palavras de origens de outras línguas, muitas que são inseridas no dicionário inglês sem nenhuma adaptação como "feng-shui", "guru", "kimono" (estas presentes no português também) e algumas que trazem consigo até suas declinações da língua de origem como basis – plural: bases, phenomenon – plural: phenomena, locus – pl: loci.

Por essa praticidade e muitas outras vantagens é que você vai encontrar gente em toda e qualquer parte do mundo que fala inglês. Seja como língua oficial nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Irlanda, ou como segunda língua oficial na Índia, Nigéria, Filipinas ou como língua estrangeira padrão no Brasil e a maioria dos países, o inglês está presente e é usado a cada dia mais como língua veicular e língua franca de todos os moradores do planeta.


Autor: Danilo Martelli


Artigos Relacionados


Curso Inglês - Prioridade ?

Falar Inglês De Verdade

Por Que Falar Inglês Se Tornou Imprescindível

A InfluÊncia Da MÚsica Na FormaÇÃo Dos Jovens E No Processo De Ensino-aprendizagem De LÍngua Inglesa

Dicas Para Escrever Bem Em Inglês N 03

Conteúdos Essenciais Para Uma Metodologia Da Produção De Textos

Conheça As Vantagens De Fazer Um Curso De Imersão Em Inglês