Livro Didático, Um Produto da Cultura Escolar



Orlando José de Almeida Filho

Dia 27 de fevereiro é o dia nacional do livro didático. O programa do livro didático foi criado em 1938 no governo Vargas. Até esse período (décadas de 1920 e 1930) a produção de livros didáticos no Brasil era tímida. Muitos dos livros didáticos vinham de outros países e eram traduzidos sem levar em consideração a realidade nacional. O objetivo do livro didático é levar o conhecimento sistematizado ao aluno, organizar pedagogicamente o trabalho discente e, em muitos casos, ajudar o professor a encaminhar as aulas pelo fato de ser o único material de acesso discente.

Mas afinal de contas o que é o livro didático? É um objeto material e as idéias, sentimentos, valores transmitidos por ele só ganham existência no livro impresso. Pensar o livro didático em sua materialidade implica em tomá-lo como objeto cultural e, ao mesmo tempo, como mercadoria que, segundo economistas, se define por seu duplo valor: o de uso e o de troca.

Produto da indústria cultural, o livro imaginado percorre um longo caminho até transformar-se em livro impresso. Este ciclo vital envolve o trabalho de um conjunto numeroso de profissionais: autor, editor, copidesque, ilustrador, revisor, diagramador, impressor, distribuidor, divulgador, leitor, entre outros.

Para a pesquisadora Lajolo, didático"é o livro que vai ser utilizado em aulas e cursos, que provavelmente foi escrito, editado, vendido e comprado, tendo em vista a utilização pelo aluno.Assim, para ser considerado didático, um livro precisa ser usado de forma sistemática, no ensino" ou seja, utilizado pelo aluno em sala de aula.

O historiador da cultura Roger Chartier nos informa que o livro didático, por sua vez, é separado por capítulos com temas didaticamente estruturados em textos, imagens, fotos, iconografia, gravuras, gráficos, atividades, chamadas conceituais ou explicativas de autores clássicos e/ou pesquisas recentes, mapas, letras de diversos tamanhos e com fontes diferentes, letras de músicas, poemas, caricaturas e ilustrações diversas, contendo em cada página numerações que possibilitam a identificação de determinados temas e/ou conteúdos. É composto por diversas cores e permeados por pequenos textos explicativos à margem esquerda ou à direita dos textos maiores ou na parte superior ou inferior de cada página. Os cadernos são costurados ou colados entre si e encadernados, determinando, também, um formato, espessura e tamanho.

Por tudo isso, Choppin nos esclarece que o livro didático é"um instrumento pedagógico inscrito em uma longa tradição, inseparável tanto na sua elaboração como na sua utilização das estruturas dos métodos e das condições do ensino de seu tempo".

Por fim,esse objeto também é importante por seu caráter político e cultural, na medida em que ele, muitas vezes, reproduz e representa uma interpretação e leitura da ciência e da história numa determinada sociedade.


Autor: Orlando Almeida


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