Proposta de Treinamento e Desenvolvimento para Agentes de Viagem



Introdução: O mercado do turismo em geral, in loco as agências de viagens, encontram-se cada vez mais rigorosos em busca de aprimoramento de pessoas e profissionais capacitados, com isso, percebe-se a importância em buscar instrumentos, ferramentas e técnicas para um melhor desenvolvimento e atuação dos agentes de viagens. A capacitação do agente de viagem através de treinamentos objetivando o crescimento pessoal e o desenvolvimento da empresa.

Objetivos: Apresentar um programa para capacitar e treinar o agente de viagem para um mercado competitivo, fazendo com que este, possa se destacar sobre as novas tecnologias e mudanças de mercado, desenvolvendo-se através de treinamento, habilidades humanas, liderança, comunicação e motivação profissional; além de eficiência e eficácia nos serviços prestados.

Materiais e Métodos: Aplicação de questionário com pesquisa qualitativa específico para agentes de viagens sob diversos aspectos e posição no mercado do turismo, sua rotina dentro do ambiente de trabalho, levando em conta o que agentes pensam sobre o processo de treinamento e o que gostariam de melhorar em seu desempenho como profissional. O questionário com 10 (dez) questões fechadas e 8 (oito) com múltipla escolha, dissertativas. Aplicado em 50 (cinqüenta) agências da região norte do Paraná, respondido por dois agentes de cada empresa totalizando 100 questionários.

Análise estatística: Foram avaliados escolaridade, tempo de trabalho, conhecimentos de Sistemas de Distribuição Global (GDS), Idiomas, Roteiros Nacionais e Internacionais, quantidade de treinamentos realizados, participação em eventos, cursos e afins, dificuldades na rotina de trabalho, entre outros conhecimentos específicos.

Resultados: As dificuldades destacadas na pesquisa: emissão de roteiros internacionais, falta de conhecimento de outros idiomas, deficiência em realização de treinamentos periódicos, operação de GDS, falta de atualização e aperfeiçoamento da profissão e incentivo da empresa que trabalha.

Conclusões: A capacitação desses agentes deve ser tratada como um investimento, pois o treinamento tem importante efeito sobre os empregados. É perceptível que o treinamento é peça fundamental para atender as exigências do mercado. Com isso, o presente trabalho buscou através de uma proposta de treinamento e desenvolvimento de agentes de viagens proporcionar ferramentas para um diferencial no atendimento e mostrar maneiras para que as agências através dessa proposta, possam aprimorar e aperfeiçoar os conhecimentos de seus colaboradores e consequentemente melhorar seu desempenho.

Palavras-chaves: Agências de viagens, T&D, Agentes de viagem.

Rodrigo Santos Martins da Silva; Ana Paula Guimarães.

FAP – Faculdade de Apucarana, Paraná.

Trabalho de Conclusão de Curso

Contato: [email protected]


Autor: RODRIGO SANTOS


Artigos Relacionados


Leitura: Aliada Da Vida Profissional

Serviços De Viagem à Delivery

Capacitação Profissional é Para Profissionais

A Perspectiva Construtivista De Ensino

Treinamento E Desenvolmento - Relacionamento Interpessoal E Oganizacional Dentro Uma Empresa

Personal Trainer: Pesquise Antes De Contratá-lo

Capacitação De Porta-vozes Deve Ser Prática Contínua