Bahá’u’lláh é o Prometido que Cristo disse Voltará na Glória do Pai!



Bahá'u'lláh, a Glória de Deus, o Senhor dos Exércitos, o Senhor dos Tempos, o Rei dos Reis, a Beleza Antiga, o Juiz, o Legislador, o Unificador, o Redentor da humanidade, o Prometido dos Prometidos, o Autor dos paradigmas divinos da era áurea da humanidade. Nascido de família nobre, com ancestrais que remontavam às grandes dinastias do passado imperial da Pérsia, em Teerã, entre a alvorada e o nascer do sol do dia 12 de novembro de 1817, Mirza Husayn 'Ali era o nome que recebeu de seus pais. Depois recebeu outros títulos, entre eles, Bahá'u'lláh (Glória de Deus). Era o filho mais velho de Mírza Abbás de Núr, um ministro da corte do Xá.

À medida que Mirzá Husayn-'Ali crescia, espalhava-se cada vez mais a fama de Sua inteligência aguçada, Sua mente alerta, Seu caráter ilibado, Sua benevolência, compaixão e natureza bondosa. "Nunca freqüentou colégio ou escola, sendo-lhe dada em casa pouca instrução que recebeu. Não obstante, mesmo em criança mostrou grande sabedoria e conhecimentos admiráveis. Quando Bahá'u'lláh era ainda moço, Seu pai morreu, deixando-o responsável pelos irmãos mais jovens e pela direção das extensas propriedades da família.

Sobre a Sua infância, 'Abdu'l-Bahá, Seu filho mais velho, escreveu:

"A Abençoada Perfeição, Bahá'u'lláh, pertencia à nobreza persa. Desde infância distinguiu-Se entre Seus parentes e amigos. Diziam: Esta criança tem um poder extraordinário. Em sabedoria, inteligência e como fonte de um novo conhecimento, Ele Se mostrava bem à frente da Sua idade e era superior aos Seus contemporâneos. Todos que O conheciam ficavam abismados com Sua precocidade. Era comum dizerem: Tal criança não viverá, pois era comumente aceita a crença que crianças precoces não chegavam à maturidade". 1

Quando tinha quatorze anos, Seu entendimento raro, Seu poder de argumentação, Sua capacidade de exposição inigualável, sua forma gentil e calma, já eram bem conhecidos em todos os círculos.

'Abdu'l-Bahá escreve sobre esta fase da Sua vida:"Ninguém entrava em Sua presença sem ficar profundamente impressionado com Seu poder. Os homens cultos que se aproximavam dEle ficavam abismados com Seu conhecimento. Embora Ele nunca tenha estudado em escolas ou recebido instruções de qualquer pessoa, no entanto, Seus ensinamentos são a alma desta era", pois, "O sol emana luz de si mesmo, não tirando sua luz de outras fontes. Os Instrutores Divinos possuem luz inata. Têm conhecimento e compreensão sobre todas as coisas no universo. O mundo recebe a luz que dEles emana. Através dEles, as artes e as ciências são reavivadas em cada era". 1

Bahá'u'lláh mesmo afirma: "O conhecimento corrente entre os homens, eu não estudei, suas escolas não freqüentei...".Isto porque, naqueles dias, os filhos de lares da nobreza recebiam educação sobre matérias que se adequassem às suas posições na vida, tais como montar a cavalo, usar uma arma, manejar a espada, caligrafia, conhecer as obras dos grandes poetas clássicos de sua terra, um bom conhecimento do Livro Sagrado O Alcorão e boas maneiras.Em outra passagem Ele afirma ainda: "Este Injuriado não freqüentou nenhuma escola, nem assistiu as controvérsias dos eruditos. Por minha vida! Não por Minha própria vontade Eu Me revelei, mas Deus, por Sua própria escolha, Me Manifestou". 1

Ele era capaz de resolver os problemas mais difíceis e de responder as perguntas mais complicadas e profundas. No entanto, apesar de Seus extraordinários poderes, nunca buscou posição ou proeminência. Quando seu pai faleceu, solicitaram a Bahá'u'lláh que seguisse seus passos e assumisse a posição que ele tinha na corte do rei. Mas Ele recusou. Não estava interessado em títulos e honrarias deste mundo. Seu interesse estava em defender os pobres e proteger os necessitados.

Bahá'u'lláh, recusou a carreira ministerial que lhe foi oferecida no governo, preferindo, em vez disso, dedicar as energias a uma série de atividades humanitárias, pelas quais conquistara, por volta de 1840, amplo renome como o "Pai dos Pobres". Essa existência privilegiada decaiu rapidamente após 1844, quando Bahá'u'lláh tornou-se um dos principais defensores de um movimento destinado a mudar o curso da história da humanidade.

Ele casou-se aos 18 anos com Asiyih Khánum, cunhada da Sua irmã mais velha, jovem atraente, vivaz e muito linda, a quem Ele deu o título de Naváb, e a chamou "A Folha Mais Sublime". Seu lar tornou-se um refúgio para todos. A ninguém era negada hospitalidade. Naváb, mãe amorosa de 'Abdu'l-Bahá (O Servo de Deus), de Bahieh (A Folha Mais Sagrada) e de Mirzá Mihdí (O Ramo Mais Puro).

Ele foi a pessoa que mais sofreu as injustiças e maltrato dos homens. Tiraram dEle a posse de todas as suas propriedades, depois foi perseguido, torturado, despojado da sua terra natal e exilado para Iraque (12 anos), Constantinopla (4 meses), Adrianópolis (5 anos), e por fim para Akka (até final da sua vida). Estas perseguições que duraram mais que 40 anos mostram a importância da sua missão.

A Masmorra Negra e a Donzela do Céu

A missão de Bahá'u'lláh teve início em uma masmorra negra (Síyáh-Chál) em Teerã, em agosto de 1852, onde estava preso. Então se iniciava uma jornada de 40 anos de perseguição liderada por dois governos: da pérsia e Otomano e lideres religiosos muçulmanos.

No Síyáh-Chál, Deus tornou conhecida a Bahá'u'lláh Sua grandiosa Posição. Sob tão terríveis circunstâncias, o "Mais Elevado Espírito" revelou-se. Primeiro em sonho, dizendo: "Em verdade, Nós te faremos vitorioso por Ti mesmo e por Tua pena. Não Te lamentes por aquilo que Te sucedeu, nem tenhas medo, pois estás em segurança. Em breve, Deus erguerá os tesouros da terra – homens que Te ajudarão por Ti mesmo e por Teu Nome, meio pelo qual Deus revificou o coração daqueles que O reconheceram". 4

Depois Ele viu a Donzela do Céu suspensa diante dEle, falando a Seu ser interno e externo, referindo-Se a Ele como o Mais-Amado dos mundos, A Beleza de Deus, e o poder da soberania de Deus. Bahá'u'lláh descreve como a Donzela, simbolizando o "Mais Elevado Espírito", apareceu a Ele:

"Enquanto mergulhado em amarguras, ouvi uma voz, a mais doce e maravilhosa, a chamar sobre Minha cabeça. Voltando Meu rosto, vi uma Jovem – personificação do nome do Meu Senhor – suspensa no espaço diante de Mim. Tão jubilosa estava em sua própria alma, que o Seu semblante irradiava a graça Divina e Suas faces inflamavam-se com o esplendor do Todo-Misericordioso. Pairando entre o céu e a terra, fez uma exortação que cativou o coração dos homens. Deu-Me a conhecer as boas novas que alegraram todo o Meu ser e as almas dos honrados servos de Deus. Apontando para a Minha cabeça, dirigiu-SE a todos os que estavam no céu e a todos os que estavam sobre a terra, dizendo: "Por Deus! Este é o Mais Amado em todos os mundos, mas ainda não compreendeis isso! Ele representa a Formosura de Deus entre vós e o poder de Sua soberania em vosso seio – saberíeis, se vos o fosse dado aentender! Este é o Mistério de Deus e Seu Tesouro, a Causa de Deus e Sua Glória, para todos os que estão nos domínios da Revelação e nos reinos criados – saberíeis, se estivésseis entre aqueles que percebem!" 4

Assim, da escuridão do Poço Negro surgiu o Sol da Verdade. A promessa do Ponto Primaz (o percurso de Bahá'u'lláh) havia sido cumprida e a Revelação Bahá'í nasceu.

Após quatro meses de prisão e tentativa de envenena-Lo sem sucesso, as autoridades não tiveram outra escolha a não ser libertar Bahá'u'lláh da prisão, na condição de que deixasse imediatamente o país, partindo para o exílio.

As condições desumanas da prisão, as pesadas correntes no pescoço e finalmente o veneno O haviam deixado em tal estado acamado, que teve de ficar sob cuidadoso tratamento. As cicatrizes deixadas pelas correntes em seus ombros e pescoço permaneceram até o fim da Sua vida. Após um mês partiu com a família e seguidores para o exílio em Bagdá, cidade do Império Otomano, hoje capital do Iraque.O Irã privara-se então, da graça da presença de Bahá'u'lláh, forçando-O partir para nunca mais retornar à Sua terra natal. Assim, o Redentor do mundo saiu de seu meio. Ele que fora amado e respeitado por ricos e pobres, por grandes e humildes, por príncipes e aldeões, igualmente, era agora abandonado pelo mesmo povo sobre o qual Ele abundantemente derramara misericórdia e amor, justiça e caridade, em todos os momentos. Foram três meses de viagem em meio a um inverno rigoroso e privados de suprimentos. 4

O crescente prestígio de Bahá'u'lláh em Bagdá não passou despercebido pelos inimigos da Fé. Promoviam maldades contra Bahá'u'lláh, faziam intrigas, caluniavam-No perante as autoridades, até que, na primavera de 1863, após dez anos em Bagdá, surge uma nova crise. Ao aproximar-se o fim de Sua estada em Bagdá, Bahá'u'lláh começou a fazer referência às provas e dificuldades que estavam por vir.

O Festival do Ridván

Em 21 de abril de 1863, Bahá'u'lláh proclamou ao mundo que "A revelação que desde tempos imemoriais tem sido aclamada com o propósito e promessa de todos os Profetas de Deus, e o desejo mais acariciado de Seus Mensageiros, foi agora revelada para os homens." Quando Bahá'u'lláh fez este maravilhoso pronunciamento, encontrava-se prisioneiro nas mãos de dois poderosos monarcas e estava sendo exilado para Constantinopla. Assim, Ele se apresentou como o Manifestante Divino para esta época e foi o autor dos princípios que levariam a humanidade à sua idade áurea:

Nas proximidades de Bagdá havia um lindo jardim de rosas, e a rosa era a flor favorita de Bahá'u'lláh. Na manhã de 21 de abril de 1863 Ele deixou a cidade, dirigindo-Se para aquele jardim, e foi ali, naquele dia, que Bahá'u'lláh declarou a Sua Missão, proclamou que era o Manifestante de Deus para este Dia. Aquele era o Dia dos Dias, para o qual o Ponto Primaz (Báb) havia preparado. O próprio Bahá'u'lláh, afirmou que naquele dia "..todas as coisas criadas foram imersas no mar da purificação..."Bahá'u'lláh permaneceu naquele jardim, hoje conhecido como o Jardim do Ridván, por doze dias, antes de partir como prisioneiro, para Constantinopla. Por séculos vindouros, o período de 21 de abril a 2 de maio será celebrado como o Festival do Ridván, o aniversário da Declaração de Bahá'u'lláh e de Sua Revelação que abarca o mundo. 4

A Jornada dos Exílios

Em Constantinopla Bahá'u'lláh, Sua família e um pequeno grupo de crentes que O acompanhavam permaneceram por apenas quatro meses. Daí Ele foi banido para Adrianópolis, o Seu terceiro exílio como prisioneiro do Império Otomano, onde permaneceu por quatro anos e meio. Este período, novamente, foi de crises dolorosas e de esplêndidas vitórias. À medida que crescia a influência de Bahá'u'lláh o fogo do ciúme queimava mais fortemente no coração dos inimigos. Neste período mais uma vez tentaram envenenar Bahá'u'lláh e, embora Ele tenha Se recuperado, ficou com a mão trêmula até o fim de Sua vida.Porém, foi de Adrianópolis que Ele enviou muitas de Suas Epístolas dirigidas aos reis e governantes do mundo, proclamando universalmente a Sua Missão, e convocando-os a defenderem a causa da justiça e fazer cessar a miséria e a guerra.

Dentre aqueles do mundo ocidental a quem Bahá'u'lláh escreveu estavam: Alexandre II, o Czar da Rússia; Francisco José, Imperador da Áustria; Napoleão III, imperador da França; O Papa Pio IX; A Rainha Vitória da Inglaterra; William I, rei da Prússia.Em Sua Mensagem Ele proclama:

"Ergueu-se o Tabernáculo da Unidade. Não vos considereis uns aos outros como estranhos... Sois os frutos de uma só árvore e as folhas do mesmo ramo... Que o homem não sevanglorie de amar apenas seu país, mas que ele se vanglorie de amar a sua espécie. A Terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos". A Lei universal de Bahá'u'lláh e o princípio fundamental de Sua Revelação é a Unidade – a Unidade de Deus, a Unidade da Religião, e a Unidade da Raça Humana." 6

Akká a Cidade-Prisão

Em viagem de terra e mar, o próximo e último desterro de Bahá'u'lláh foi para a cidade-prisão de Akká, na Palestina, utilizada pelos otomanos como lugar de exílio para criminosos e agitadores. Foi dito na cidade que os prisioneiros recém-chegados eram inimigos do Estado, de Deus e de Sua Religião. O Sultão determinou rígido confinamento e expressava que as duras condições de Akká levassem ao extermínio de Bahá'u'lláh e Seus companheiros. A ordem emitida pelo Sultão fora lida publicamente na mesquita, ficando entendido por todos que aqueles persas tinham sido condenados à prisão perpétua e que nenhuma associação com eles era permitida.

Muitos crentes da Pérsia fizeram longa viagem até Akká, muitas vezes a pé, na esperança de serem admitidos a Sua Santa Presença.Impossibilitados, ficavam a uma boa distância, olhando Sua prisão, contentes em conseguir mesmo um vislumbre de Sua figura, através das barras de sua janela. Um aceno de Sua abençoada mão era recompensa suficiente pelos meses de viagem, e a maioria voltava, então, para casa, gratos pela bênção que haviam recebido.

O banimento para Akká foi o cumprimento das profecias do passado. Seria em Akká que o Sol da Verdade brilharia por vinte quatro anos em todo o Seu esplendor. Ele já havia aludido em uma Epístola, o Seu banimento para Akká, dizendo: "Ao chegarmos, fomos recebidos com estandartes de luz, e com isso exclamou a Voz do Espírito, dizendo: "Breve se alistarão sob estes estandartes todos os habitantes da terra".

Com o tempo o povo de Akká veio a reconhecer a inocência deste pequeno grupo de exilados da Pérsia, e as condições de seu confinamento foram abandonadas. Bahá'u'lláh pode agora passar algum tempo no campo e apreciar a beleza e o verde da natureza que tanto amava.

Ele, mais tarde, visitou o Monte Carmelo, na cidade de Haifa, indicou a 'Abdu'l-Bahá o lugar onde, mais tarde, o Santuário do Seu Precursor, o Ponto Primaz, a Sua Santidade o Báb deveria ser construído. Nas suas proximidades seria estabelecida A Casa Universal de Justiça, o centro espiritual e administrativo da Fé Bahá'í.

Os últimos anos da vida de Bahá'u'lláh foram passados na Mansão de Bahjí, adquirida por 'Abdu'l-Bahá para o Seu Amado Pai, nas cercanias de Akká. Agora Bahá'u'lláh era reverenciado e respeitado quanto um rei por todas das regiões circunvizinhas. Até mesmo as autoridades da região vinham a Ele para pedir Seus conselhos e orientações.

O Kitáb-i-Aqdas, o Livro Sacratíssimo da Sua Dispensação, foi revelado em 1873, nesta última fase do Seu exílio.

Bahá'u'lláh revelou a Palavra de Deus à humanidade durante quarenta anos, dotando o mundo do ser, com ilimitadas potencialidades, o desenrolar das quais levará ao soerguimento de uma civilização de inimaginável beleza.

Sua ascensão se deu ao raiar da aurora do dia 29 de maio de 1892, aos 75 anos de Sua vida. O Seu passamento foi comunicado ao Sultão por telegrama e a mensagem começava com estas palavras: "O Sol de Bahá se pôs...". Seu próprio Sepulcro está situado ao lado da Mansão de Bahjí nas vizinhanças de Akká, hoje circundado por lindos jardins, e é o mais sagrado Lugar da Terra, o Qiblih, Ponto de Adoração e de peregrinação do povo de Bahá.

Ele afirma que através deste revelações a humanidade recebeu uma nova vida:"Pelo movimento de Nossa Pena de Glória, e a mando do Ordenador Onipotente, temos insuflado uma nova vida em cada corpo humano e todos as coisas criadas proclamam as evidências desta regeneração mundial."E ainda,Ele, garante,o poder e potência das Palavras de Deus: "Cada palavra que procede dos lábios de Deus é dotada de tal potência que pode instilar nova vida em todo corpo humano."

 

Surgimento de "Uma Nova Raça de Homens"

As leis, decretos e princípios citados, em conjunto, criam um modelo novo para o desenvolvimento da humanidade, um modelo que tambémgeraria nova civilização de natureza inconcebível no dia de hoje.

"Efetuar uma transformação no inteiro caráter da humanidade, uma transformação que se manifeste tanto externa como internamente e que afete tanto a vidainterior como as condições exteriores ." 6

Os escritos de Bahá'u'lláh abrangem um largo espectro de assuntos, que vão desde temas sociais, como a integração racial, a igualdade dos sexos e o desarmamento, até as questões que afetam a vida mais íntima da alma humana.

"Um ponto central dos escritos de Bahá'u'lláh é a exposição dos grandes temas que têm preocupado os pensadores religiosos de todas as épocas; Deus, o papel da Revelação na historia, a relação entre os sistemas religiosos mundiais, o significado da fé e a base da autoridade moral na organização da sociedade humana."4

Realmente, o que se pode observar é que o poder de uma nova manifestação divina e a influência da palavra de uma nova revelação faz com que as novas leis e decretos divinos se estabeleçam na Terra, independente da vontade dos homens. Bahá'u'lláh comparava o aparecimento das Revelações Divinas ao retorno da primavera. Os Mensageiros de Deus não são educadores, embora seja essa uma de suas funções principais. Mais do que isso, o espírito de Suas palavras, juntamente com Seu exemplo de vida, tem a capacidade de tocar as raízes da motivação humana e induzir transformações fundamentais e duradouras. Sua influência abre novos domínios de compreensão e realizações. Bahá'u'lláh afirma:

"Cada palavra que procede dos lábios de Deus é dotada de tal potência que pode instilar nova vida em todo corpo humano. Todas as maravilhosas obrasque vedes neste mundo foram manifestadas mediante a operação de Sua suprema e excelsa Vontade, Seu Desígnio maravilhoso e inflexível. Com a simples revelação da palavra "Formador" efluindo de Seus lábios e proclamando Seu atributo ao gênero humano, tal força emana, que pode gerar, através de sucessivas eras, todas as múltiplas artes que as mãosdo homem podem produzir. Mal se pronuncia esta palavra resplandecente, quando suas energias animadoras, agitando-se dentro de todas as coisas criadas, dão origem aos meios e instrumentos pelos quais essas artes podem ser produzidas e aperfeiçoadas. Todas as admiráveis realizações que ora testemunhais são as conseqüências diretas da Revelação deste Nome." 6

A revelação divina, diz Ele, é a força motriz da civilização. Quando ocorre, seu efeito transformador na mente e na alma dos que são tocados por ela se reproduz na nova sociedade que pouco a pouco ganha forma a partir da experiência destes. Surge um novo foco de fidelidade, capaz de conquistar o comprometimento de pessoas do mais amplo espectro de culturas; a música e as artes adotam símbolos que transmitem inspirações muito mais ricas e maduras; uma redefinição radical dos conceitos de certo e errado torna possível a formulação de novos códigos de lei e conduta civil; novas instituições são concebidas para dar expressão a impulsos de responsabilidade moral anteriormente negligenciados ou desconhecidos. A nova cultura, à medida que se desdobra em uma civilização, assimila as realizações e conceitos das eras passadas em uma profusão de novas transformações. Os traços das culturas passadas que não podem ser incorporados se atrofiam ou são mantidos por uma parcela diminuta da população. A Palavra de Deus cria novas possibilidades tanto dentro da consciência individual como no plano das relações humanas.4

Algumas leis Reveladas por Bahá'u'lláh para esta época:

  • Recitar as orações Obrigatórias diariamente: "A oração é a água da vida; anima a existência e traz à alma boas novas e júbilo."
  • Observar o Jejum – No mês de jejum durante 19 dias: "Nós vos mandamos orar e jejuar desde o começo da maturidade; isso é ordenado por Deus, vosso Senhor e o Senhor de vossos antepassados." -"Fazei abstenção de alimento e de bebida do nascer ao pôr do sol e acautelai-vos para que o desejo não prive desta graça destinada a vós no Livro."
  • Incumbe a cada um de vos ocupeis em algum trabalho:"Considerar o trabalho executado em espírito de serviço à humanidade, como uma forma de adoração"
  • Abster-se de bebidas alcoólicas e do uso de drogas e entorpecentes: "É inadmissível que o homem, tendo sido dotado de razão, consuma aquilo que lha roube! Incumbe-lhe, sim portar-se de um modo digno da condição humana, e não conforme as iniqüidade das almas insensatas e inconstantes."

Uma Nova Vida em cada Corpo Humano

Como manifestante da nova era Bahá'u'lláh diz: "Este é o Dia em que os mais excelentes favores de Deus manaram sobre os homens, o Dia em que Sua graça todo-poderosa se infundiu em todas as coisas criadas." "Este é o Dia em que o Oceano da misericórdia de Deus se manifestou aos homens, o Dia em que o Sol de Sua benevolência irradiou sobre eles o Seu esplendor, o Dia em que as nuvens de Seu favor generoso têm amparado á sua sombra a humanidade."6

"Pelo movimento de Nossa Pena de Glória, e a mando do Ordenador Onipotente, temos insuflado uma nova vida em cada corpo humano e todos as coisas criadas proclamam as evidências desta regeneração mundial."5

Quando Bahá'u'lláh declara que com o "movimento de Nossa Pena" insuflamos uma nova vida, podemos entender que, além da bênção divina que foi derramada na face da Terra, foram os paradigmas por Ele estabelecidos, que iriam viabilizar esta nova vida e capacitar a humanidade a dar gigantescos passos na trilha do desenvolvimento e, assim, inaugurar a nova era.

A missão de Bahá'u'lláh no mundo é realizar a Unidade – Unidade de todo o gênero humano em Deus e através Dele. Mensageiros anteriores prenunciam uma era de paz na Terra e boa vontade entre os homens, e deram a vida para apressar o seu advento, mas todos eles declaram que essa abençoada consumação só seria realizada após a "Vinda do Senhor" nos últimos dias, quando os maus seriam julgados e os justos receberam sua recompensa.

O revolucionário modelo, traçado por Bahá'u'lláh é a unidade orgânica da humanidade. Afirma Ele:"Sois todos frutos de uma mesma árvore e as folhas de um mesmo ramo." ..."A Terra é um só país e os povos seus cidadãos."..."que o homem não se vanglorie pelo amor à pátria e sim pelo amor à sua espécie..." 07

Bahá'u'lláh, por outro lado, anuncia ser Ele o Prometido de todas esses Manifestantes Divino em cuja era o reinado da paz será realmente estabelecido. É uma afirmação única, sem precedente, mas está notavelmente em harmonia com os sinais dos tempos e com profecias de todos os grandes Profetas.

As Obras de Bahá'u'lláh

Bahá'u'lláh escreveu mais do que cem volumes de escrituras divinamente reveladas.Algumas das obras dEle são:

Kitáb-I-Iqan (O Livro da Certeza), O Kitáb-I-Aqdas (O Livro Sacratíssimo); Bishárát (Boas Novas); Law-I-Burhán (Epístola da Prova); Kitáb-I-Ahd (Lirvo do Convênio); Law-I-Hikmat (Epístola de Sabedoria); Law-I-Dunyá (Epístola do Mundo); Law-I-Aqdas (A mais Sagrada Epístola); Ishráqát (Esplendores); Tajallíyát (Fulgores); Law-I-Karmil (Epístola do Carmelo); As Palavras Ocultas (O Livro Oculto de Fátima); Os Sete Vales (A jornada de um peregrino em busca do ser Eterno); Kalimát-I-Firdawsíyyih ( Palavras do Paraíso ); Tarázát (Adornos); Asl-I-Kullu'l-Khayr ( Palavras de Sabedoria); As Orações e Meditações Revelados para: Ajuda, Proteção, Ensino, Desprendimento, Humanidade, Louvor e Gratidão, Perdão, Unidade, Remoção de Dificuldades, Cura, Jejum, Casamento, Qualidades Espirituais, e outros; Epístola do Fogo; A Proclamação de Bahá'u'lláh aos Reis e Lideres do Mundo

Algumas Palavras de Bahá'u'lláh

·A essência da fé está na escassez de palavras e na abundância de ações;

·A essência de tudo o que te temos revelado é a justiça;

·A origem de toda a erudição é o conhecimento de Deus;

·Purifica teu coração, para que dele possamos Nós fazer jorrarem fontes de sabedoria;

·O primeiro resplendor que despontou do horizonte do Livro Mater é que o homem deve conhecer a si próprio e reconhecer o que leva à sublimidade ou à humilhação, à gloria ou ao rebaixamento, à riqueza ou à pobreza.

·Nobre Eu te criei, mas tu te tens rebaixado Eleva-te, pois, àquilo para que foste Criado;

·Meu primeiro conselho é este: Possui um coração puro, bondoso e radiante, para que seja tua um soberania antiga, imperecível e eterna.

·O povo de Deus! Não vos ocupeis com vossos próprios afazeres; concentrai os pensamentos naquilo que possa reabilitar as fortunas da humanidade e santificar os corações e almas do homens.

·A melhoria do mundo pode ser realizada através de ações puras e boas, de conduta louvável e digna;

·A veracidade é a base de todas as virtudes humanas. Embelezai vossas línguas com veracidade, ó povo, e adornai vossas almas com o ornamento da honestidade;

·Que a demonstração de amizade unicamente com palavras, não vos satisfaças, deixai vosso coração encendiar-se de afetuosa bondade por todos aqueles que cruzarem vosso caminho;

A Finalidade da Religião

Quanto à finalidade da religião, Bahá'u'lláh afirma: "o propósito da religião é promover o desenvolvimento contínuo da civilização."E confirma que a ciência e a religião são dois aspectos da mesmarealidade, realidade esta que ora é configurada como matéria e ora como energia ou freqüência e, por vezes, atua como elo de ligação entre pessoas, como o amor e a bondade. Este conceito coloca a ciência e a religião como as duas asas para o progresso da humanidade.A nova visão admite a harmonia essencial da religião com a ciência e a razão. Este modelo revoluciona as idéias preconceituosas, quebra as paredes do fanatismo e torna a religião o principal instrumento do desenvolvimento humano. No livro de Tajallíyát, Bahá'u'lláh vê a ciência como asa para elevação do homem, do estado de ignorância para o de conhecimento.

O terceiro Tajallí "Concerne às ciências, artes e ofícios. O conhecimento é como asas para a vida do homem; é como uma escada pela qual ele possa ascender. Incumbe a cada um adquiri-lo. Grande, verdadeiramente, é a prerrogativa dos cientistase dos artífices entre os povos do mundo. Na realidade o conhecimento é um verdadeiro tesouro para o homem; é para ele uma fonte de glória, de graça, de júbilo e exaltação, de alegria e contentamento ." 9

O Desenvolvimento e os Princípios de Deus

Bahá'u'lláh afirma que: Sem a veracidade o progresso e o êxito, em todos os mundos de Deus, são impossíveis para qualquer alma.5

E afirma também que: A melhora do mundo pode ser realizada através de ações ouras e boas, de conduta louvável e digna.5

Depois de um intenso período de nacionalismo, já no final do século XX é que estão aparecendo, sob idéia de "globalização", os vislumbres do novo modelo planetário, definido por Bahá'u'lláh. Não obstante, o conceito foi introduzido por Ele nos meados do século XIX, quando não existiam os meios de comunicação e transporte, nem havia a imaginação sobre como seria a unificação da humanidade.

A questão da globalização é somente um dos frutos deste paradigma. Em inúmeros outros aspectos, acontecerão mudanças beneficias, especialmente a favor dos países menos favorecidos. Com esta concepção, a função da religião vai além da que até então foi consagrada.

"A religião deve ser a causa da unidade, harmonia e concórdia para a humanidade"."O desígnio fundamental que anima a fé de Deus e sua Religião é a proteção dos interesses e a promoção da unidade da raça humana; consiste em nutrir o espírito de amor e amizade entre os homens." 6

Além das determinações gerais que dizem respeito a assuntos sociais e de política mundial, Bahá'u'lláh escreve sobre problemas pessoais, saúde mental, desenvolvimento espiritual e regras individuais para disciplinar as futuras gerações. Por exemplo: Um dos problemas mais complexos do mundo atual é sustentar e manter a estabilidade econômica; esta questão afeta a saúde e felicidade de grande maioria das pessoas. Bahá'u'lláh estabeleceu uma lei, que, talvez, seja um dos paradigmas mais renovadores, com intuito de construir uma sociedade sadia. Ele determina o seguinte:

"É ordenado que cada um de vós se ocupe em alguma forma de trabalho – seja ofício, algum ramo de comércio, ou coisa semelhante. Benevolamente temos elevado vossa ocupação em tal trabalho ao grau de adoração a Deus". 9Afirma ainda "Sois as árvores de Meu Jardim; deveis dar frutos belos e maravilhosos, para que vós e outros sejam por eles beneficiados. Assim compete a cada um ocupar-se em ofícios ou profissões, pois o segredo da riqueza está nisso." 7

Esta orientação da fé Bahá'í mudará, e por sinal já mudou, o rumo do desenvolvimento da humanidade. Mas o paradigma que revolucionará o futuro é a modificação do conceito de adoração a Deus; agora, aos olhos de Deus, é considerada a verdadeira adoração, o trabalho com espírito de serviço à humanidade. Ele escreveu:

"Quando alguém se ocupa em um ofício ou uma profissão, a própria ocupação é considerada, aos olhos de Deus um ato de adoração." Continua "Dedicai-vos àquilo que a vós mesmos e aos outros possa trazer proveito." 7

Talvez seja difícil avaliar a profundeza dessas frases e suas infinitas influências positivas nos múltiplos aspectos da vida. Mas não é difícil prever como elas poderão corrigir as distorções hoje existentes em relação ao trabalho. Agora, sim, será implantada uma nova ética em relação ao exercício profissional e, naturalmente, com uma dupla função: trabalho como algo sagrado, como o próprio louvor a Deus, e de outro lado, profissionalismo e realização das potencialidades humanas.

Seguindo a mesma linha de pensamento, verifica-se que, da mesma forma que Moisés, para gerar os alicerces de uma civilização humana, longe de escravismo, defendeu uma série de regras que proporcionavam a criação dos governos e de justiça, da mesma forma, nesta revelação foi traçado por Bahá'u'lláh um conjunto de ações capaz de viabilizar os próximos passos da humanidade rumo ao progresso, medidas estas que inevitavelmente acontecerão, como vêm acontecendo.

Ao analisar as medidas anunciadas por Bahá'u'lláh, percebe-se rapidamente a necessidade das mesmas para o momento atual. Pode-se compará-las como pilares para a meta de unificação e globalização dos interesses das nações. Ainda, pode-se entendê-las como solução para os problemas complicados de um período de transição da humanidade, passando da fase de "juventude" para a de adulto.

Algumas das medidas propostas por Bahá'u'lláh

Algumas das medidas propostas por Bahá'u'lláh para esta transição são:

·Abolição da guerra santa.

·Permissão de casamento para os padres.

·Proibição da confissão dos pecados perantesereshumanos.

·Aquisição de conhecimento ¾ ciências e ofícios.

·Purificação do caráter do homem.

·Obrigação de se ocupar em algum trabalho.

·Liberdade de expressão do pensamento.

·Livre e independente busca da verdade.

·Adoção de uma língua auxiliar internacional.

·Lealdade aos governos.

·Obrigatoriedade da educação das crianças.

·Igualdade dos direitos da mulher e do homem.

·Educação do mundo para a justiça.

·Participação dos empregados no lucro de todas as transações de sua empresa.

·Eliminação de preconceitos de qualquer natureza.

·Unidade da religião ¾ convivência fraternal.

·Associação de todos os povos e raças do mundo.

·Realização da paz mundial ¾ unidade das nações.

As leis, decretos e princípios citados, em conjunto criam um modelo novo para o desenvolvimento da humanidade, um modelo que tambémgeraria nova civilização de natureza inconcebível no dia de hoje. Assim os fundamentos da educação, da política e da economia serão redefinidos e, então, novos conceitos nascerão para:

"Efetuar uma transformação no inteiro caráter da humanidade, uma transformação que se manifeste tanto externa como internamente e que afete tanto a vidainterior como as condições exteriores ."3

O Poder da Palavra de Deus – Os Decretos de Bahá'u'lláh

Grande maioria das mudanças já concretizadas na sociedade são princípios que Bahá'u'lláh determinou. Por exemplo, a igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres que foi alcançada nos meados deste século, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Mas o autor deste paradigma foi Bahá'u'lláh, e a primeira mulher a aderir nesta causa e levantar a bandeira da emancipação de mulheres no mundo foi Tahirih, em 1848, no Irã.

Ela era uma linda mulher, adornada pelas belezas exterior e interior, uma famosa poetisa e uma pessoa culta que estudou escondidamente aos olhos machistas e virou uma verdadeira erudita. Influenciada pelas palavras de Bahá'u'lláh, iniciou sua jornada em vários países e proferia palestras sobre a nova era, falava da potencialidade e espiritualidade da mulher que deverá ser lapidada e respeitada. Ela foi a primeira mulher que tirou o seu véu ¾ que era símbolo da pureza da mulher e entrou numa conferência para palestrar aos homens e se apresentar como a "pura".

Com seu ato, iniciou-se nova visão da pureza de mulher, uma pureza que não dependia do véu, nem do corpo e assim abalou a base da crença e dos rituais islâmicos da época. E ainda se iguala, a posição dos sacerdotesque até então tinham autoridade exclusiva para se dirigir ao público e proferir o discursos.

Ela foi a primeira mártir no caminho da emancipação das mulheres; aos trinta e cinco anos, foi enforcada e jogada num poço. Nabil, no livro "Dawn Breake", narra o seguinte:

" Ela foi a primeira sufragista-mártir. À medida que se aproximava a hora de sua morte, virou-se para um de seus guardas e declarou: "podereis matar-me assim que quiserdes, mas não podeis impedir a emancipação da mulher!"9

"Mariana Hainsch, a mãe de um dos presidentes da Áustria, diz: "O maior ideal do feminismo foi encarnado em Táhirih. "O comentarista Lord Curzon testifica:" O heroísmo da linda, mas desventurada poetisa, é um dos mais surpreendentes da historia moderna."Professor Browne, o orientalista britânico, disse que "O aparecimento de uma mulher como esta é, em qualquer país e em qualquer tempo, um fenômeno raro, mas em país tal como Pérsia é um prodígio, ainda mais, quase um milagre." "Esta nobre mulher", escreveu Dr. T. K. Cheyne, renomado pastor inglês, "tem a seu crédito o iniciar de uma série de reformas sociais na Pérsia." Nenhuma memória", afirma Sir Valentine Chirol, "é mais profundamente venerada, ou iluminada com maior entusiasmo do que de Táhirih, e a influência exercida em sua vida, é válida às representantes do sexo feminino."9

Assim como esta conquista foi possível pelo fulgor da palavra divina, com certeza muitos movimentos, filosofias, frentes novas, ideologias e quebras de fanatismo aconteceram ao longo da história que as pessoas comuns determinaram e muitos grupos defenderam os mesmos; mas que, indiretamente, eram inspirados por Palavras Reveladas por Deus. Espera - se que, através de pesquisa e estudo a humanidade se conscientize melhor sobre este fato.

Palavra Final

"O Propósito do Deus Uno e Verdadeiro ¾ Exaltada seja Sua Glória ¾ em se revelar aos homens, é por à vista aquelas jóias que jazem ocultas dentro da mina de seus próprios verdadeiros, mais íntimos seres. É da essência da Fé de Deus e de Sua Religião, neste Dia, que jamais deve ser permitindo às diversas comunidades da terra e aos múltiplos sistemas de crenças religiosa, promover sentimentos de animosidade entre os homens. Esses princípios e leis, esses sistemas firmemente estabelecidos e poderosos, procederamde uma mesma Origem e são os raios de uma só Luz. O fato de que diferem uns dos outros deve ser atribuído aos vários requisitos das épocas em que foram promulgados."Bahá'u'lláh

Referências Bibliográficas

01. Bahá'u'lláh e a Nova Era, John E. Esslemont, Editora Bahá'í, 1984.

02. Ladrão da Noite, William Sears, Rio de Janeiro, Editor Bahá'í, 1976, P. 14.

03. Os Rompedores da Alvorada, Editora Bahá'í, São Paulo, 1990, Volume I, II

04. Bahá'u'lláh, Office Public Information, New York, 1991, P. 5,6,17,33,34

05. O Advento da Justiça Divina, Shoghi Effendi,Editora Bahá'í, 1970, P. 117.

06. Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, Editora Bahá'í Rio de Janeiro, 1977, P. 95

07. Epístolas de Bahá'u'lláh, Editora Bahá'í, Rio de Janeiro, 1983, P. 34.

08. As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, Editora Bahá'í, Rio de Janeiro, 1984.

09. Release The Sun, William Sears, Publishing Trust, Nova Delhi, 1960, P. 126, 127

10. The Universal House of Justice, A prosperidade da humanidade,

11. O Kitáb-i-Aqdas, O Livro Sacratíssimo, Editora Bahá'í, Mogi Mirim, SP, 1995.


Autor: Felora Daliri Sherafat


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