A Importância da Criação de um Banco de Comodato de Aparelhos a Portadores de Necessidades Especiais no Município de Teresópolis



FUNDAÇAO EDUCACIONAL SERRA DOS ORGÃOS – FESOCENTRO UNIVERSITARIO SERRA DOS ORGÃOS – UNIFESOCENTRO DE CIENCIA DA SAÚDE – CCSPROJETO DE PESQUISA UNIFESO

TÍTULO DO PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UM BANCO DE COMODATO DE APARELHOS A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS.

LINHA DE PESQUISA QUE SE VINCULA:

PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE.

Participantes:

Ana Paula Honório Abreu Coelho - [email protected]

Benisia Maria Barbosa Cordeiro - [email protected]

Gilberto Garcia de Queiroz - [email protected]

Emanuelle Torres Vieira - [email protected]

Ivania Matsumoto- [email protected]

Tancredo Dolasagno Junior-[email protected]

Outubro/2008

1 INTRODUÇÃO:

Deficiência pode ser entendida como perda de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente, gerando incapacidade ou restrição da habilidade de desempenhar atividade considerada normal para o ser humano .

Hoje, no Brasil, cerca de 15% da população apresenta algum tipo de deficiência e esta acaba sendo alvo de atitudes preconceituosas, particularmente entre as pessoas que possuem poucas verbas, pois sua deficiência associada à dificuldade de assistência os inabilita ou os marginaliza, privando-os de liberdade.

Segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 2% das pessoas com necessidades especiais recebem assistência devida. Muitas dessas pessoas utilizam muletas ou cadeiras de rodas e o simples ato de sair de casa significa um desafio.

Ações isoladas têm tentado promover a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidade especial, visando resgatar o respeito humano e a dignidade e juntam-se a elas, forças governamentais e a conseqüente destinação de maiores verbas públicas para os projetos; a participação de entidades de defesa de deficientes, empresariado, clubes de serviços entre outras.

Embora existam, atualmente, políticas de inclusão social para portadores de deficiência, estes continuam sendo discriminados e, justamente, uma das formas de discriminação se dá por conta do desrespeito a programas, projetos, leis ou decretos que acabam ficando apenas no papel, ou são interrompidos a cada mudança de governo, perdendo a continuidade e abrangência (MACIEL, 2000).

Devido o grande comprometimento ocupacional de todos os membros da família, inclusive com o advento da mulher trabalhadora o âmbito familiar sofreu rigorosas transformações no seu contexto. De modo geral as atividades domesticas acabam sendo divididas entre seus membros.

Devido a essa grande mudança social quando ocorre o fato de um dos membros da família tornar-se dependente temporário ou definitivo de qualquer aparelho de locomoção torna-se necessário a sua aquisição e também devido o fato do poder aquisitivo destas mesmas famílias já estaremcomprometido surgem então a necessidade da interferência do poder publico ou de entidades de apoio social para o fornecimento de tal equipamento, no sentido de minimizar o impacto causado por tal evento.

Devidos a estes fatos ocorreu o interesse da elaboração deste projeto, onde se cria um Banco de Cadeiras para sem disponibilizadas da forma de comodato, aos que se inscrevessem no projeto.

(esta parte nos acrescentamos pois a Prof. Pediu que incluíssemoso que levou a fazer o trabalho a relevância pessoal, e também ela sugeriu que acrescente a ausência do estado em participar deste atendimento sendo feito por órgãos particulares, e também a questão de sensibilizar a comunidade das necessidades e a importância da inserção dos indivíduos com necessidades especiais na sociedade)

"Comodato é o contrato unilateral, gratuito, pelo qual alguém (comodante) entrega a outrem (comodatário) coisa infungível, para ser usada temporariamente e depois restituída" (WIKIPÉIA, 2008).

2 JUSTIFICATIVA:

Pelo fato de haver aumentado o número de portadores de necessidades especiais no município de Teresópolis e, paralelamente virem aumentando as ações de inclusão dos mesmos, percebeu-se a necessidade de aumentar, também, o fornecimento de equipamentos adequados aos cadeirantes, na forma de comodato, não impingindo, dessa forma, nenhum gasto, garantindo-lhes acessibilidade, inclusão social, qualidade de vida e transportabilidade segura.

3 OBJETIVO GERAL:

Administrar a utilização, fornecimento por comodato e manutenção de equipamentos a pessoas com necessidades físicas especiais, permanentes ou temporárias, e suas características individuais. (esta ok)

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Fazer um diagnóstico quantitativo desse segmento da população teresopolitana;
  • Identificar as necessidades especiais da população de Teresópolis quanto a utilização desse serviço; (temos que reunir em um só objetivo,ou colocar somente um)
  • Contribuir para ações de inclusão social. ( Prof Elaine disse para ser mais especifico onde na sociedade ou talvez não teria a necessidade deste objetivo)
  • Incrementar o acervo de cadeiras de rodas e muletas com a participação de órgãos e empresários em parceria;
  • Administrar, por meio de serviços voluntários, o fornecimento e a manutenção dos equipamentos.

4 METODOLOGIA:

Este projeto tem abordagem quantitativa, sendo necessário o levantamento do público alvo (cadeirantes) por meio de dados coletados na Secretaria de Saúde de Teresópolis, Unidades Básicas de Saúde, Clínicas Fisioterápicas e Associações de Dependentes a Necessidades Especiais além de um levantamento da disposição de empresários, UNIFESO, Clubes de Serviços, Associações, PMT e pessoas físicas que possam organizar e captar recursos financeiros ou contribuir com a doação de cadeiras de rodas, muletas e outros.

5 ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS:

Haverá uma abordagem, por meio de questionário socioeconômico, das pessoas portadoras de necessidades especiais para avaliar, dentre esses portadores, quais necessitam e se enquadram nos objetivos do projeto.

Paralelamente serão feitas entrevistas e palestras com empresários, e demais possíveis colaboradores como, UNIFESO, Clubes de Serviços, Associações, e PMT.

5.1 ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO E ANÁLISES:

Uma vez identificadas as pessoas com necessidades especiais que se utilizarão do Banco de Cadeiras de Roda, haverá o cadastramento das mesmas e imediatamente providenciada uma cadeira de rodas ou equipamento adequado atendendo a modalidade comodatária de acordo com a disponibilidade do banco em questão;

Periodicamente, a título de manutenção, serão feitos e novos contatos com os parceiros para os consertos e novas aquisições necessários;

Por meio de divulgação na mídia, os portadores de necessidades especiais tomarão conhecimento do Banco e serão alencados mais voluntários para o desenvolvimento do projeto.

6 CRONOGRAMA


Evento

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Confecção do pré-projeto

x








Levantamento Bibliográfico

x

x

x

x

x




Parte experimental




x

x




Redação do projeto






x

x


Palestras explicativas e entrevistas






x

x


Cadastramento dos portadores de necessidades especiais






x

x


Treinamento dos voluntários








x

Aquisição das cadeiras e muletas








x

Início de atendimento








x

7 ORÇAMENTO



Preços estimados R$

Fornecedor

· Aluguel de loja para instalação do Banco que se destina a armazenagem de cadeiras e muletas e atendimento ao público.

De 300,00 a 400,00 + taxas

Attual Empreendimentos Imobiliários

· Cadeiras de rodas para banho

129,00

FisioStore

De 105,00 a 113,00

BondFaro

· Cadeiras de rodas simples

De 179,00 a 1.999,90

FisioStore

De 201,00 a 1990,00

BondFaro

· Muleta

De 39,90 a 89,90

FisioStore

· Andador

De 77,40 a 124,90

FisioStore

8 BIBLIOGRAFIA

ISIQUE, S.. MEGA ACESSIBILIDADE. REETS-SP. Vol. 2, No 2 (2008)

MARIA REGINA CAZZANIGA MACIEL. PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

a questão da inclusão social . São Paulo Perspec.vol.14no.2São PauloApr./June2000

MS -Ministério da Saúde (BR). Atenção à pessoa portadora de deficiência no Sistema Único de Saúde. Brasília, 1993.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

URB-AL GOIÂNIA - PREFEITURA DE GOIÂNIA E DE URB-AL - Programa de Cooperação entre Cidades da Europa e da América Latina. Um estudo sobre a pobreza: políticas e perspectivas em Goiânia – 2005. Disponível em: smt.goiania.go.gov.br . Acessado em: 09 de out 2008.

VASCONCELOS, L.R.; PAGLIUCA, L.M.F.. Mapeamento da acessibilidade do portador de limitação física a Serviços Básicos de Saúde. Esc. Anna Neryv.10n.3Rio de Janeirodic.2006

WIKIPEDIA. Comodato. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comodato. Acessado em 10 de out 2008.


Autor: Ivania Matsumoto


Artigos Relacionados


Profecias De Daniel

Receitas De Molhos De Pimentas

Ponto De Equilíbrio

A Importância Da Criação De Um Banco De Comodato De Aparelhos A Portadores De Necessidades Especiais No Município De Teresópolis

Amar, Amar !

'a Ordem De Gênero E Suas Expressões Nas Sociedades E No Território'

Experiências De Baixo Custo Para Ensino De Ciências