Vegetarianismo Também Pelo Ser Humano: Como Melhorar A Conscientização Persuasiva



Quando penso em bem-estar e harmonia de seres humanos e não-humanos e vida ética, o vegetarianismo vem logo à minha cabeça. Como não falar desses assuntos sem tocar em nossa alimentação? A questão divide os onívoros entre a admiração e respeito e o desdém e desprezo, não sendo fácil exercer a conscientização. Vê-se como necessária a adoção de uma forma diferente de esclarecimento sobre os benefícios da culinária vegetariana. Bem que há a urgência de se relevar logo a questão de se respeitar a vida animal, atentando para o sofrimento e a crueldade impostos pela pecuária. Mas tristemente não há essa sensibilidade na maioria das pessoas. A não-segregação do respeito à vida é um privilégio de poucos, embora essa parte seja impossível de ser evitada na abordagem de tal assunto.

Entretanto, há fatores que podem incentivar o que chamo de "vegetarianismo pelo ser humano" e fazer deste uma escadinha ao desenvolvimento de receptividade às questões éticas animais. Quando digo "pelo ser humano", é levando em consideração aqueles três motivos paralelos abordados: saúde, espiritualidade e meio ambiente. O melhor de tudo é que essas causas terminam, com o uso das devidas habilidades persuasivas, servindo de degrau para a compreensão da razão máxima de ser um vegetariano: poupar os bichos.

Sobre o primeiro, é mais fácil queimar água do que alguém convencer um churrasqueiro "cervejófilo", hedonista que menospreza sua saúde, a adotar uma alimentação saudável sem carne, leite e ovos. Assim, no momento, os esforços devem ser centrados naqueles mais predispostos a comer melhor, assim como Richard Dawkins escreveu "Deus, um delírio" visando pessoas não tão convictas da fé monoteísta. Há de se trabalhar e divulgar os malefícios das carnes vermelhas, das brancas, do leite e dos ovos – trabalho completo é a ordem – e a enorme vantagem salutar de se restringir a vegetais, minerais, fungos e sintéticos. Inferindo-se uma maior facilidade de (semi)vegetarianos por saúde de solidarizar-se com a ética dos Direitos Animais, pelo fato de não ter muito o que se fazer ou suprimir em seus hábitos alimentares, vegetarianizar pelas vias da saúde torna-se um bom atalho para se iniciar um ensinamento do novo paradigma zoo-ético.

Quanto à causa espiritual, já há para muitos a consciência de que bichos também têm "alma" e sentem prazer ou dor, o que abrevia bastante os esforços de abrir a mente por eles. Uma vez que também trata de evitar que corpo e espírito se degradem por causa de uma alimentação carregada de sofrimento, torna-se uma versão muito válida do "vegetarianismo pelo humano", e o único espaço que separa a refeição espiritualmente sadia e o entendimento das questões animais é convencer a pessoa a zelar pelo lado etéreo dos bichos também parando a exploração dos mesmos como se fossem maquininhas de gerar comida – vide leite e ovos. Fora da esfera das pessoas já espiritualizadas, no entanto, é um desafio enorme convencer alguém não-adepto de espiritualidades a seguir esse caminho de retirar a essência ruim das refeições.

Já no quesito Ambiente, o desafio, a ser discutido, é transformar os dizeres "não como carne por ser onerosa demais para a natureza" em "não como nada dos animais porque não temos o direito de explorar a natureza e os bichos de tal forma abusiva, além de ser questão de sobrevivência: ou a pecuária ou nossa integridade". Parece complicado, mas alguém que preza pela ética ambiental é mais propenso a assimilar a afinidade da causa animal com a mesma.

As melhores e mais amigáveis formas de conscientização vegetariana ainda são dignas de muitos debates por consenso, mas convém que levantemos tão logo métodos melhores que a maioria dos atuais, que não parecem estar progredindo tanto no convencimento de um número satisfatoriamente grande de pessoas. E, ao meu ver, abordar o "vegetarianismo pelo humano" em dadas etapas do trabalho é muito útil como atalho à questão máxima, a animal.


Autor: Robson Fernando


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