Rações Para Animais



MERCADO PET – PORQUE O SEU PRODUTO?

Como já comentei em artigos anteriores, o mercado pet de rações para animais, acessórios, medicamentos, etc...,vem apresentando mudanças e pelos fatores de custo para se adquirir um animal de estimação e a manutenção desses animais, com alimentação, veterinário, e com a interferência da nova crise econômica no mercado, vem apresentando retração nos seus negócios.

Empresas estão surgindo, outras, perdem-se no mercado. O pôr que disso muitos empresários não conseguem explicar e outros não admitem que estratégias erradas estão sendo utilizadas.

O que tem que ser analisado e dito é que na maioria das vezes existe o seguinte pensamento: "Meu produto é tão bom quanto os outros. Minha embalagem foi bem desenvolvida. Meu preço não é caro. Meu prazo de pagamento é o melhor do mercado. A qualidade de meu produto é idêntica as melhores marcas que se encontram no mercado."

Respondo: SÓ ISSO NÃO BASTA.

Aí eu pergunto: SEU PRODUTO É CONHECIDO? QUAL O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO FEITO?

Antes de lançar um novo produto no mercado, tem que se analisar todas as possibilidades existentes; tanto de sucesso quanto de fracasso. A continuidade é fundamental. Tenho visto várias empresas que não dão continuidade ao trabalho efetuado por falta de condições ou falta de paciência. Acham que vão conseguir, mas desistem no meio do caminho. Talvez isso se dê por falta de conhecimento. Nesse ramo de atividade chamado de "supérfluo" conta-se com o consumidor final, não só os lojistas. Um exemplo de marca muito bem fixada, talvez pelo investimento em propaganda e publicidade, talvez pelo fato de ser uma multinacional, com recursos e uma mentalidade diferente, os produtos MASTERFOODS (EFFEN) continuam na boca do consumidor.

Não adianta novas empresas quererem iniciar suas atividades comparando seus produtos que essas marcas tradicionais que levaram anos para fixar sua marca e linha de produtos; estabelecer quantidades de compra que não serão viáveis, para que o lojista inicie um trabalho diferenciado. O mercado mudou; as empresas estão tendo que se adequar, caso contrário serão esquecidas e outras nem terão oportunidades.

O que tem que ser feito é contar com profissionais que conheçam bem os meandros e exigências desse mercado, manter-se coerente com a política e estratégias adotadas e fundamentalmente, dar continuidade. Isso em qualquer segmento, mas principalmente no segmento PETFOOD.

Há que se lembrar também, por melhor que seja seu produto, tem que chegar até o consumidor final, o animal doméstico, mas para isso tem que agradar e atrair o dono desse animal. Como convencê-lo? O que de diferente tem seu produto para oferecer? Porque trocar uma alimentação, que está acostumado a oferecer por uma nova marca ou produto? Aí entra a confiança dos lojistas. E aos lojistas, o que a empresa tem para oferecer? Porque estes lojistas iriam perder tempo para convencer seus clientes a mudar?

Sabemos, ou pelo menos quem conhece o mercado PETFOOD sabe, que não basta ter um bom produto, tem que alguém efetuar o trabalho de apresentá-lo ao mercado. Convencer lojistas a oferecer o novo produto no lugar do costumeiro é o principal e a mais difícil tarefa nesse mercado. E o que ele ganha com isso?

Muitas empresas entraram no mercado; o trabalho de convencer o dono do animal a trocar a marca do produto foi feito, mas infelizmente, ou a empresa simplesmente se desinteressou ou devido a conclusões errôneas estas acharam que já tinham fixado sua marca. Erro comum, cometido pela maioria das novas empresas. Não funciona assim. Se o consumidor não gravar sua marca, e entrar nas lojas pedido pelo nome, como é o tradicional das grandes e famosas marcas, não vai demorar, para que seu produto seja esquecido.

Se não houver um trabalho bem feito com profissionais que conheçam bem esse mercado, um trabalho de divulgação junto aos lojistas e ao consumidor, credibilidade do profissional que vai desenvolver o produto, a tendência nesse mercado é o completo desaparecimento de marcas ou a venda de empresas menores para maiores, o que vem acontecendo.

Agora pergunto: Onde foram parar marcas como FREEREB, BONZO, GUABI, ANHANGUERA, BACAN, PROVIMI, e tantas outras que simplesmente sumiram? Outras estão tentando voltar, mas como em qualquer segmento, é muito mais fácil trabalhar-se um novo produto do que recuperar uma marca já esquecida.


Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


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