Golpes Contra Desempregados - Parte 2



RECURSOS HUMANOS

FALSA RECOLOCAÇÃO E GOLPES CONTRA DESEMPREGADOS.- PARTE 2

Falsas Agências de Modelos.

Cada dia mais, em virtude de reportagens exibindo o sucesso de modelos famosas, tanto brasileiras como modelos de outras nacionalidades que fazem sucesso e são constantemente disputadas por empresas, fotógrafos e etc.., o sonho de meninas em tornarem-se modelos famosas começa aos 13 anos. Só que talvez este sonho seja mais dos pais do que propriamente das meninas. Em virtude disso falsas agências estão se aproveitando desse sonho e aplicando golpes, transformando o sonho em um grande pesadelo, mexendo com o físico, mental e até financeiro de meninas e famílias que na maioria das vezes, estão pagando quantias, que farão falta no dia a dia.

Um golpe que causa sérios danos aos candidatos e candidatas à  essa profissão de Modelo.

Existem numerosas agências ou supostas agências que publicam anúncios nos jornais e na internet convidando a participar de seleções. Você marca um encontro, eles conversam, pedem um currículo e algumas fotos, ou conforme for, tiram algumas fotos das supostas candidatas  e candidatos na hora.

Depois informam que entrarão em contato quando tiverem uma posição. Dias depois entram em contato, falando que foram aprovados na pré-seleção, ou algo parecido, e que agora precisa fazer um book profissional para ter chances entrar no seleto mundo, arrumar trabalhos de bom nível e ganhar bastante dinheiro e fama e até mesmo começar a construir uma carreira internacional. O book tem que ser no padrão da agência, e por isso só eles, ou algum fotógrafo autorizado por eles e que podem fazer. Para fazer isso, obvio, tem um custo variável de R$ 300 até R$ 800 ou mais.

É claro que na esperança de uma carreira, nacional ou internacional, não importa, convencem primeiro as candidatas ou candidatos que existe uma enorme chance sim, só que sem o Book, não é possível vende-las aos clientes. A família, um pouco menos esclarecida, cai no conto e acaba pagando o Book de seus filhos. Não importa como, á vista ou á prazo, o importante é que paguem.

 Você faz o book, na esperança de ser a próxima Gisele Bündchen, e nada de trabalhos. Aí dizem que você não foi bem aceita pelos clientes ou algo desse tipo, mas dizem que você não desanime, não desista. O único objetivo, na realidade era pegar o dinheiro do BOOK.

Uma variante ainda mais cruel deste mesmo golpe é aos danos das jovens mães (e pais) que sonham em ver seus lindos filhos atuando como modelos, e conquistando o mundo. O golpe é o mesmo e as técnicas usadas também, pegam pelo lado psicológico.

Algumas agências deste tipo usam com bastante freqüência a tática de informar que já existe trabalho pronto e garantido esperando o/a modelo, mas que isso depende da confecção do book nos padrões da agência, com pagamento adiantado. Este tipo de afirmação normalmente confirma a pouca seriedade da agência e deve ser considerado como um aviso, alerta de tentativa de golpe.

Raciocinem um pouco; se o trabalho já existe então alguém já viu e aprovou o/a modelo, portanto não precisa de book para aquele trabalho. Mesmo que por absurdo, fazer o book seja política da agência, se o trabalho já está praticamente garantido, e o pagamento por esse trabalho também, porque "as agências", não podem adiantar e descontar os custos desse BOOK no pagamento do trabalho?

As agências sérias, que acredita em você (ou no seu filho) como modelo, fazem o book as suas custas ou aceita inicialmente um book feito por sua conta particular, não insistem para que seja o Book deles. Outra alternativa é fazer o BOOK e deduzir dos pagamentos de futuros trabalhos.

Se alguém tem ou conhece mais situações como esta, gostaria que me enviassem, assim poderemos cada vez mais alertamos todos os leitores.


Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


Artigos Relacionados


Pensamentos Viram Coisas

PolÍtica ComunitÁria

A Perspectiva Construtivista De Ensino

Poluição Atmosférica

A Filosofia E A Teoria Da Evolução - Parte 2

Escuta-me

AnimÁlia Urbana