Falsa Recolocação e Golpes Contra Desempregados - Parte 3





FALSA RECOLOCAÇÃO E GOLPES CONTRA DESEMPREGADOS.- PARTE 3

Falsos trabalhos e empregos em empresas no EXTERIOR.

Conforme escrevi e publiquei em artigos anteriores, descrevo mais um dos golpes comuns aplicados contra pessoas que estão à procura de uma nova recolocação ou uma oportunidade de desenvolvimento de sua carreira.

Vale mencionar outro golpe constante de falsas ofertas de trabalho vindo de empresas do exterior. Trata-se de ofertas recebidas via e-mail, quase sempre em língua inglesa, supostamente vindo de empresas ou entidades sérias que alegam precisar de um representante, agente ou responsável local para administrar clientes e contatos no país.

 Descrevem como sua principal atividade, entre outras, a de receber pagamentos de clientes e repassar os mesmos para a suposta empresa, descontando suas comissões e ganhos.

 Apresentam a possibilidade de ganhar valores expressivos, entre USD 2 e 5 mil, com uma carga horária de 2 horas diárias.  Na realidade, trata-se de um golpe cruel, pois quem entra em contato com os "candidatos" não são as empresas, mas sim golpistas (normalmente de países africanos). A intenção é de usar as contas "limpas" destas pessoas, os "agentes", para receber o dinheiro dos golpes (todos variantes da carta da Nigéria ou do golpe da loteria) localmente, facilitando assim o pagamento para suas vitimas e fazendo perder o rastro.

As complicações legais, sobrarão  para o "agente" que representa essas empresas, mesmo sendo de boa fé, pois recebeu em sua conta pessoal dinheiro objeto de um estelionato e o repassou para terceiros usando sistemas como Western Union ou Moneygram.

Esse agente ou representante legal da empresa no país será facilmente encontrado, considerado cúmplice dos estelionatários e responsabilizado criminalmente e civilmente.

Fiquem atentos, pois normalmente o desespero e a angustia do desemprego leva pessoas a tomarem decisões que fatalmente implicaram no resto de suas vidas.



Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


Artigos Relacionados


País De Duas Faces

O Que é Trabalho Temporário?

Falsa Recolocação E Golpes Contra Desempregados

Comissão De Conciliação Prévia

Poetas Contemporâneos - Francisco Medeiros

No Vale Terá Tura

Moradores Do Tempo