Parkour



O para nós pode ser um simples e monótono caminho para a escola, para os praticantes de parkour é um desafio radical.

Basicamente consiste em fazer um determinado percurso da forma mais ágil e rápida. Através de manobras e movimentos imprevisíveis, é possível ultrapassar uma série de obstáculos e, ao mesmo tempo, fazer arte.

Parkour, é proveniente da palavra francesa parcour, que significa percurso. Foi também com os franceses David Belle e Sebastien Foucan que esta modalidade se afirmou, um pouco por todo o mundo, na década de 80, em Lisses, nos subúrbios de Paris, o parkour ganhou a atitude de hoje em dia.

Os dois amigos juntaram-se e começaram a ultrapassar obstáculos de uma forma rápida e espontânea.

A filosofia do parkour é: não existem barreiras, existem desafios. Através de uma forte componente física aliada a força psicológica os traceurs (praticantes de parkour) movem-se como se fizessem parte do meio. Muro, varandas, paredes, corrimões e bancos tudo pode ser ultrapassado, o objectivo é ir em frente independentemente dos obstáculos.

A modalidade esta em ascensão e recruta cada vez mais apaixonados. Ainda assim ser traceur não é para qualquer um, a boa forma física e o treino intensivo são imperativos.

Em Portugal, foi criado um site oficial: o Parkour Portugal. Em www.parkourpt.com é possível partilhar opiniões, experiências tirar duvidas e combinar jams (encontros).

Se é adepto de desportos radicais, não fique indiferente ao parkour
Autor: Andreia Pedro


Artigos Relacionados


Parkour

O Pulo

Leitura Como Prática Social

Aprenda A Defender-se Contra As Falácias Dos Clientes

Mensagem Subliminar. Entrevista Com Daniel Mastral

No Sex, Até Casar.

Ética E Cidadania