Variação Linguística, Letramento e Prática Docente: (Des)caminhos Para um Ensino Mais Produtivo



SCHNEIDER, Fernanda

Universidade de Passo Fundo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo tecer uma breve reflexão acerca do letramento, da variação lingüística e do trabalho do professor de língua portuguesa. Como suporte teórico, toma-se as pesquisas de Maurizio Gnerre, Margos Bagno e Fernando Tarallo, entre outros. O estudo das discussões abordadas por esses pesquisadores, a reflexão acerca da prática docente e a análise de textos de alunos da 5ª série confirmaram nossa hipótese de que se faz necessário um ensino mais eficaz e produtivo, que considere todas as variantes no uso lingüístico, incluindo a norma considerada padrão.

Palavras-chave: Língua, poder, variação lingüística, prática docente.

Introdução

Sabemos que é dispensável discutir a respeito da importância do ensino da língua portuguesa na escola. No entanto, tornam-se cada vez mais necessárias investigações que venham a contribuir para um ensino mais produtivo, sobretudo nos últimos anos, em que muito se tem falado na ineficiência do ensino da língua portuguesa nas escolas públicas brasileiras. Essa ineficiência pode ser comprovada observando dados apontados pelo ENEM¹ (Exame Nacional do Ensino Médio): é grande o número de alunos que não sabem selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos.

Considerando-se esses dados e o grande número de pesquisas que defendem que o ensino de língua deve ter como objetivo principal desenvolver a capacidade do aluno de utilizar a linguagem em diversas situações comunicativas, o presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre o ensino da língua portuguesa, considerando as variedades lingüísticas existentes, o processo de letramento e o trabalho do professor diante do "caos lingüístico".

Para tanto, primeiramente faremos um breve desenvolvimento de alguns aspectos teóricos acerca do letramento e da variação, sob a luz das pesquisas de Maurizio Gnerre, Marcos Bagno e Fernando Tarallo (entre outros), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Por fim, faremos uma reflexão sobre a prática docente e analisaremos alguns fenômenos lingüísticos, nos textos de alunos da 5ª série, do Ensino Fundamental, apontando possíveis soluções e encaminhamentos para o desenvolvimento de um trabalho, em sala de aula, mais produtivo.

Faça o download do artigo completo para continuar lendo.

Autor: Fernanda Schneider


Artigos Relacionados


Escola, Variações Lingüísticas E Sociolinguística

A Diversidade Lingüística Na Sala De Aula (por Tathiany Pereira De Andrade)

A ImportÂncia Do Ensino Da Libras – LÍngua Brasileira De Sinais Nas Escolas De Ensino Fundamental

A Variação Lingüística

Português: Tradição Ou Vivência?

O Ensino De Gramática De Uma Forma Reflexiva

Proposta De Jornada De Estudos Sobre 'a Ortografia Da Língua Portuguesa'