Como Escolher O Software De Gestão Mais Adequado Para Sua Empresa



Também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Corporativos), um software de Gestão é acima de tudo uma importante ferramente de trabalho, com características essencias de integração e parametrização. Integração como capacidade do software de fluir para outras áreas, a partir de um fato novo, todas as informações decorrentes deste novo fato, e Parametrização como a capacidade do software de aderir este fato novo, informando suas políticas, normas, processo, etc., em diferentes Empresas.

Relação Custo X Benefício

O ERP custa pouco ou muito? Na maioria das vezes esta é a primeira pergunta feita pelos executivos das Empresas sem considerar os benefícios que o software poderá gerar. O ERP seguramente será a principal ferramenta de gestão da empresa, e sua implementação deve ser considerada um investimento e não um custo.


Como selecionar um Sistema de Gestão

Avaliação Inicial Determine as reais necessidades da empresa e recursos oferecidos pela tecnologia a ser adquirida, envolva neste processo, membros da Diretoria e funcionários que estarão diretamente envolvidos com os benefícios gerados pelo ERP. Procure assessoria de especialistas em informática para assessorá-los à escolher a melhor arquiterura tecnológica ou identificar as deficiências que poderão apresentar.

Aderência - Verifique quais funcionalidades contidas no produto atendem suas necessidades, e se a aplicação das mesmas em seu negócio trarão benefícios como: redução de custos, diminuição de tempo de operações básicas, eliminação de re-trabalhos, aumento da eficiência do atendimento aos seus clientes e aumento de competitividade. Certamente você gostaria de adquirir um produto que atenda 100% as necessidade de sua Empresa, contudo, os Sistemas de Gestão possuem características próprias e distintas, e é através da flexibilidade, parametrização e disponibilidade de se desenvolver particularidades, que a empresa fornecedora de ERP irá tentar alcançar ao máximo este percentual.

Localização - As constantes mudanças em nossa Legislação Tributária promovidas pelo nosso Governo, obrigam as Empresas a realizarem rápidas mudanças em seus processos visando o correto enquadramento dos mesmos às novas normas tributárias. A rapidez exigida destas mudanças é vital para manutenção da lucratividade do negócio e competitividade no Mercado Globalizado. Certifique-se de que o produto está adaptado à nossa legislação e principalmente a garantia de atualização constante em função de alterações em nossa legislação.

Tecnologia Verifique se a linguagem utilizada para desenvolvimento do software é utilizada e aceita mundialmente. A liberdade de escolha do fornecedor do banco de dados a ser utilizado pela aplicação também é um fator importante, primeiro pela segurança e integridade, uma vez que nele estarão gravadas todas suas informações de negócio, e segundo pelo custo de aquisição, que poderá superar o custo do hardware.

Rastreabilidade Para garantia da integridade e segurança das transações, o software deve oferecer condições de rastreabilidade, disponibilizando aos administradores do sistema, recursos que permitam identificar que usuário executou determinada operação.

Integração com internet e outros aplicativos Hoje em dias estão disponíveis no mercado um número significativo de aplicativos gerenciais ou de aplicação específica, que poderão compartilhar informações do ERP, recursos do tipo corte e cole ou conexão direta são fundamentais para extração de dados do ERP. Também deve ser considerado recursos de integração e comunicação de dados (EDI, BIZTALK, etc) com clientes, fornecedor e instituições financeiras.

Evitando riscos futuros

Referências Busque o máximo de referências sobre o produto e sobre a empresa de consultoria que irá realizar a implementação, procure identificar empresas que tenham o mesmo perfil comercial e verifique quais funcionalidades de seu negócio não puderam ser atendidas e qual solução foi oferecida pelo fornecedor do ERP.

Relacionamento Uma implementação de ERP é normalmente um processo que envolve todas as áreas de sua empresa, direta ou indiretamente, por isso é importante que você exponha suas limitações e seus problemas, da mesma forma que você deve ter ciências das limitações do fornecedor, com isso, vocês estarão estabelecendo uma parceria duradoura e fortalecida.

Implantação O prazo e custo de implantação variam de acordo com as necessidades da empresa e dos recursos disponibilizados (equipamentos e pessoal). Exija do fornecedor um cronograma detalhado, com definições claras de cada fase da implantação, elaborado em conjunto com seus funcionários. Certifique que a equipe de implantação estejam atualizados sobre o software, e que os mesmos estão comprometidos com a cultura da empresa de oferecer bons produtos e serviços, lembre-se que eles serão os realizadores do que fora acordado.

Treinamentos Fundamental num processo de implementação de ERP numa empresa, o treinamento deve ser dirigido à sua empresa, visando qualificar seus funcionários à extrairem o máximo de aproveitamento dos recursos oferecidos pelo software.

Documentação Peça importante num ambiente integrado e em produção, uma vez que documenta todos os processos e principalmente as customizações realizadas visando atender determinada funcionalidade de sua empresa. Esta documentação permite que novos consultores ou funcionários entendam o que cada funcionalidade do programa faz.


Assim, independente do porte da empresa fornecedora (Microsoft Dynamics AX Axapta, SAP Business One, Oracle, etc), os itens relacionados anteriormente devem ser levados em conta no processo de seleção do ERP

Roberto Kowas é consultor em ERP para a Divisão Latino América do Grupo Alba Spectrum Technology ( http://www.albaspectrum.com ). São Paulo 55-11-3444-4949 ou pelo email [email protected].


Autor: Roberto Kowas


Artigos Relacionados


Dicas De Como Automatizar Uma Padaria

As Organizações E O Processo De Busca Do Comprometimento Do Seu Cliente Interno

Portais Intranet - Uma ótima Ferramenta De Trabalho Para Sua Empresa

Análise Da Aplicação Da Gestão Por Processos

O Que Eu Sou!

Software De Gestão Que Irá Fazer A Diferença No Gerenciamento De Projetos

Razões Pelas Quais A Sua Empresa Necessita Do Crm On-line