O Culto Divino



Isaias 6.1-8

1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo.

2 Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava.

3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.

4 E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça.

5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!

6 Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

7 e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.

8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Introdução

"Hoje é 'Dia do Senhor'! Vinde entoai o seu louvor e adorai-o com fervor; glória ao nosso Deus". As palavras do antigo hino expressam a atitude da Igreja que, no mundo todo, une-se em comunhão fraterna para honrar, glorificar e louvar o seu Senhor.

Deus criou todas as coisas para a sua glória. Os céus, a terra, as criaturas e, especialmente, os seres humanos foram criados para manifestar o poder, a majestade, o amor e a glória do Senhor.

Prestar culto a Deus é reconhecer essas coisas. O Culto Divino não é simplesmente dar a Deus louvor e graças, mas submeter-nos totalmente à sua vontade e obedecer-lhe incondicionalmente. O Todo-Poderoso estabeleceu uma ordem pela qual ele quer ser adorado, e a Igreja deve adorá-lo seguindo o direcionamento que o próprio Deus lhe deu na Palavra, não segundo os seus desejos e entendimentos particulares.

A Ordem Divina para o Culto

A Palavra do Senhor é clara e suficiente para entendermos a vontade de Deus com respeito ao Culto que ele deseja, e para estabelecermos uma adoração em conformidade com essa vontade Divina. A Igreja não precisa inventar nada, não precisa inovar, o Todo-Poderoso já disse como quer ser adorado, e resta a nós obedecer à sua ordem.

Veremos primeiro as partes em que o culto deve dividir-se e desenvolver-se, logo analisaremos cada uma dessas partes em particular. Também nos ocuparemos de pesquisar qual seja a base de autoridade que a Igreja deve seguir para cultuar ao Senhor.

Em conformidade com a Palavra, o culto Divino consta de três partes fundamentais: Humilhação, Iluminação e Exaltação. Essas partes vão levar à Igreja, seqüencialmente, no caminho do entendimento do plano de Deus para ela.

Humilhação

Deus é Santo; o ser humano, pecador. Deus é Justo; o ser humano, iníquo. Deus é Poderoso; o ser humano, fraco. Deus é Imortal; o ser humano, pó. Deus é Luz; o ser humano, trevas. Diante do Senhor o Universo todo é nada. Com quanta maior razão é nada o ser humano.

Na presença de Deus cada um de nós, como indivíduos e como comunidade, deve-se humilhar e reconhecer sua indignidade diante da Majestade excelsa do Criador, Salvador e Sustentador de tudo.

Isaias, em sua visão da glória do Senhor, sente a terrível vacuidade de sua existência e o terror do Poder Infinito, e exclama: "Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos"!

Iluminação

O ser humano deve humilhar-se, conhecer e reconhecer que só o Senhor é Deus! Diante da presença do Soberano Deus, o que é o ser humano? Nada!

Só quando reconhecemos esse fato fundamental da existência Deus pode fazer sua obra em nós. Só quando nos esvaziamos de nós mesmos, de nossos conceitos e pensamentos, o Senhor faz! Nada há tão vão e fútil como querer o ser humano dar-se algum valor na presença de Deus.

O Senhor Jesus disse: "Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado". Mt 23.12

Àquele que se humilha e confessa sua condição real, o Senhor ama e restaura. Deus, em seu amor infinito, deseja que o ser humano alcance a plena comunhão com ele, e isso ele faz mediante a iluminação de sua Santa Palavra, único meio escolhido por ele para a comunicação do Espírito Santo.

Isaias o expressa assim: "com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado". A Palavra, que criou todas as coisas, tem o poder de restaurar e iluminar o que antes estava na escuridão.

Exaltação

O Deus de amor quer restaurar o ser humano para que este possa ter comunhão e comunicação com ele. Deus quer companheirismo com a humanidade restaurada, quer um relacionamento de amor.

Talvez o maior objetivo do culto Divino seja comunicar ao homem o poder de testemunhar o poder de Deus e capacitá-lo para a comunicação do mesmo. O Senhor deseja que sejamos suas testemunhas neste lugar, em nossa comunidade, em nosso país e até os confins da terra. Isso se consegue pelo poder da Palavra.

Isaias disse: "Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim".

A Autoridade

Dissemos que é o próprio Deus quem estabeleceu a forma em que deseja ser cultuado, honrado e louvado. Encontramos essas diretrizes no livro das Alianças do Senhor, sua Santa Palavra.

O culto é um memorial constante da Aliança do Senhor com seu povo. Na antiga Aliança tinha um tipo de adoração, sob a nova Aliança Deus revelou o culto perfeito e espiritual (Jo 4.24) que quer receber.

Por isso, a fonte de autoridade para a Igreja Cristã se encontra no texto do Novo Testamento. Hoje vemos em nosso meio muitos erros, advindos do mau entendimento das Alianças do Senhor, que difundem no povo de Deus uma adoração materialista e não agradável ao Senhor. Voltemos, então, ao padrão da adoração cristã "um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional". Rm 12.1

Perguntas para Reflexão:

1.O que é o Culto Divino?

2.O que significa a humilhação?

3.O que é, e como se produz, a iluminação?

4.O que é a exaltação?

5.Qual é a fonte de autoridade que deve dirigir a nossa adoração a Deus?


Autor: Andrés Ayala


Artigos Relacionados


Recado

Jesus Me Ama

Tu és...

Como Amar? Como Ter Paz?

Doe Amor!!!

Andarão Dois Juntos, Se Não Estiverem De Acordo.

Arma Forjada