O Que é Etica?



Tradicionalmente, a ética é entendida como um estudo ou uma reflexão cientifica ou filosófica sobre os costumes ou ações humanas. Pode ser o estudo das ações ou dos costumes de um tipo de comportamento. É uma ciência que estuda a liberdade humana e suas realizações praticas.

Este estudo, a questão pratica onde se define teoricamente a liberdade, o "bem e o mal" e a questão da consciência moral. ((Didaticamente, a ética é dividida em dois campos: 1º) refere-se a questões gerais e fundamentais como a consciência x liberdade, consciência-valor, lei, etc. 2º) são nos problemas específicos de aplicação concreta como os problemas de ética profissional, política, sexual, matrimonial, etc.

As questões de ética nos aparecem a cada dia; e sendo assim os valores éticos podem se transformar da mesma forma que a sociedade se transforma. A ética tem sido uma reflexão teórica com validade universal. Quanto a essa teorização há documentos importantes desde os gregos antigos que traziam a marca do tipo de organização social daquela sociedade, que tais reflexões não deixaram de brotar de uma certa experiência de um povo de uma classe social. Esses enraizamentos sociais não desvalorizam as reflexões mais profundas, mas ajudam sem duvida a compreender as distancias entre as doutrinas éticas escrita pelos filósofos.

Na Grécia antiga a reflexão sobre a ética surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral na busca de um principio absoluto da conduta, procedendo do contexto religioso. Os grandes filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles e outros são os responsáveis por esta fabulosa concentração de saber e a incrível analise e reflexão sobre o agir do homem, deixando claro que a ética baseia-se nos princípios morais e que para nós serve como amostra da profundidade e seriedade da reflexão ética e moral.

O homem precisa converter suas melhores disposições naturais em hábitos de acordo com a razão. A religião serviu de grande estimulo para os filósofos e moralistas levantando questões como a do relacionamento entre a natureza e a liberdade.

E os ideais éticos? As respostas variam. Para os gregos, esse ideal estava na busca teórica e pratica do bem, em que a vida fosse ordenada e virtuosa, para outros gregos, viver de acordo com a natureza e harmonia cósmica; já para outros, a vida era voltada ao prazer com uma certa sabedoria e moderação.

No cristianismo, a ética refere-se ao lema socrático "conhece-te a ti mesmo". Com o renacimento e o iluminismo acentuam-se outros aspectos da ética em que o ideal seria viver


Autor: Elizeu Araujo


Artigos Relacionados


Ética E Moral

A Estética Como Ciência Da Perfeição Do Conhecimento Sensitivo

A Moral E A Ética Do Homem

Da Poética Libertadora

EducaÇÃo Ambiental: Refletindo Sobre As Ações Da Lei Nº 9.795/99

A Partir De Valores Éticos Um Novo Brasil

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental