Os Três Grandes Desafios!



Temos três grandes desafios pela frente: o primeiro é encontrar a nossa paz e harmonia interior. O segundo é buscar incessantemente a união, o amor e a caridade com nosso próximo. E o último, e não menos importante, é tentar reencontrar o equilíbrio com a natureza, que está quebrado e desenhando um futuro perigoso. E o sucesso evolutivo humano somente virá com a sinergia da vitória nessas três batalhas...

Podemos afirmar que o ponto de partida para a nossa tão esperada, e necessária evolução, é a luta contra nós mesmos. É através da vitória nessa batalha interior que encontraremos o ponto de equilíbrio nos outros dois urgentes desafios. Na maioria das vezes, nós somos os verdadeiros responsáveis pelo nosso insucesso, pela nossa queda, pela nossa angústia, pelas nossas doenças, enfim, nós é quem atraímos os problemas para as nossas vidas e para o mundo.

É certo que todos os dias vemos atitudes do nosso próximo que nos fazem sentir mal. Existem os que matam, os que roubam, os que se corrompem, enfim, nosso mundo parece estar dominado por maus sentimentos e más ações. Embora não possamos julgar, é certo que existem pessoas piores do que eu e você...

Mas quem de nós realmente pode julgar o outro, sem ter qualquer atitude para ser julgado perante ao Pai?

Todos podemos e devemos melhorar. A luta contra nós mesmo é árdua e difícil. Somos imperfeitos irmãos, até mais do que gostaríamos. Por isso é longo o caminho que temos de percorrer e extensa é a estrada da evolução moral e espiritual que nos conduz aos campos Divinos e ao encontro sublime com o nosso Criador.

Se todos os dias fizermos uma análise de consciência sobre nossos atos, veremos que ainda estamos muito longe de onde gostaríamos de estar. Nos julgamos evoluídos, mas nossa evolução falha quando temos de reconhecer os nossos erros. Temos uma errada tendência de achar que a falta do outro é maior, e em minimizar as nossas próprias incorreções.

O valor do ser humano está na luta pela sua melhora moral, e consequentemente espiritual, e na resistência contra as forças do mal. E muitas das vezes não é o mal do mundo, ou os espíritos imperfeitos, ou o mal do nosso próximo, mas o mal que habita dentro de cada um de nós. Um mal inato, que na maioria das vezes nem percebemos, ou tentamos fingir que ele não existe...Devemos resistir e nos proteger contra todas as formas pelas quais as trevas tentam entrar nas nossas vidas.

Deus Pai Todo Poderoso, Amado Mestre Jesus Cristo e os Santos Anjos de Deus estão sempre tentando nos indicar os caminhos corretos. Além de Jesus Cristo já nos ter ensinado, quando fez-se homem, ainda continuamos a receber o Santo auxílio. Essa ajuda não cessa jamais, pois o amor do Pai é para sempre, especialmente para aqueles que querem se melhorar, e evoluir como homem e como espírito. A ajuda de Deus é infinitamente superior às tentações do mal, pena que nem sempre A escutamos. Infelizmente o nosso mundo ainda está baseado em outros valores, que não os do Pai.

Para que tenhamos maior consciência da bondade, do amor e da misericórdia de Deus, é importante saber que cada um de nós, quando nasce, recebe como presente do Pai, e como auxílio para enfrentar a etapa terrena de nossa evolução, um espírito que nos protege, por nós chamado de Anjo da Guarda. Sim, ele existe! Nosso amigo espiritual é sempre mais evoluído que o protegido, e por isso possui capacidade de nos indicar, via pensamentos, sonhos, ou qualquer outra forma sutil, as atitudes corretas. Porém, para que possamos escutar os seus conselhos, precisamos estar numa faixa vibratória parecida. E como ele é mais evoluído que nós, devemos buscar essa vibração positiva tentando melhorar as nossas atitudes e pensamentos dia após dia. Somente assim poderemos atingir uma sinergia com alguém que é moralmente e espiritualmente superior a nós. Se uma pessoa começa a ir para o lado errado e a tomar atitudes ruins, seu anjo encontra muita dificuldade em ajudar, em vista do afastamento voluntário do protegido. Semelhante a um rádio que lança uma onde eletromagnética, mas que não consegue uma antena para a recepção. E essa falta de comunicação acaba sendo uma derrota para ambos, tanto para o anjo que não consegue ajudar e bem cumprir a sua missão, quanto para a pessoa que não será ajudada e ficar à mercê de "outros conselhos".

Por isso não é sempre que escutamos os conselhos Divinos, pois Deus nos deu uma dádiva chamada livre-arbítrio, que é o verdadeiro guia das nossas ações. Usada para o bem, nos conduz à felicidade; usada para o mal, nos leva a colheitas indesejadas. O Pai pode nos mostrar os caminhos, nossos anjos da guarda podem nos "soprar" a direção correta, mas seguí-los depende da nossa vontade. Não somos forçados a coisa alguma. A escolha deve ser nossa. Nós é quem devemos aceitar Deus e Jesus. Embora pudessem, Eles não se impõem, pois deixam a escolha para cada um de nós...E é justamente aí que entra a questão do merecimento...Deus quer sempre o nosso bem, mas temos de trabalhar para atingí-lo...

É justamente mudando as nossas erradas atitudes e resistindo às nossas falsas paixões, tais como vaidade, egoísmo, ganância, inveja, orgulho, que conseguiremos evoluir e apagar o mal que existe no nosso coração. Muitas pessoas associam evolução a condições materiais, a dinheiro. Mas a verdadeira evolução não se trata disso. A sabedoria consiste em reconhecer Deus como nosso amado, justo e misericordioso Pai. Consiste em reconhecer as nossas falhas e na verdadeira luta para evitá-las, nos tornando melhores a cada dia que passa.

E como fazemos isso?

A resposta é simples e encontra-se no primeiro mandamento de Deus, dito por Seu Filho Jesus, de onde deriva toda a Lei: "Amarás Deus acima de tudo; e ao teu próximo como a ti mesmo!"

Amando ao nosso próximo, estendendo a mão para um necessitado, nos amando, não fazendo coisa alguma que nos traga prejuízo ao corpo e ao espírito, e amando ao Pai, já teremos atingido grande parte do necessário para evoluir e amenizar as nossas expiações e provas. Nossos sentimentos devem ser mais sublimes, e precisamos cultuar o amor verdadeiro, a caridade, a fé, a amizade, a união, a humildade, a igualdade, a fé, a esperança, a paz, enfim, existem uma infinidade de bons sentimentos que podemos e devemos cultuar e trazer de uma vez por todas para as nossas vidas. Dessa maneira, o caminho do bem estará aberto e do outro lado estará nosso Amado Pai de braços abertos a nos receber. É tudo uma simples questão de evolução e merecimento...

Por isso, queridos irmãos, a nossa luta é diária. E é melhorando um pouquinho – ou bastante – a cada dia que estaremos encontrando o verdadeiro tesouro: a evolução, ou adiantamento, moral e espiritual. Doe, ajude, trabalhe voluntariamente. Enxergue no seu próximo um irmão, filho do mesmo Santo Pai. Estenda a mão, dê um sorriso, pronuncie uma palavra amiga. Transmita e aplique a mensagem de amor e caridade de Deus, e encontre a felicidade e a realização como homem e como espírito. O caminho é longo, é verdade, mas agindo dessa forma daremos largos passos e abreviaremos a distância que nos separa do Pai e da felicidade e da paz plenas.

Tenha fé em si mesmo! Tenha fé em Deus e em Jesus! Jamais se esqueça que Eles estão ao nosso lado. Na verdade Eles estão tão perto, que somos capazes de achá-Los dentro de cada um de nós. Encontre o Deus que habita dentro do seu íntimo e dê um adeus eterno para o mal. Mudando de atitude e praticando bons pensamentos, as trevas se afastarão das nossas vidas. Pratique sempre o bem, e alegra ao Senhor. Seja realmente a Sua imagem e semelhança. Pouco adianta ser parecido em matéria, pois faz-se necessário ser parecido em espírito, em pensamentos e em atitudes. Isso é possível e isso todos nós podemos, basta mudar para melhor um pouco a cada dia...

Muitos dizem que existe um anjo e um "não anjo" dentro de cada um de nós. Então faça a escolha correta. O anjo, é o bem; "não anjo", é o mal. Escolha o anjo, se ajude, e venha para o lado dos que buscam o Santo e Amado Senhor Deus do Universo. Tentemos trazer um pouquinho das atitudes de amor e caridade que Amado Mestre Jesus nos ensinou. Tudo devemos ao nosso Pai. A vida, o alimento, a água, o ar que respiramos. O mínimo que devemos em troca, é tentar buscar a nossa harmonia espiritual, a nossa evolução moral, a paz e a união com o nosso próximo, protegendo e recuperando a natureza, formando um mundo sustentável, e lutando pela construção da sociedade mais humana e justa. É dessa maneira que a vitória será plena e completa, e venceremos os três grandes desafios que estão claramente interligados. Você, eu e a natureza; ou seja, o homem, seu próximo e a nossa casa maior. Juntos, somente juntos, venceremos.

Que o Pai nos ilumine e continue sempre nos protegendo e indicando os caminhos. Que todos meus amados irmãos sejam abençoados, se modifiquem para melhor, ajudem mais ao próximo, protejam a natureza e recebam todas as luzes do Pai Divino em suas vidas.

Que recebamos muita força, paz, e sabedoria, para propagar fielmente o Nome e a Palavra do Senhor. Que assim seja!

"Ainda não posso estar ao lado de Jesus, mas me esforçarei ao máximo para me melhorar como ser humano, defender a natureza, e ajudar ao próximo, praticando a caridade, o amor, a fé, a paz e a esperança. Assim um dia, ou numa outra existência, poderei me prostar aos Seus pés, e agradecer toda a linda mensagem que Ele nos passou, a custo do Seu próprio Sangue! O exemplo eu já conheço. Se o Mestre teve a coragem de enfrentar a todos para nos ensinar, é meu dever, ao menos, tentar seguí-lo, modificar-me e lutar pelos Seus Santos preceitos!"


Autor: Víctor Lückemeyer Machado Carrion


Artigos Relacionados


Amar

A Trilogia Da Sabedoria!

Paródia Do Pai E Da Criança!

O Sentido Do Natal

A Filosofia E A Teoria Da Evolução - Parte 3 E última

Riqueza Plena

Salvação - Somos Salvos Pela Graça!