Wing Chun Kung Fu E A Arte Da Guerra



 A maioria de nós adquiriu o entendimento de que elas focam a defesa pessoal ou auto defesa em situações de confronto corporal e que serviria para desenvolver a concentração, equilíbrio, psicomotricidade e perder aquela gordurinha.

As Artes Marciais chinesas tiveram transformações ao longo dos tempos, principalmente pela dificuldade na preservação de suas características intrínsecas de suas origens, principalmente do povo chinês que se aprofundou no quesito Desenvolvimento Humano.  

Hoje, por mais que um professor, escola ou academias de artes marciais em sua cidade, por exemplo, tentem desenvolver um trabalho mais "interior" ou voltado para a "Filosofia", os professores e mestres não adquiriram de seus mentores o Know-how, ou um Programa sustentável capaz de efetivar em seus alunos o Desenvolvimento Humano.

Os aspecto esportivo fica assim mais evidente e mais fácil de ser viabilizado em nossa cultura, isso não foi diferente com as artes marciais  no resto do Brasil. No contexto esportivo, são excelentes práticas, como a grande maioria dos esportes e altamente recomendáveis, desde que a escola ou professor esteja devidamente qualificado para tal.

As artes marciais chinesas foram influenciadas, e na verdade eram, a própria Arte da Guerra, guerra em todos os sentidos, mas principalmente no sentido do conflito do dia a dia e no próprio interior do homem ou das mulheres, esta última, a mulher teve um papel muito importante, apesar do desconhecimento de muitos, no desenvolvimento deste conceito marcial.

O objetivo original de defesa e ataque em função dos conflitos, a qual as artes marciais nasceram, segundo alguns mestres, não se restringiam exatamente a isso, mas a necessidade de se ir mais a fundo no aprimoramento da Excelência Estratégica na conduta em situações diversas das corporais(luta corporal).

O termo marciais cunhado no ocidente, diz respeito as artes de marte, deus romano da guerra, onde esta guerra dizia mais a respeito da guerra interior. mas não precisamos ir na roma antiga para fazer essas associações, basta atentarmos para o pensamento chinês clássico, como o clássico chinês, inadequadamenter traduzido por Arte da Guerra.

  • Quando falei sobre a mulheres e sua relação com a arte da guerra, mencionei pelo importante fato de que a fundação de nosso Sistema Ving tsun , foi atribuída a uma mulher, cujo nome era Yim Ving Tsun e a importância de se atribuir isso ou as consequências desse fato vem a seguir.

O momento fundador da arte da guerra (cerca de 2550 a.C) tem sua origem quando um livro de caráter estratégico foi entregue a Wong Tai, o Imperador Amarelo, por uma exótica figura feminina. Esta particularidade implica numa ruptura drástica com a atividade guerreira até então vigente, onde o combate era acima de tudo o palco onde se manifestava a virilidade dos guerreiros.

Apesar de que a guerra segue sendo assunto de domínio masculino, os valores que primam este novo modelo de combate eram precisamente opostos. A eficácia da guerra estratégica reside, a partir do Período dos Estados Combatentes (480 a 221 a.C.), no campo do feminino: a delicadeza, a flexibilidade, a não-ação, a obediência, a capacidade de lidar com a escassez de recursos, etc.

Na obra Wong Tai Sei King (Os Quatro Livros Clássicos do Imperador Amarelo), o legendário Wong Tai condena definitivamente a atitude masculina e legitima explicitamente a eficácia da nova eficácia feminina:

O excesso é atributo da conduta masculina; a moderação, do comportamento feminino. Os benefícios adquiridos por meio da conduta masculina não gera prosperidade; por outro lado, mesmo as perdas geradas pela atitude feminina se converterão em recompensas no futuro. Os êxitos alcançados ao persistir na conduta masculina são, na realidade, nada mais que acumulação de desastres. (...) Todos aqueles que preferem e se servem do comportamento masculino arriscam suas vidas. No caso de um grande homem, este declinará; no caso de um homem comum, este perecerá sem remédio. (...) Ele não poderá defender suas posições, nem vencer nenhum combate.

Ao atribuir à Fundadora Yim Ving Tsun, uma mulher, a elaboração da listagem de conteúdos que compõem o Sistema que leva o seu nome, preserva-se uma tradição registrada inicialmente por Sun Ji, cerca de 500 a.C., onde boa parte do pensamento estratégico chinês era sustentado sobre a intuição e o descobrimento da eficácia que se ocultava baixo a máscara da delicadeza e fragilidade apresentada pela atitude feminina.

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Autor: Geraldo Monnerat


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