A Matemática nos Anos Iniciais



Na educação infantil as crianças precisam compreender o que está sendo ensinado. Considerando que a aprendizagem é um processo de construção de idéias para entender cada vez melhor o mundo. Nesse processo a criança aprende a construir categorias de objetos, situações ou fenômenos; aprende a classificar os objetos conforme suas semelhanças e ordená-los em função de suas diferenças. Nessa faixa etária, ou seja, nos anos iniciais os conhecimentos adquiridos pelas crianças se interligam e constituem redes cada vez mais completas e organizadas que lhes permitam compreender novos e mais complexos conhecimentos. O importante no processo do ensino da matemática na educação infantil é oferecer as crianças oportunidades para que identifique relações numéricas e espaciais e as apliquem em situações cada vez mais elaboradas e complexas. Valorizar a aprendizagem conseguida pelas crianaças implica conseqüentemente considerar o avanço de suas possibilidades para aplicar procedimentos próprios na resolução bem sucedida dos problemas. As atividades propostas às crianças devem ajudar a mobilizar seu pensamento, e, por, motivação é fator fundamental. É importante incorporar jogos nas atividades de matemática, porque facilita e estabelece relações significativas entre as crianças, proporcionando o interesse e entusiasmo de realizar em esforço intelectual para encontrar a solução de um problema. Para a criança, a atividade deve apresentar uma certa dificuldade que obrigue a criança a desenvolver novos recursos e não somente a usar os conhecimentos prévios que lhe permitam a realizar a tarefa. Na verdade não deve ser muito fácil nem difícil, mas sim desafiadora e significativa.
Autor: Clélia Almeida


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