A Postura do Educador Infantil Frente ao Ensino da Matemática



O trabalho direto com as crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente, ou seja, cabe ao professora trabalhar com conteúdos de diversas natureza que abranjam desde os cuidados básicos essenciais até os conhecimentos específicos, provenientes em várias áreas de conhecimento. Este caráter polivalente da demanda se trata de uma formação bastante ampla do profissional que se torna um aprendiz, refletindo periodicamente sobre sua prática de maneira que envolva famílias e comunidades por meio do diálogo buscando informações adequadas para o trabalho que se desenvolverá. São meios essenciais para o questionamento da prática direta com as crianças, de maneira que inclua a observação, o registro, o planejamento e a avaliação. Nesse sentido, a matemática na educação infantil deve ser elaborada considerando que é a partir das vivências individuais do aluno que o professor pode e deve criar situações e propor atividades que permitam que cada um desenvolvam seu pontecial de aprendizagem.
Autor: Clélia Almeida


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