Precipitação Mensal, em Uberlândia-MG, no Período de 1981-2000



Jairo Augusto Nogueira Pinheiro

Meteorologia - UFPa

Resumo

Os atributos climáticos têm recebido especial atenção em estudos de áreas das ciências aplicadas, pois influenciam de forma direta e indireta o comportamento da vida na terra. Dentre as diversas variáveis climáticas encontra-se a precipitação pluviométrica que é uma das principais variáveis utilizadas em projetos urbanos, agrícolas e ambientais e devida sua importância, este atributo climático é objeto de diversos estudos científicos que visam caracterizar o seu comportamento.

O objetivo deste trabalho foi contribuir com o estudo sobre o comportamento da precipitação pluviométrica mensal na cidade de Uberlândia-MG.

Foram utilizados dados de precipitação mensal referente ao períodode 1981-2000.

Introdução

Uma das grandes preocupações da comunidade científica, na última década, diz respeito às alterações climáticas e suas conseqüências para a humanidade. A chuva é um dos elementos climáticos mais diretamente relacionados à produção agrícola, devido ao seu caráter aleatório, aumentando, em conseqüência, os riscos na programação das atividades do setor agrícola (MELO JUNIOR et al, 2006).

A precipitação pluviométrica tem grande importância na caracterização do clima de uma região, interferindo nas alternâncias de rendimento das culturas e na construção civil (VIEIRA et al., 1994; SILVA et al., 2003).

Segundo BOTELHO E MORAIS (1999), o conhecimento do comportamento das precipitações pode fornecer subsídio para determinar períodos críticos predominantes na região, tendo-se condições de fornecer informações que visem a reduzir as conseqüências causadas pelas flutuações de chuva e secas.

Este trabalho visou contribuir com o estudo sobre o comportamento da precipitação pluviométrica mensal na cidade de Uberlândia-MG.

Material e Métodos

Este estudo foi realizado a partir dos registros de precipitações pluviométricas mensais (mm) obtidas no Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Uberlândia .

A cidade de Uberlândia – MG encontra-se na latitude de 18° 55' 25''S, longitude de 48° 17' 19''W. Segundo a classificação internacional de Köppen, o clima da região é do tipo Aw, isto é, tropical quente úmido com inverno frio e seco.

A série de precipitação pluviométrica total mensal, utilizada no presente estudo, é proveniente de registros históricos correspondentes aos anos de 1981 a 2000, totalizando 20 anos. A Estação Climatológica de Uberlândia faz parte da rede de estações climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do 5º Distrito de Meteorologia (5º DISME), órgão ligado ao Ministério da Agricultura.

A cidade de Uberlândia localiza-se no Triângulo Mineiro, e conta com uma população estimada de aproximadamente 600.000 habitantes, constituindo-se em uma cidade pólo para a região.

Para melhor compreensão do comportamento da precipitação pluviométrica mensal elaboraram-se as tabelas de 2 a 13, obedecendo o intervalo de classe de 50 mm, agrupando-se as classes superiores a 200 mm. Esses intervalos foram fixados arbitrariamente.

Faça o download do artigo para continuar lendo.


Autor: Jairo Pinheiro


Artigos Relacionados


Salinidade Em áreas Irrigadas: Origem Do Problema, Conseqüências E Possíveis Soluções

Aspectos Da Irrigação Em Citros

TÉcnicas De Preditiva Na GeraÇÃo De Energia

Coleta Seletiva: InstalaÇÃo, Problemas E SoluÇÕes

Aquecimento Global

4g - Tecnologia Européia De Celulares

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica