A Cartomante



Ao receber este bilhete de Vilela, Camilo viu-se logo perante um drama. Sua mente confusa fervilhava em busca de uma explicação para aquela mensagem e não demorou a deduzir que seu romance com Rita havia sido descoberto. Esta idéia cada vez mais parecia-lhe verossímil. De imediato buscava motivos para a desconfiança do amigo. Onde teria vacilado? Deve ter sido a suspensão das constantes visitas que fazia àquela casa. Pensou.

Mesmo assustado, saiu ao encontro de Varela. Num misto de coragem e desespero, no caminho que o levaria à morte, devido a um obstáculo no trânsito, viu-se diante da casa da Cartomante a quem Rita visitava e de quem lhe falara. A visão desta casa travou dentro de Camilo uma luta entre suas convicções, cético que era, e o que precisava acreditar. Iria consultara Cartomante. ... "Nunca desejou tanto crer na lição das cartas"...

Inevitavelmente lembrou-se das palavras de sua mãe com os seus casos extraordinários e que afirmava que havia mistérios na vida. Pensou que não custaria nada tentar.

Entrou na casa da Cartomante titubeando entre curiosidade e dúvida. Durante a "consulta" mostrou confiança na mulher que o acalmara e fê-lo esquecer-se do perigo que o esperava. Camilo acreditou nas palavras daquela mulher e ficou deslumbrado com as boas novas. Ao sair, tudo parecia melhor,... "Chegou a rir dos seus receios"....Esquecendo-se até das evidências das cartas anônimas que havia recebido.

... "Desculpa, não pude vir mais cedo; que há?"... Foram as últimas palavras de um homem que preferiu trair suas convicções para acreditar na única esperança que se apresentou perante o perigo. Pedira socorro à cartomante. Após pronunciar estas palavras expeliu um grito de desespero e terror ao ver sua amada morta e abruptamente ser também assassinado por Vilela.

O desfecho trágico dado pelo autor é previsto desde o início do conto;embora Camilo demonstre,mesmo que momentaneamente, que aquele poderia ser um convite amigável, toda a trama prepara o leitor para o crime, através da evidência das cartas, da visão realista do autor e da época em que foiescrito o conto pois era um período machista onde a vingança de um marido traído era uma coisa esperada e até cobrada.


Autor: ELIENE SANTOS


Artigos Relacionados


Análise Livro Amor De Perdição - Camili Castelo Branco

Cartomantes

O Cego Do Cajú

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica

Após Alguns Anos De Casados...

Homenagem Ao Amigo

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras